Instalar um bom programa antivírus em seu notebook ou PC Windows é essencial, especialmente nos dias de hoje. Os ataques cibernéticos estão se tornando cada vez mais frequentes com o avanço da Tecnologia. É muito importante ter certeza de que seus dispositivos estão protegidos, e a melhor forma é usar um dos melhores antivírus disponíveis no mercado.

Os antivírus gratuitos para Windows são bons, mas mesmo o melhor deles pode não ser tão eficaz quanto o programa na décima posição em nossa lista. Portanto, o custo se justifica, afinal, é a sua segurança em risco.

Também é importante ter em mente que hackers e desenvolvedores de vírus e malware estão sempre inventando novas maneiras de acessar seu PC e outros dispositivos que possam se conectar à Internet, incluindo seu smartphone e tablet.

Porque investir meu dinheiro em um antivírus pago?

Existem diversos motivos pelos quais pode ser vantajoso investir em um antivírus pago para proteger seu computador ou notebook. Abaixo estão alguns dos principais motivos:

  1. Proteção mais completa: Antivírus pagos costumam oferecer uma proteção mais abrangente do que as versões gratuitas. Eles incluem recursos como proteção em tempo real, firewall, detecção de phishing e outras ameaças de segurança, que podem ajudar a manter seu computador seguro contra uma variedade de ameaças.

  2. Atualizações frequentes: Os antivírus pagos geralmente oferecem atualizações mais frequentes do que as versões gratuitas. Isso significa que o software estará sempre atualizado com as últimas ameaças de segurança, garantindo que seu computador esteja protegido contra as ameaças mais recentes.

  3. Suporte técnico: Os antivírus pagos costumam oferecer suporte técnico para seus usuários. Isso pode ser útil se você tiver problemas com o software ou se precisar de ajuda para remover um vírus ou outra ameaça de segurança do seu computador.

  4. Mais recursos: Antivírus pagos geralmente têm mais recursos do que as versões gratuitas, incluindo varreduras agendadas, proteção de e-mail e backup de dados. Esses recursos podem ser especialmente úteis se você usa seu computador para trabalhar ou armazenar dados importantes.

  5. Maior eficácia: Em geral, antivírus pagos são mais eficazes na detecção e remoção de ameaças de segurança do que as versões gratuitas. Isso se deve em parte aos recursos adicionais e às atualizações mais frequentes que eles oferecem.

Os 10 melhores antivírus pagos de 2023

Sem mais delongas, vamos conhecer os melhores antivírus para que você possa escolher o seu.

Metodologia

Aqui na Oficina da Net, avaliamos anualmente os 10 principais antivírus pagos para Windows. As avaliações usadas para determinar o ranking foram realizadas pela AV-Test e AV-Comparatives, dois sites muito conhecidos pela sua especialidade em softwares de segurança digital.

Marcas participantes

Os testes foram realizados nas seguintes categorias:

  • Proteção em tempo real
  • Performance
  • Teste de falsos positivos
  • Proteção contra Malware
  • Teste AV -Test

Cada um dos resultados deste teste será separado por faixas de pontuação.

Teste 1: Proteção em tempo real

A proteção em tempo real é a capacidade do antivírus de estar sempre atento à todos os passos digitais do internauta e identificar uma ameaça antes mesmo de ela infectar o computador. Ou seja, o antivírus monitora todos os acessos realizados na máquina, o tempo todo.

Os resultados são baseados em 703 testes de tempo real, como acesso a URLs maliciosas, download de softwares, download de malwares. O teste é baseado no uso de um internauta comum.

Teste em Tempo Real
Proteção em Tempo Real - AV-Comparatives

Resultado da pontuação da proteção em tempo real

No quesito proteção em tempo real, destacam-se os antivírus Avast, Gdata e AVG, todos com 100.00% de proteção.

Teste 2: Performance

O teste de performance mede o impacto do software em relação ao desempenho do computador. Ou seja, o quanto o antivírus deixa o seu PC mais lento.

Teste 2: performance
Performance - AV-Comparatives

Os testes foram realizados em uma máquina com CPU Intel Core i7, 8 GB de RAM e unidade de sistema SSD. Consideramos esta configuração de máquina como "topo de linha". Os testes de desempenho foram feitos em um sistema Windows 10 64-Bit limpo (inglês) e, em seguida, com o software de segurança do consumidor instalado (com configurações padrão). Os testes foram feitos com uma conexão ativa com a Internet para permitir o impacto real dos serviços/recursos da nuvem.

As atividades de performance foram:

  • Cópia de arquivo
  • Arquivamento / desarquivamento
  • Instalação de aplicativos
  • Iniciando aplicativos
  • Fazendo download de arquivos
  • Navegando em sites
  • Conjunto de testes profissionais PC Mark 10

Este gráfico funciona de modo contrário ao que vimos anteriormente. Agora, quanto maiores são as barras, melhor para ser utilizado no PC, pois menos antivírus impacta na performance da máquina.

Resultado da pontuação de performance

Nos testes de performance, destacaram-se os antivírus Avira, Total AV, K7 eGdata, todos oferecendo mais de 99% de performance.

Teste 3: Alarme-falso

O teste de alarme falso consiste em duas partes: domínios bloqueados incorretamente (durante a navegação) e arquivos bloqueados incorretamente (durante o download / instalação).

Alarme-falso
Teste de alarme-falso - AV-Comparatives

É necessário testar ambos os cenários porque testar apenas um dos dois casos acima poderia penalizar produtos que se concentram principalmente em um tipo de método de proteção, filtragem de URL ou proteção de arquivos no acesso / comportamento / reputação.

