Caso você não saiba, normalmente, tudo que é reproduzido com uma taxa de amostragem (sample rate) acima de 48KHz no Android, é alterado pelo sistema operacional na saída USB para 48Khz. Ou seja, não importa se uma música em "Hi-res" (96kHz/24bit) [1] ou acima (192Khz/24 bit) está sendo reproduzida em serviços de streaming como Tidal ou Qobuz, celulares Android irão alterar a taxa de amostragem para 48Hz na saída USB na grande maioria das vezes. Embora tenhamos recomendado em nosso artigo [2] o uso de DACs (digital-to-analog-converter) USB para aproveitar a transmissão de músicas em formatos lossless, dependendo da situação será necessário mais um passo.

A solução para evitar que o sistema operacional (SO) Android faça o resampling (redimensionamento) da música "lossless" para 48Khz, é utilizar um software que faça com que a transmissão ocorra acessando um caminho de áudio chamado "direct". Ou seja, ao invés da saída de áudio do celular ser limitada a 44100Hz ou 48000Hz pelo sistema de áudio do Android, o programa fará com que essa regra seja ignorada e utilize todo o potencial do DAC externo.

[1] Artigo "O que é áudio Hi-Res".

[2] Artigo "Como aproveitar o streaming lossless no Tidal, Apple Music, Amazon Music e Deezer".

Porque o Android faz resampling dos arquivos de áudio para 48Khz?

O Android atualmente pode utilizar duas APIs (application programming interface) diferentes de áudio, a OpenSL ES e a AAudio. A API "Open Sound Library for Embedded Systems", comumente chamada de "OpenSL E", é mais antiga e é a responsável por limitar os aplicativos de streaming de música ao envio de arquivos com taxa de amostragem (sample rate) de 48Khz. Entretanto, ao utilizar a API AAudio, é possível transmitir arquivos de áudio tanto na USB, com cabo OTG (On-The-Go) [3], quanto na saída P2 sem resampling (redimensionamento) para 48Khz.

Segundo o leitor da Oficina Adrian Borges, ao utilizarmos um fone de ouvido na saída P2 (3,5mm) com a API AAudio, é possível transmitir arquivos de áudio de até 24 bits/192Khz no aplicativo Tidal, graças a capacidade do app Tidal de oferecer o modo exclusivo sem a necessidade de programas de terceiros. Entretanto, no caso da Qobuz, a versão para o Android do aplicativo ainda não é capaz de fazer o mesmo, necessitando de usar um aplicativo adicional.

No cenário de se conectar um DAC USB ao celular Android que já utiliza a API AAudio, será necessário utilizar um cabo OTG. Neste caso, pode ser possível reproduzir arquivos com resolução de, por exemplo, 32 bits/384Khz.

[3] Artigo "O que é cabo USB OTG? Porque utilizá-lo no streaming de música"

Como acessar a qualidade máxima de áudio dos arquivos de música no Android?

Um aplicativo chamado USB Audio Player PRO (UAPP) foi desenvolvido exatamente com o propósito de contornar o resampling feito pelo sistema de áudio do Android. Através de um driver de áudio USB criado especialmente para celulares com o sistema operacional mobile do Google, a reprodução e transmissão da música passarão a ser processadas diretamente pelo DAC USB ou DAC do celular (se ele for considerado "Hi-res" ou superior).

Segundo a eXtream Software Development, empresa responsável pelo UAPP, no caso da utilização de um DAC USB é necessário o uso de um cabo USB OTG. Este tipo de cabo permite que se tenha maior flexibilidade no gerenciamento da conexão, permitindo que aplicativos consigam transmitir uma resolução de arquivos de áudio maior.

Nota: A desenvolvedora do app alerta que pode haver casos em que um cabo OTG não funcione e uma simples troca por outro irá resolver o problema.

DAC/amp USB conectado a um cabo USB OTG ligado em um celular Android. Fonte: DarkoAudio
DAC/amp USB conectado a um cabo USB OTG ligado em um celular Android. Fonte (source): DarkoAudio

Alternativa ao UAPP: Hiby Music

Outra forma de acessar os serviços de streaming lossless é através do aplicativo Hiby Music. Em junho de 2021, sua desenvolvedora, a Hiby, anunciou que estava adicionando a capacidade de utilizar a biblioteca do Tidal dentro do app. Esta é uma alternativa gratuita para quem quer evitar o resampling do Android e atingir o "bit perfect" (conexão sem influências do sistema operacional do dispositivo responsável pela execução dos apps).

