O Windows 10 não terá suporte ao Wi-Fi 7, segundo um novo documento publicado pela Intel. Josh Norem, do site ExtremeTech, relata que o usuário "chi11eddog" (@g01d3nm4ng0) compartilhou no "X" (antigo Twitter) uma captura de tela mostrando a ausência de um driver do Windows 10 certificado pela Microsoft para o Wi-Fi 7. Além disso, na mesma publicação é mencionado que a Qualcomm e a MediaTek não oferecem suporte ao Wi-Fi 7 para computadores com Windows 10.

Microsoft forçando o uso de Windows 11?

Microsoft forçando o uso de Windows 11?
Microsoft forçando o uso de Windows 11?

Não existe uma razão técnica para não ser oferecido o suporte ao Wi-Fi 7 em PCs com Windows 10. Acredita-se que isso seja parte dos esforços da Microsoft para motivar os usuários a migrar para o Windows 11. O mais novo sistema operacional da Microsoft foi lançado no final de 2021 e desde então a empresa vem lançando recursos exclusivos para tentar influenciar na decisão de instalação do Windows 11 em PCs com Windows 10.

Embora o Windows 11 tenha seus pontos positivos, para muitos, o Windows 10 ainda é mais confiável, além de não ficar devendo em diversos aspectos. Dependendo das aplicações que o administrador do Windows necessitar, não há realmente uma grande vantagem em sair do Windows 10 para o Windows 11. Isso nos leva a pensar a Microsoft pretende cada vez mais "fechar o cerco" para privar cada vez mais usuários de PCs com Windows 10 de novas funcionalidades ou suporte a mais recursos.

Há um porém

Não podemos esquecer que o Windows 10 não irá receber mais atualizações de segurança a partir de 14 de outubro de 2025. Isso significa que os computadores irão ficar mais vulneráveis a ataques a partir desta data. Considerando que o Wi-Fi 7 ainda está longe de ficar difundido e que o objetivo não é só oferecer uma performance melhor, mas também uma experiência segura, pode fazer sentido a decisão das empresas de não oferecer mais suporte do Wi-Fi 7 ao Windows 10.