O que é cabo USB OTG? Porque utilizá-lo no streaming de música

Saiba agora o que é um cabo USB OTG e porque é interessante utilizá-lo em serviços de streaming de música como Tidal e Qobuz!

DAC/amp USB conectado a um cabo USB OTG ligado em um celular Android. Fonte (source): DarkoAudio
DAC/amp USB conectado a um cabo USB OTG ligado em um celular Android. Fonte (source): DarkoAudio

O cabo USB OTG (On-The-Go) é um suplemento do Universal Serial Bus (USB) criado para permitir uma conexão mais flexível entre dispositivos. Com isso é possível conectar, por exemplo, pen drives, câmeras, mouses teclados a celulares e tablets. Entretanto, embora a especificação USB OTG não seja muito utilizada devido à popularização de conexões sem fio como o Bluetooth, ela pode ser útil para conectarmos um DAC USB para obter uma qualidade melhor na reprodução de faixas em serviços de streaming de música como Tidal e Qobuz.

Utilizado pela primeira vez em 2001, a especificação USB OTG evoluiu com o tempo chegou a especificação 3.0 do Universal Serial Bus (USB). Basicamente, um cabo USB OTG faz com que os dispositivos interligados tenham as as funções de "Energia" e "Host".

Um dos dispositivos ("OTG-A") fornecerá energia enquanto o outro irá consumi-la (OTB-B). Na configuração padrão, o aparelho A irá atuar como host USB e o B funcionará como periférico. O host é o responsável por alimentar o barramento USB e enumerar os dispositivos conectados. Entretanto, existem diversas APIs (application programming interface) de host USB em celulares e tablets Android. São elas:

  • UsbManager
  • UsbDevice
  • UsbInterface
  • UsbEndpoint
  • UsbDeviceConnection
  • UsbRequest
  • UsbConstants

Segundo o site de desenvolvedores do Android, para fazer com que haja comunicação entre dois dispositivos via USB é necessário utilizar a maior parte das APIs acima. No caso de comunicação assíncrona via USB, será necessário utilizar a API USBRequest, algo que é comum na transmissão de áudio ao conectar DACs. O motivo para isso é que o DAC (Digital to Analog Converter ou Conversor Digital para Analógico) utiliza seu próprio clock para regular a taxa de dados fornecida do dispositivo que está realizando a reprodução das músicas.

Por que utilizar o USB OTG no streaming de música?

DAC USB DragonFly Cobalt conectado a um cabo USB OTG. Fonte: Technolobe (YouTube)
DAC USB DragonFly Cobalt conectado a um cabo USB OTG. Fonte: Technolobe (YouTube)

Segundo o site EDN, para obter uma conexão "direct-I/O", algo que temos no computador (PC), a especificação USB OTG é utilizada. Com isso, é possível ter maior flexibilidade na troca de dados entre um dispositivo e outro. Isso é utilizado para obter uma conexão direta entre aplicativos de streaming como Tidal e Qobuz para se obter o bit perfect (conexão sem influências do sistema operacional do dispositivo responsável pela execução dos apps).

No caso de celulares Android, devido a utilização da API (application programming interface) OpenSL ES, ocorre o resampling (redimensionamento) dos arquivos de áudio para uma taxa de amostragem (sample rate) de 48Khz. Consequentemente, em serviços de streaming de música com arquivos "Hi-res" (96kHz/24bit) não será possível reproduzir as faixas na resolução nativa.

A API "Open Sound Library for Embedded Systems", comumente chamada de "OpenSL E", é mais antiga e é a responsável por limitar os aplicativos de streaming de música, como já foi dito acima. Entretanto, felizmente, celulares Android mais recentes possuem também a API AAudio, que permite a transmissão de arquivos de áudio tanto na USB quanto na saída P2 sem resampling (redimensionamento) para 48Khz, contato que o DAC do aparelho suporte a reprodução de músicas com resolução maior (algo extremamente comum atualmente).

Para celulares Android mais antigos, que utilizam a "OpenSL E", conseguirem reprodução as músicas de serviços de streaming como Tidal e Qobuz, a melhor alternativa é utilizar um cabo USB OTG em conjunto com os aplicativos UAPP e Hiby Music (acesse nosso artigo para entender mais a fundo sobre). Pois com isso, será possível obter uma conexão direta do aplicativo com o DAC USB e ignorar a API OpenSL ES.

Aplicativo USB Audio Player PRO (UAPP) para Android. Fonte: extreamsd
Aplicativo USB Audio Player PRO (UAPP) para Android. Fonte: extreamsd

Especial: Série de artigos sobre Fones de Ouvido

Confira a série especial de artigos, em parceria com a Fones High End (Facebook, Instagram, Twitter), onde é mostrada uma nova perspectiva descomplicando tudo sobre fones de ouvido!

Como funciona?

O Som

Tecnologias

Como escolher?

Dicas

Tutoriais

Artigos

Reviews

A História

Entrevistas

Perguntas frequentes

O que é um cabo USB OTG?

O cabo USB OTG (On-The-Go) é um suplemento do Universal Serial Bus (USB) criado para permitir uma conexão mais flexível entre dispositivos.

Melhor notebook que já testamos!

Comentários
Minha foto
Insira um comentário