Na busca por extrair da melhor forma o áudio reproduzido no Windows, muitos se perguntam qual dos drivers que há para o sistema operacional da Microsoft são mais interessantes. Enquanto o MME, WASAPI e WDM são drivers de áudio específicos do Windows, o ASIO é o único que transmite o áudio diretamente para o DAC (Digital to Analog Converter ou conversor de áudio digital para analógico) ou interface externos, sem que o sistema operacional interfira no processamento.

A título de curiosidade, enquanto o macOS possui apenas um driver de áudio, o Core Audio, o Windows conta com 3 drivers mais o ASIO. Neste artigo iremos explicar sobre como é o funcionamento e quais são as diferenças entre os drivers disponíveis para o sistema operacional da Microsoft.

Em quais programas/softwares é possível alterar os drivers de áudio utilizados no Windows?

Há diversos programas que permitem que se escolha qual driver de áudio será utilizado para o processamento do arquivo de música reproduzido. Por exemplo, os players de música AIMP, Album Player, foobar2000, JRiver, Hysolid e MusicBee possuem suporte ao WASAP e ao ASIO.

Nos serviços de streaming, o único aplicativo para desktop (PC Windows) que consegui selecionar um driver de áudio de maneira clara foi o Qobuz, onde foi possível utilizar o ASIO. Entretanto, o Tidal possui o "modo exclusivo" [1] que provavelmente utiliza o WASAPI.

[1] Tutorial sobre "Como ouvir músicas com o MÁXIMO de qualidade no Tidal"

Aplicativo para desktop Windows do Qobuz. Fonte: Vitor Valeri
Aplicativo para desktop Windows do Qobuz. Fonte: Vitor Valeri

Sobre os drivers de áudio do Windows

Confira abaixo como é o funcionamento de cada driver de áudio do Windows e do ASIO.

MME (Microsoft Multimedia Environment)

Lançado no dia 6 abril de 1992 junto com o Windows 3.1, o MME (Microsoft Multimedia Environment) foi o primeiro driver de áudio nativo lançado para o sistema operacional da Microsoft. Grande maioria das placas de som integradas funcionam através do driver MME. Além disso, a grande maioria dos programas de áudio para PC Windows suportam o MME.

WDM (Windows Driver Model)

Lançado em 1998 com o Windows 98, o Windows Driver Model (WDM) é uma plataforma para drivers de áudio se tornarem parte do Kernel do sistema operacional da Microsoft. Esse recurso é conhecido como streaming de kernel e é o padrão de áudio para a maioria dos aplicativos.

WASAPI (Windows Audio Session API)

A API Windows Audio Session, mais conhecida como WASAPI, é a mais recente tecnologia desenvolvida pela Microsoft para enviar o áudio diretamente para o DAC ou interface de áudio através do chamado "Modo Exclusivo". Através deste modo, outros aplicativos, que não o que está sendo utilizado para a reprodução de áudio, não terão acesso ao hardware que está sendo utilizado para o processamento do som durante a reprodução dos arquivos de música.

ASIO (Audio Stream Input/Output)

Criado pela empresa alemã de software Steinberg Media Technologies, o objetivo deste driver é fazer com que o sinal de áudio não passe por processamentos do Windows e se comunique diretamente com o DAC ou interface de áudio. Uma das vantagens disto, além de não haver a interferência do sistema operacional, é a diminuição da latência. A latência é o tempo de resposta entre o comando e a realização da tarefa, ou seja, no nosso caso será o tempo que demora para os dados do arquivo de áudio reproduzido serem enviados até o DAC ou interface de áudio.

O driver ASIO é disponibilizado pela própria fabricante do DAC ou interface de áudio. Ou seja, caso você queira utilizá-lo, basta acessar o site do desenvolvedor do produto adquirido e realizar o download. Para aqueles que não possuem um DAC ou interface de áudio compatível com o ASIO, a melhor alternativa é utilizar o ASIO4ALL.

ASIO Vs WASAPI Vs MME Vs WDM

Embora não haja problemas em utilizar um driver de áudio nativo do Windows (MME, WDM, WASAPI) para jogar, assistir a filmes/séries ou realizar chamadas de vídeo, por exemplo, a situação pode mudar quando se almeja a melhor reprodução ou gravação de áudio possível. É aí que entra o ASIO, pois ele irá fazer a comunicação de forma direta entre o programa de áudio e o DAC ou interface.

Entretanto, apesar do ASIO ser a melhor opção, o WASAPI ainda consegue oferecer uma boa performance com o seu "modo exclusivo". Além disso, ainda temos a alternativa de utilizar o ASIO4ALL, como foi mencionado acima.

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: