A Qualcomm aparentemente conseguiu resolver alguns dos maiores problemas dos fones de ouvido sem fio: a latência e o audio sem perdas (lossless). Durante o Snapdragon Summit, a empresa anunciou suas novas plataformas de som Qualcomm S7 Gen1 e S7 Pro Gen 1, que tem como destaque o uso de IA (inteligência artificial) e a nova tecnologia XPAN, que permite a utilização do Wi-Fi ao invés do Bluetooth para transmitir o áudio.

Snapdragon Sound ganha diversos recursos inovadores

Áudio lossless (sem perdas) e latência nos fones de ouvido sem fio foram problemas que a Qualcomm aparentemente resolveu. Fonte: Qualcomm
Áudio lossless (sem perdas) e latência nos fones de ouvido sem fio foram problemas que a Qualcomm aparentemente resolveu. Fonte: Qualcomm

Em 2023, a Qualcomm realizou um estudo entrevistando 7000 usuários de smartphones para descobrir o que as pessoas buscam ao comprar um equipamento de áudio. Com isso, descobriu-se que 73% dos consumidores "se certificam de que a qualidade de som dos dispositivos de áudio fique melhor a cada compra". Além disso, 69% disseram que a qualidade equivalente ao áudio sem perdas é um dos motivadores da compra.

O comportamento descrito acima já vinha sendo observado pela Qualcomm e é por isso que a companhia trabalhou para trazer melhorias no quesito "qualidade de áudio". O primeiro sinal disso foi o lançamento do novo codec de áudio Bluetooth aptX Lossless no final de 2021, que faz parte de um projeto maior chamado "Snapdragon Sound", onde se visa oferecer uma boa qualidade de som, um sinal estável, uma baixa latência, quando for requisitado, e uma boa eficiência energética. Agora, neste ano de 2023, a empresa deu um passo além para aprimorar a experiência do usuário neste sentido, apresentando a tecnologia XPAN (Expanded Personal Area Network Technology).

O que é a tecnologia XPAN da Qualcomm?

Segundo a Qualcomm, a tecnologia XPAN (Expanded Personal Area Network Technology) está presente na plataforma S7 Pro Gen 1 (Qualcomm QCC7226 + QCP7321) e é a primeira a oferecer suporte à conectividade Wi-Fi de micropotência, recurso que permite a transmissão de músicas sem perdas com uma taxa de amostragem (sample rate) de até 192 KHz).

De acordo com a companhia, o chip utiliza uma "solução Wi-Fi dedicada para fones de ouvido", permitindo um fluxo de bits (bitrate) suficiente para transmitir músicas lossless em 24-bits/192kHz [1], resolução utilizada por serviços de streaming como Tidal, Qobuz, Apple Music e Amazon Music. Além disso, a Qualcomm afirma que mesmo com a reprodução sem perdas com esta qualidade, os fones de ouvido ainda terão um consumo de energia baixo.

[1] Artigo sobre o que são arquivos de músicas sem perdas (lossless)

DSP de baixa latência e mais

De acordo com a Qualcomm, a plataforma S7 Gen1 conta a 4ª geração da tecnologia de ANC Adaptativo, que ao ser auxiliada com o DSP (Digital Signal Processing) [2] de baixa latência, resulta em uma latência baixíssima. Para colaborar com a responsividade da transmissão do sinal de áudio sem fio, houve um aprimoramento do uso de memória e compartilhamento de dados entre subsistemas.

[2] Artigo sobre o que é DSP (Digital Signal Processing)