A transmissão sem perdas (lossless) já está presenta nos principais serviços de streaming de música do mercado atualmente, com exceção do Spotify, que chegou a anunciar planos para implementá-la em 2022, mas não aplicou ainda. Entretanto, entre as plataformas que oferecem este benefício, nem sempre é possível acessá-lo dependendo do dispositivo e sistema operacional utilizado.

O que é preciso para obter a transmissão lossless no streaming?

Para que o áudio das faixas de um álbum no serviço de streaming seja sem perdas, ele deve adotar um formato sem perdas (exemplo: FLAC, ALAC, WAV) [1]. Isso significa que, teoricamente, a música deverá tocar de forma a representar a "intenção do artista e da gravadora" ao gravar o áudio, mixá-lo e masterizá-lo. Para se ter acesso à transmissão de arquivos de áudio sem perdas, a plataforma de streaming de música deverá:

  • Oferecer arquivos de música lossless (sem perdas), ou seja, deverá ter no mínimo 44.1kHz/16bit, que é a resolução encontrada em um CD, e adotar um formato compatível como, por exemplo, o FLAC ou o ALAC.
  • Ter conectividade bit perfect, que é a transmissão do arquivo de áudio, sem alterações/influências do sistema operacional do dispositivo responsável pela reprodução da música.
  • Possuir o "modo exclusivo" no aplicativo, que desabilita o áudio de todos os programas/apps que estão instalados no dispositivo, com exceção do app responsável pela reprodução de músicas do serviço de streaming utilizado. Tecnicamente falando, trata-se do driver de áudio "WASAPI exclusive mode", presente no Windows.

[1] Artigo "Saiba a diferença entre MP3, FLAC, Opus e AAC"

Quais plataformas entregam streaming sem perdas?

Serviços de streaming lossless (sem perdas) capazes de obter o bit perfect. Fonte: Vitor Valeri
Serviços de streaming lossless (sem perdas) capazes de obter o bit perfect. Fonte: Vitor Valeri

Confira quais são as plataformas de streaming de música que realmente transmitem arquivos de áudio "sem perdas" e em quais dispositivos elas permitem que isso ocorra.

Apple Music

Bit Perfect: Sim | Plataformas do app com transmissão lossless: iOS e iPadOS

Apple Music transmite músicas sem perdas em todas as plataformas ou não. Fonte: Oficina da Net
Apple Music transmite músicas sem perdas em todas as plataformas ou não. Fonte: Oficina da Net

Nos Macs, o Apple Music não fornece a transmissão sem perdas (lossless), pois a taxa de amostragem (sample rate) [2] não mudará caso a resolução do arquivo seja diferente. O problema pode ser resolvido em partes ao baixar este arquivo no GitHub. Trata-se de um software chamado LosslessSwitcher, indicado pelo site DarkoAudio, que realiza a mudança automática da taxa de amostragem a cada troca de faixa. Entretanto, no subreddit "AppleMusic", o usuário "pointthinker" relata que há ruídos ao utilizar esta solução e recomenda definir o "Audio MIDI" para 24 bits/176,4 kHz, pois segundo ele "é um múltiplo inteiro de 44,1 kHz e 88,2 kHz, para garantir 'upsampling' sem perdas para quase todas as músicas".

Ao ajustar o "Audio MIDI" do Mac para 24 bits/176,4 kHz, "toda a reprodução do Apple Music será ampliada para essa taxa", diz "pointthinker". Ele acrescenta que "O Apple Music para MacOS não possui um modo exclusivo, portanto, o formato de saída de áudio do macOS é definido pelo MacOS Audio Midi Setup".

O usuário "redsquale" pergunta no subreddit "AppleMusic" se é possível obter o bit perfect conectando um iPhone ao DAC Topping E30 II utilizando o "Adaptador de câmera Lightning para USB", que por sua vez está ligado via RCA a um amplificador qualquer. Segundo a resposta do usuário "LinkinPark9999" isso é possível, ou seja, o problema acima não ocorre no iOS (iPhone).

Os DAPs (Digital Audio Players) com Android como, por exemplo, o FiiO M11S e o FiiO M11 Plus [3], conseguem atualmente fazer a mudança automática da taxa de amostragem, assim como o "LosslessSwitcher", citado acima, mas ainda assim, não é possível obter o bit perfect. O motivo para isso é que não há um "modo exclusivo" neste caso e o volume do dispositivo fica habilitado mesmo ao ser conectado a um DAC de mesa, como eu fiz utilizando meu M11S e o meu Topping D70S.

Em janeiro de 2023, o Apple Music ganhou uma versão de visualização (preview) na Microsoft Store do Windows 11.

Em celulares Android não há bit perfect nas músicas acima de 48Khz. Se isso ocorrer, o arquivo sofrerá resampling (redimensionamento) [4] (exemplo: arquivos com taxa de amostragem de 96Khz irão ser convertidos para 44,1Khz ou 48Khz, dependendo do aparelho utilizado).

[2] Artigo "Diferença entre taxa de amostragem, resposta de frequência e alcance de frequência"

[3] Artigo "Melhores DAPs (Digital Audio Players) de 2023"

[4] Resampling (redimensionamento) no Android: O Android atualmente pode utilizar duas APIs (application programming interface) diferentes de áudio, a OpenSL ES e a AAudio. A API "Open Sound Library for Embedded Systems", comumente chamada de "OpenSL E", é mais antiga e é a responsável por limitar os aplicativos de streaming de música ao envio de arquivos com taxa de amostragem (sample rate) de 48Khz. Entretanto, ao utilizar a API AAudio, é possível transmitir arquivos de áudio tanto na USB, com cabo OTG (On-The-Go) quanto na saída P2 sem resampling (redimensionamento) para 48Khz.

