Na abertura do Snapdragon Summit de 2023, a Qualcomm apresentou o Snapdragon X Elite, o primeiro processador da linha Snapdragon X, que promete ser o mais poderoso da empresa para laptops. Equipado com o novo núcleo de CPU chamado Oryon, o Snapdragon X Elite oferece alto desempenho para tarefas de computação convencional, inferência de IA e eficiência energética.

O que você precisa saber:

  • A Qualcomm revelou o processador Snapdragon X Elite, o primeiro da linha Snapdragon X, que promete alto desempenho para laptops.
  • O processador é equipado com o novo núcleo de CPU chamado Oryon, que foi desenvolvido pela Qualcomm e é baseado na arquitetura Arm de 64 bits e tecnologia de processo de 4nm.

Um pouco sobre a linha Snapdragon X

A Qualcomm é conhecida por seus chips e componentes para smartphones, mas sua atuação no mercado de laptops tem sido limitada até o momento. A linha Snapdragon X é a evolução do chip Snapdragon 8cx, que apareceu em alguns laptops nos últimos anos. No entanto, o desempenho do 8cx foi considerado insatisfatório em comparação com os processadores Intel Core e AMD Ryzen, e sua compatibilidade com software x86 também foi um problema.

O Oryon, por sua vez, é um novo núcleo de CPU desenvolvido pela Qualcomm e é fruto da aquisição da Nuvia, uma startup de silício para servidores fundada por ex-executivos da Apple. O Oryon é baseado na arquitetura Arm de 64 bits e tecnologia de processo de 4nm. Ele promete ser escalável para diferentes formatos de laptops e oferecer desempenho superior ao Snapdragon 8cx.

Desempenho e recursos do Oryon

O Oryon é um CPU de 12 núcleos com clock boost máximo de 3,8GHz. Ele também oferece um modo de aceleração que permite aumentar o clock de um ou dois núcleos para 4,3GHz, resultando em tempos de inicialização mais rápidos, melhor responsividade na navegação na web e uma interface de usuário mais ágil. Além disso, os núcleos do Oryon são os primeiros núcleos Arm capazes de atingir 4GHz.

Desempenho e recursos do Oryon
Desempenho e recursos do Snapdragon X Elite

Em termos de gráficos, o Oryon vem com a GPU Adreno, que oferece até 4,6 TFLOPs de desempenho e suporte para DirectX 12. A GPU também suporta multi-display, permitindo a conexão de até duas telas externas 5K ou três monitores UHD.

O Oryon também possui uma unidade de processamento neural (NPU) chamada Hexagon, que é dedicada ao processamento de dados de IA. A NPU possui um canal de energia dedicado e um acelerador tensor 2,5 vezes mais rápido do que as gerações anteriores. A Qualcomm afirma que a NPU do Oryon é capaz de lidar com modelos de linguagem com até 13 bilhões de parâmetros.

Conectividade e disponibilidade

O Snapdragon X Elite oferece suporte a Wi-Fi 7 e 5G, com velocidades de download de até 10Gbps. Ele também suporta memória LPDDR5x e SSDs NVMe de alta velocidade.

Os laptops equipados com o Snapdragon X Elite devem chegar ao mercado no meio de 2024, e a Qualcomm espera que seus parceiros mostrem seus designs no Snapdragon Summit deste ano.

Com o Snapdragon X Elite, a Qualcomm está buscando competir com os processadores Intel Meteor Lake e Apple M3, mas só o tempo dirá se ele será capaz de conquistar seu espaço no mercado de laptops.