Você já se perguntou como seus jogos e vídeos ficam tão bonitos no computador? A resposta está no DirectX! Ele é um conjunto de ferramentas especiais desenvolvidas pela Microsoft, como um tradutor que ajuda as peças do computador a se comunicarem com os códigos dos jogos. Assim, ele faz com que os jogos tenham gráficos incríveis e os sons sejam bem legais.

O que é DirectX?

Logo do DirectX
DirectX

O DirectX é uma biblioteca de APIs desenvolvida pela Microsoft que permite a comunicação entre hardware e software, especificamente para gráficos, áudio e entrada de jogos. O DirectX é dividido em várias partes, cada uma com uma função diferente. Veja só:

  1. DirectDraw: Imagine que os jogos de duas dimensões são como desenhos. O DirectDraw é como um "artista" que coloca esses desenhos no computador, para que você possa jogar.

  2. Direct3D: Já os jogos de três dimensões são mais realistas, parecem que estamos dentro do jogo! O Direct3D é como um "mágico" que transforma os personagens e cenários em imagens tridimensionais, tornando tudo mais empolgante.

  3. DirectSound: Agora, o DirectSound é o "maestro" do som! Ele cuida das músicas e dos efeitos sonoros dos jogos, deixando a experiência ainda mais emocionante.

  4. DirectInput: Imagine que você está jogando e aperta um botão no teclado, no mouse ou no controle. O DirectInput é como um "tradutor" que faz o computador entender o que você quer fazer no jogo.

  5. DirectPlay: Às vezes, queremos jogar com amigos online. O DirectPlay é como um "conector" que nos ajuda a nos conectar com outras pessoas e jogar juntos.

  6. DirectShow: Por fim, quando assistimos a vídeos no computador, o DirectShow é como um "mestre dos filmes" que mostra tudo de forma bonita e sincronizada.

DirectX Runtime

O DirectX Runtime, também conhecido como "Tempo de Execução do DirectX", é uma coleção de arquivos e bibliotecas essenciais necessários para que os aplicativos e jogos utilizem as funcionalidades do DirectX em um computador com sistema operacional Windows. Ele é uma parte fundamental do DirectX, que é uma tecnologia desenvolvida pela Microsoft para melhorar os gráficos, o áudio e a experiência geral de entretenimento nos computadores.

Quando você instala um jogo ou aplicativo que usa recursos do DirectX, é provável que ele solicite a instalação do DirectX Runtime, caso não esteja presente em seu computador. O Tempo de Execução do DirectX garante que o sistema tenha todas as bibliotecas e componentes necessários para funcionar corretamente com os recursos gráficos e de áudio fornecidos pelo DirectX.

Como instalar a versão mais recente do DirectX

Para verificar a versão mais recente, execute o DXDIAG, para isso abra a caixa de pesquisa do Windows e digite: dxdiag

dxdiag
dxdiag

Logo após, clique para abrir e pronto, o sistema já vai procurar de forma automática.

dxdiag procurando problemas e atualizações
dxdiag procurando problemas e atualizações

Por que é importante manter o DirectX atualizado?

Uma das principais razões para manter o DirectX atualizado é com a grande variedade de configurações em PCs, o DirectX garante que os jogos sejam executados de forma adequada e otimizada em cada máquina, oferecendo a melhor qualidade possível.