Nem todo cabo USB-C é OTG devido a forma como é feita a ligação dos fios internamente. A conexão na ponta onde serão recebidos os dados deverá seguir um padrão específico para ativar a função OTG (On-The-Go) no dispositivo mobile, seja ele um celular, tablet ou DAP (Digital Audio Player). Embora nem todo dispositivo conte com suporte à conexão OTG, hoje a grande maioria aceita esse tipo de transmissão de dados. Conheça todos os tipos de cabos USB.

Utilidades de um cabo OTG

O que é o USB OTG e quais são as suas utilidades na conexão de equipamentos. Fonte: innov8wholesale
O que é o USB OTG e quais são as suas utilidades na conexão de equipamentos. Fonte: innov8wholesale

Através de um cabo OTG, é possível conectar um celular, tablet ou DAP (Digital Audio Player) a um mouse, teclado e até mesmo a um HDD externo. Com isso você pode ampliar as capacidades de um dispositivo móvel com facilidade. Um exemplo disso é a substituição de um notebook por um DAP ao reproduzir músicas utilizando um DAC de mesa dedicado, onde o player só terá a função de rodar os aplicativos necessários para realizar a leitura das músicas e enviar os dados através do USB OTG.

USB Assíncrono e cabos OTG em sistemas de áudio digital

Funcionamento do USB assíncrono utilizando cabos USB OTG. Fonte: usbdacs
Funcionamento do USB assíncrono utilizando cabos USB OTG. Fonte: usbdacs

No caso de comunicação assíncrona via USB, será necessário utilizar a API USBRequest, algo que é comum na transmissão de áudio ao conectar DACs. O motivo para isso é que o DAC (Digital to Analog Converter ou Conversor Digital para Analógico) utiliza seu próprio clock [1] para regular a taxa de dados fornecida do dispositivo que está realizando a reprodução das músicas.

[1] Os clocks (relógios) de um DAC determinam o tempo exato do processo de conversão do sinal digital para analógica. Cada amostra do som gravado no arquivo digital precisa ser posicionada exatamente no tempo correto para recriar de forma fiel o sinal analógico, gerando assim um som "sem distorções" nesse quesito.

Sobre o USB OTG

Cabo OTG Lightning para USB-A ddHiFi MFi06F. Fonte: addictedtoaudio
Cabo OTG Lightning para USB-A "ddHiFi MFi06F". Fonte: addictedtoaudio

Utilizado pela primeira vez em 2001, a especificação USB OTG evoluiu com o tempo chegou à especificação 3.0 do Universal Serial Bus (USB). Basicamente, um cabo USB OTG faz com que os dispositivos interligados tenham as funções de "Energia" e "Host". Trata-se de um suplemento do USB criado para permitir uma conexão mais flexível entre dispositivos. Com isso é possível conectar através do USB OTG pen drives, câmeras, mouses teclados a celulares e tablets.

Um dos dispositivos ("OTG-A") fornecerá energia enquanto o outro irá consumi-la (OTB-B). Na configuração padrão, o aparelho A irá atuar como host USB e o B funcionará como periférico. O host é o responsável por alimentar o barramento USB e enumerar os dispositivos conectados. Entretanto, existem diversas APIs (application programming interface) de host USB em celulares e tablets Android. São elas:

  • UsbManager
  • UsbDevice
  • UsbInterface
  • UsbEndpoint
  • UsbDeviceConnection
  • UsbRequest
  • UsbConstants

Segundo o site de desenvolvedores do Android, para fazer com que haja comunicação entre dois dispositivos via USB é necessário utilizar a maior parte das APIs acima.