Amazon Music

Bit Perfect: Sim | Plataformas do app com transmissão lossless: Windows (somente via DAC com streaming, popularmente chamado de "streamer")

Amazon Music transmite músicas sem perdas em todas as plataformas ou não. Fonte: Oficina da Net
Amazon Music transmite músicas sem perdas em todas as plataformas ou não. Fonte: Oficina da Net

A Amazon certamente tem receita o suficiente para investir em seu aplicativo de streaming. Entretanto, infelizmente o Amazon Music deixa muito a desejar em todas as plataformas onde está presente. No caso do aplicativo para desktop no Windows, é possível obter o bit perfect ao desabilitar a normalização de volume e ativar o modo exclusivo, mas há um problema que precisa ser resolvido pelos desenvolvedores ainda: a mudança de taxa de amostragem (o mesmo do Apple Music).

Felizmente, ao que parece, o problema de troca automática de taxa de amostragem pode ser contornado ao utilizar um "streamer" como, por exemplo, o Wiim mini, que foi citado pelo usuário "eddy166" no subreddit "AmazonMusic". Ele relata que ao utilizar o Wiim Pro, a taxa de amostragem passou a alterar correspondendo ao que o arquivo da música tem.

O Amazon Music no Android sofre resampling (redimensionamento) Android e não passa de 48Khz. Ocorre resample (exemplo: arquivos com taxa de amostragem de 192Khz irão ser convertidos para 48Khz).

O usuário "dweeeeb2" relata no subreddit "AmazonMusic" que o iOS (iPhone) não consegue alterar automaticamente a taxa de amostragem e diz que se sente frustrado.

Qobuz

Bit Perfect: Sim | Plataformas do app com transmissão lossless: Android (via UAPP), Windows, iOS, iPadOS, macOS (com LosslessSwitcher)

Qobuz transmite músicas sem perdas em todas as plataformas ou não. Fonte: Vitor Valeri
Qobuz transmite músicas sem perdas em todas as plataformas ou não. Fonte: Vitor Valeri

O Qobuz é o serviço de streaming com o melhor aplicativo para desktops com Windows do mercado, pois ele permite que o usuário escolha utilizar o "modo exclusivo" através dos drivers de áudio WASAPI e ASIO [5].

Em Macs também há problemas para se ter bit perfect devido a taxa de amostragem não mudar quando ocorre a mudança de faixas. Para resolver isso, é necessário utilizar o programa LosslessSwitcher.

Em dispositivos Android, o Qobuz é capaz de reproduzir sem perdas nativamente (utilizando o app do serviço). Isso foi relatado pelo usuário "ogerloaf", que fala sobre a mudança de cor de seu DAC Helm Bolt quando a música seguinte possui uma resolução diferente.

É possível também conseguir a transmissão lossless através do aplicativo USB Audio Player Pro (UAPP) [6]. É importante dizer que em DAPs (Digital Audio Player), ao plugar fones de ouvido cabeados diretamente neles, não há essa necessidade, pois há modificações no Android para não haver resampling ao utilizar o app Qobuz. Entretanto, ao conectar um DAC ou DAC/amp externo, o UAPP tem de ser utilizado para conseguir acessar de forma exclusiva o DAC.

O usuário "DirtyWookieScalp" relatou no subreddit "qobuz" há dois anos que o iOS (iPhone) é capaz de reproduzir com bit perfect as faixas. Anteriormente, por algum motivo, isso não ocorria, mas felizmente isso foi consertado.

[5] Artigo "Qual a diferença entre os drivers de áudio ASIO, WASAPI, WDM e MME?"

[6] Artigo "Tidal e Qobuz não entregam a qualidade máxima no Android? Resolva agora"

Tidal

Bit Perfect: Sim | Plataformas do app com transmissão lossless: Android, Windows, iOS, iPadOS, macOS (com LosslessSwitcher)

Tidal transmite músicas sem perdas em todas as plataformas ou não. Fonte: Oficina da Net
Tidal transmite músicas sem perdas em todas as plataformas ou não. Fonte: Oficina da Net

O Tidal é o único aplicativo de streaming de música sem perdas a oferecer o bit perfect em todas as principais plataformas, seja Windows, Android, iOS e iPadOS. Entretanto, no caso dos dispositivos Android, para obter o bit perfect, será necessário utilizar um DAC/amp portátil e, felizmente, você não precisará instalar o app USB Audio Player Pro (UAPP), pois o Tidal já é capaz de identificar o dispositivo de áudio externo conectado e ativar o "modo exclusivo". Para macOS, ainda será preciso instalar o programa LosslessSwitcher.

Deezer

Bit Perfect: Não | Plataformas do app com transmissão lossless: Não há

Deezer transmite músicas sem perdas em todas as plataformas ou não. Fonte: Oficina da Net
Deezer transmite músicas sem perdas em todas as plataformas ou não. Fonte: Oficina da Net

No fórum do serviço de streaming Deezer, o "deezercommunity", o usuário "BarefootDyl" perguntou se há planos para adicionar recursos para obter o bit perfect como, por exemplo, o suporte ao driver de áudio "ASIO" no aplicativo para Windows. Infelizmente não há previsão para que isso ocorra de acordo com "Johnathan Finotti", moderador do fórum, mas ele diz que a questão foi enviada para a equipe responsável.