Já faz mais de um ano que o Primephonic foi encerrado. Isso ocorreu após a Apple comprar o serviço de streaming de música clássica, fazendo com que as pessoas perdessem uma das melhores plataformas para se ouvir este gênero musical. Entretanto, felizmente há indícios de sua volta em um aplicativo da Apple dedicado à reprodução de música clássica.

Fundado no final de 2018 por Thomas Steffens, o Primephonic foi criado com o objetivo de complementar o que os serviços de streaming de música oferecem, mas com recursos de pesquisa voltados para a música clássica, contendo metadados codificados manualmente e pagamento de artistas com base no tempo transmitido ao invés de número de vezes que uma faixa é reproduzida.

Primephonic e Apple Music

Retorno do Primephonic com o nome Music Classical, quando irá acontecer. Fonte: thegadgetflow
Retorno do Primephonic com o nome Music Classical, quando irá acontecer. Fonte: thegadgetflow

É fato que a Apple Music já possui uma biblioteca enorme de músicas, inclusive foi anunciado neste ano que a plataforma de streaming chegou à marca de 100 milhões. Então qual seria o motivo da Apple comprar o Primephonic? De acordo com o site 9to5mac, é para aprimorar o sistema de pesquisa e indicação de músicas, algo que por incrível que pareça, muitos serviços de streaming têm tido um grande desafio ao tentar oferecer algo de qualidade para estilos de música menos populares.

Atualmente, o CEO da PrimePhonic, Thomas Steffens, trabalha no desenvolvimento de negócios do Apple Music. Em 2018, ano de fundação de sua plataforma de música clássica, ele chegou a dizer que "os serviços de streaming normalmente pagam 60% das receitas (líquidas) como royalties para as gravadoras, que por sua vez pagam uma porcentagem desses royalties para seus artistas, com base no número de vezes que uma faixa foi transmitida. Como a maioria das músicas pop dura 3 ou 4 minutos, esse mecanismo funciona muito bem, mas a faixa clássica média dura muito, muito mais. A 9ª sinfonia de Beethoven dura mais de uma hora, com cada movimento durando entre 10 e 25 minutos (dependendo da gravação). O resultado é que uma hora de música pop compensa significativamente mais do que uma hora de música clássica."

Ainda não se sabe se a Apple irá seguir essa mesma ideia de pagamento dos artistas e gravadoras. Entretanto, como Thomas está no Apple Music, acredita-se que ele esteja empenhado em manter as coisas como eram quando for lançado novamente o aplicativo dedicado à música clássica. Em 2021, a "maçã" chegou a emitir um comunicado dizendo:

O Apple Music planeja lançar um aplicativo de música clássica dedicado no próximo ano, combinando a interface de usuário clássica do Primephonic que os fãs adoram com mais recursos adicionais.

A Primephonic, na época em que foi adquirida pela Apple, chegou a revelar o seguinte:

Estamos trabalhando em uma nova e incrível experiência de música clássica da Apple para o início do próximo.

Se já estamos no final de 2022, quando o "Apple Classical" será lançado?

Em fevereiro de 2022, o site 9to5google revelou que a versão beta do Apple Music para Android continha em seu código o nome "Apple Classical".

<string name="open_in_apple_classical">Abrir no Apple Classical</string>

Naquele momento o período de acesso gratuito ao Apple Music para os assinantes do Primephonic estava chegando ao fim. Mas os sinais não pararam por aí, pois no final de setembro deste ano o site 9to5mac relatou que referências ao aplicativo Apple Classical foram encontradas na versão beta do iOS 15.5.

Há data de lançamento para o Apple Classical?

Infelizmente ainda não há uma data ou previsão para que o Apple Classical seja lançado. Embora tenhamos indícios sobre sua chegada e a Apple tenha dito que lançaria o serviço de streaming em 2022, trata-se de um projeto que pode ter seus planos alterados por algum motivo ao longo do desenvolvimento da nova plataforma. De qualquer forma, sabe-se que diversos ex-funcionários do Primephonic acabaram indo para a Apple após a compra da empresa e isso é um sinal de que poderemos ter a chance de "colocar as mãos" em um belo aplicativo focado no streaming de música clássica.