Utilizando o aplicativo UAPP para acessar a qualidade máxima de áudio no Android

Antes de iniciarmos o tutorial de como utilizar o UAPP no Android para extrair a qualidade máxima das músicas reproduzidas no Android, é importante repassarmos o que iremos precisar para realizar o procedimento.

Equipamentos e programas necessários:

  • USB Audio Player PRO (UAPP)
  • DAC/amp USB ("adaptadores USB para fones de ouvido")
  • Cabo USB OTG
  • Celular com sistema operacional (SO) Android

Primeiramente, baixe o aplicativo USB Audio Player PRO (UAPP) na Play Store (loja de apps do Android). Agora, siga o passo a passo abaixo para utilizar corretamente o UAPP.

Passo 01: Conecte o cabo USB OTG ao celular.

Passo 02: Conecte o DAC/amp USB ao cabo OTG.

Passo 03: Abra o UAPP.

Passo 04: Ao abrir o aplicativo, irá aparecer uma janela perguntando qual driver você deseja utilizar (o standard Android audio driver ou o HiRes direct driver, que foi desenvolvido pela eXtream Software Development).

Passo 05: Abra o Tidal ou Qobuz dentro do UAPP.

A desenvolvedora do UAPP possui uma lista de dispositivos verificados para o correto funcionamento do app. Claro que haverá mais aparelhos que funcionarão com o aplicativo, pois o mercado sempre tem novos lançamentos. Entretanto, é bom ter algo como referência, então confira abaixo.

Marca Modelo
Aquaris X Pro
Asus Zenfone Max Pro M1
Bphone B1114
BQ Aquaris X2
Cayin N6MK2
FiiO M11
FiiO M11 PRO
FiiO M15
FiiO X5viii
FiiO X7
FiiO X7ii
Fujitsu F-02H
Gigaset ME
Hiby R5
Hiby R6
Hiby R6 PRO
Honor 8 PRO
Honor 9
Honor 10
Honor Play
HTC 10
HTC One A9
Huawei Nova
Huawei P30
iBasso DX150
iBasso DX160
iBasso DX200
iBasso DX220
LeEco Max2
Lenovo Legion Pro
Lenovo P2
Lenovo Z2 Plus
Lenovo Z5 PRO
Letv X900
LG G2
LG G6
LG G7
LG G7 Fit
LG G7 One
LG G8
LG G8X
LG Q7+
LG Q9
LG Q9 One
LG Stylo 4 (Q7)
LG V10
LG V20
LG V30
LG V35
LG V40
LG V50
LG V60
Motorola E5
Motorola G5 Plus
Motorola G6
Motorola One
Motorola Z2 Play
Nokia 7 Plus
Nokia X7
Nokia 6
Nokia 8
Nokia 8.1
Nubia Red Magic 5G
Nubia Z11
OnePlus 3T and newer
Onkyo Granbeat
Onkyo DP-X1
Oppo A5
Oppo A92
Oppo Find X2 Lite
Oppo Find X2 PRO
Oppo Reno 5
Oppo Reno 10x
Pioneer XDP-100R
Pioneer XDP-300R
Realme 5 PRO
Realme 6 PRO
Realme X2 PRO
Realme X3 Super Zoom
Realme XT
Samsung A11
Samsung Note 8
Samsung Note 9
Samsung S6, S7, S8, S9, S10 and plus variants
Shanling M6 PRO
Shanling M8
Sharp Aquos R
Sharp Aquos SHV34
Sonim XP8800
Sony 1
Sony 1 II
Sony NW-A105
Sony X
Sony X Compact
Sony XA2
Sony XZ Premium
Sony XZ1
Sony XZ1 Compact
Sony XZ2
Sony XZ3
Sony Z5
Vivo Xplay6
Vivo X20 Plus
Vsmart Joy 3
Vsmart Live
Wiko WIM Lite
Xiaomi MI 4 to 10
Xiaomi MI A1/A2
Xiaomi MI CC9 PRO
Xiaomi MI Max 1/2
Xiaomi MI Note 3
Xiaomi MI PAD 4
Xiaomi MIX 1 to 3
Xiaomi Poco F2 PRO
Xiaomi Poco M3
Xiaomi Poco X2
Xiaomi Poco X3 NFC
Xiaomi Pocophone F1
Xiaomi RedMI K30 and PRO
Xiaomi RedMI Note 3 to 10
Xiaomi RedMI 4 to 8
Xiaomi RedMI S2
Xiaomi RedMI Y1
ZTE Axon 7
ZTE Axon 7 mini
ZTE Axon 10 PRO
ZTE Blade Max Z

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: