O Apple Music alcançou a marca de 100 milhões de músicas e deixou a concorrência comendo poeira. O feito foi revelado pela própria Apple em seu site, onde a empresa diz que está comemorando o quão longe chegou o fornecimento de músicas para seus usuários desde a época do iTunes, lançado há 21 anos atrás.

Desde o ano passado (2021), o Apple Music teve melhorias consideráveis e se tornou um serviço competitivo. Isso ocorreu quando o serviço de streaming ganhou a transmissão lossless (sem perdas) de músicas, recebeu suporte ao Dolby Atmos e teve implementado um novo recurso de "áudio 3D" chamado "Áudio Espacial". Mesmo com todas essas melhorias, a Apple decidiu não cobrar nada a mais pela assinatura do serviço de sua plataforma, tornando assim o aplicativo extremamente atrativo frente à concorrência.

Após o anúncio da Apple no dia 17 de maio de 2022, iniciou-se um grande movimento em busca de oferecer a transmissão de arquivos de música lossless (sem perdas) a um preço acessível. O primeiro serviço a fazer isso foi o Amazon Music Unlimited, que ganhou os benefícios do extinto Amazon Music HD e manteve o seu preço de assinatura. Em seguida, o Tidal anunciou em novembro de 2021 uma nova formatação de planos, criando o plano "Hi-Fi" e o plano "Hi-Fi Plus", onde o primeiro oferece músicas com qualidade de CD (16-bit/44,1Khz) e o segundo conta com faixas de 24 bits/352 kHz, diminuindo assim o valor mínimo cobrado por assinatura para R$ 16,90, o mesmo preço do Amazon Music e do Apple Music.

Apple Music deixa concorrência comendo poeira: 100 milhões de músicas

Serviço de streaming Apple Music atinge a marca de 100 milhões de músicas na plataforma e deixa concorrência comendo poeira. Fonte: Oficina da Net
Serviço de streaming Apple Music atinge a marca de 100 milhões de músicas na plataforma e deixa concorrência comendo poeira. Fonte: Oficina da Net

Após a corrida pela oferta de transmissão lossless (sem perdas) a preços competitivos, estava na hora de partir para outro fator que atrai os usuários dos serviços de streaming, a variedade de músicas. A Apple agora é o primeiro serviço de streaming a anunciar que atingiu a marca de 100 milhões de faixas, deixando a concorrência comendo poeira.

Atualmente, os serviços de streaming Deezer, Amazon Music Unlimited e Tidal possuem 90 milhões de músicas. Somente o Spotify e o Qobuz afirmam ter 80 milhões de faixas em sua biblioteca. Com isso, hoje o Apple Music é a única plataforma a atingir o patamar de 100 milhões.