O Windows é o sistema operacional para computadores mais usado no mundo, o que faz dele um grande alvo para versões piratas. Felizmente, o software da Microsoft tem uma ferramenta que permite verificar se a versão instalada é, de fato, original, algo importante para quem teve o PC montado por terceiros. Abaixo, vamos te mostrar como obter essa informação em poucos minutos.

Como descobrir se o Windows é original

Tempo necessário: 1 minutos

  1. No menu Iniciar, digite "Ativação" na área de pesquisa;

    Passo 1 de: Como descobrir se o Windows é original
  2. Clique na opção "Ver se o Windows está ativado";

    Passo 2 de: Como descobrir se o Windows é original
  3. Se o Windows for original, haverá a mensagem "Ativo" na aba "Estado de ativação". Caso contrário, o sistema mostrará "Vá para a loja" para que o usuário adquira uma licença digital pela Microsoft Store. 

    Passo 3 de: Como descobrir se o Windows é original

Por que usar o Windows original?

No site da Microsoft, qualquer pessoa pode baixar uma versão oficial do Windows 11, por exemplo, e instalar em sua máquina. No entanto, apesar dela ser oficial, essa versão não será considerada original, ou seja, não terá uma chave ativada e não poderá acionar o suporte da empresa.

Ainda assim, a maioria das atualizações críticas serão disponibilizadas, mas alguns updates exclusivos, que visam melhorar o desempenho e a segurança do computador, não serão entregues. Além disso, as personalizações do sistema também são bloqueadas nessa versão.

Portanto, usar o Windows original tem muitas vantagens, especialmente para quem deseja manter a segurança da máquina. Se você adquiriu um computador em lojas do varejo de confiança ou vendedores certificados pela Microsoft, não se preocupe, é bastante provável que a versão instalada seja original.