Resultado da pontuação de Alarme-Falso

No teste de falso positivo, o grande destaque vai para as marcas Total AV e AV-TEST, com desempenho excelente. Merecem também ser mencionados os antivírus Gdata e K7, que tiveram um ótimo desempenho.

Teste 4: Detecção de Malware

Uma das pragas virtuais que mais causam dores de cabeça nos internautas na atualidade são os malwares. Essas pragas são pequenos fragmentos de um programa que foi projetada exclusivamente para causar danos na máquina. Essas pragas tem o intuito de roubar informações da máquina ou danificá-las.

Estão entre os malwares os vírus de computador, worms,cavalos de Tróia e spywares. No teste realizado pelo AV-Comparatives, podemos ver que a maioria dos antivírus pagos tem uma boa atuação quando se trata de detecção de malware.

No Teste de proteção contra malware, os arquivos maliciosos são executados no sistema.Enquanto no Teste de proteção do mundo real o vetor é a Web, no Teste de proteção contra malware, os vetores podem ser, por exemplo, unidades de rede, USB ou cobrir cenários em que o malware já está no disco.

O Teste de proteção contra malware avalia a capacidade de um antivírus de proteger um sistema contra infecções por arquivos maliciosos antes, durante ou após a execução. A metodologia usada para cada produto testado é a seguinte:Antes da execução, todas as amostras de teste são submetidas a verificações no acesso e sob demanda pelo programa de segurança, sendo cada uma delas feita offline e online.

Todas as amostras que não foram detectadas por nenhuma dessas verificações são executadas no sistema de teste, com acesso à internet ou nuvem disponível, para permitir, por exemplo, que recursos de detecção comportamental entrem em jogo.

Proteção contra Malware
Teste de proteção contra malware - AV-Comparatives

Resultado da pontuação de Proteção contra Malware

As marcas com excelente desempenho na proteção contra malware foram Avast e Gdata. Merecem sua atenção pelo ótimo desempenho as marcas Norton, Avira, BitDefender e Total AV.

AV-Test

O AV-TEST é uma organização independente que realiza testes de segurança de software, incluindo antivírus e soluções de segurança para dispositivos móveis e de rede. A organização foi fundada em 2004 e é baseada em Magdeburg, Alemanha.

O objetivo do AV-TEST é fornecer informações imparciais e confiáveis sobre a eficácia e desempenho de soluções de segurança de software, ajudando os usuários a tomar decisões informadas sobre qual software de segurança utilizar. A organização realiza testes regulares em vários tipos de software de segurança e publica os resultados em seu site para que os usuários possam comparar as diferentes soluções disponíveis no mercado.

Os testes do AV-TEST são conduzidos em ambientes controlados e avaliam a eficácia dos softwares em detectar e bloquear ameaças de malware, bem como o impacto no desempenho do sistema. Os resultados dos testes são amplamente reconhecidos como uma referência importante para a escolha de softwares de segurança confiáveis e eficazes.

Resultados do AV Test

Durante janeiro e fevereiro de 2023, o AV Test avaliou 18 produtos de segurança para usuários domésticos usando suas configurações padrão. Sempre foram utilizadas as versões mais atuais disponíveis publicamente de todos os produtos para o teste.

O foco foi em cenários de teste realistas, e o instituto desafiou os produtos contra ameaças do mundo real. Os produtos tiveram que demonstrar suas capacidades usando todos os componentes e camadas de proteção.

As marcas com melhores desempenhos no AV Test foram Kaspersky, Avira, Avast, BitDefender e Gdata, com nota máxima.

AV-Test Fevereiro 2023
AV-Test Fevereiro 2023

Conclusão: Qual melhor antivirus premium de 2023?

Levando em consideração todos os testes e quesitos, chegamos a tabela de pontuação dos antivírus testados pelo AV-Comparatives, AV Comparatives e AV Test.

Como você pode ver abaixo, nosso grande campeão é o Kaspersky, com uma média de 99,43%. O pódio é completado pelo Avira, com 99,4% e o Avast, com 99,38%

Antivírus Proteção RT Performance Proteção Malware Falso Positivo AV-TEST MÉDIA
Kaspersky 99,70% 98,50% 99,96% 99,00% 100,00% 99,43%
Avira 99,80% 99,20% 99,98% 98,00% 100,00% 99,40%
Avast 100,00% 98,90% 100,00% 98,00% 100,00% 99,38%
BitDefender 99,70% 98,40% 99,98% 98,00% 100,00% 99,22%
Total AV 99,20% 99,10% 99,97% 100,00% 97,20% 99,09%
AVG 100,00% 98,80% 100,00% 98,00% 97,20% 98,80%
McAfee 99,80% 97,50% 100,00% 97,00% 97,20% 98,30%
Gdata 100,00% 99,10% 100,00% 91,00% 100,00% 98,02%
K7 99,50% 99,40% 99,97% 91,00% 97,20% 97,41%
Norton 99,90% 98,70% 99,99% 73,00% 97,20% 93,76%

Pontuação Final: 10 melhores antivírus pagos

De acordo com os testes realizados pelo AV-Comparatives, os 10 melhores antivírus pagos de 2023 são:

  1. Kaspersky - 99.43%
    [Compre aqui R$ 24,90]
  2. Avira - 99.40%
    [Compre aqui R$ 47,99]
  3. Avast - 99.38%
  4. BitDefender - 99.22%
  5. Total AV - 99.09%
    [Compre aqui $19]
  6. AVG - 98.80%
  7. McAfee - 98.30%
    [Compre aqui R$ 129,90]
  8. Gdata - 98.02%
  9. K7 - 97.41%
    [Compre aqui $30]
  10. Norton - 93.76%
    [Compre aqui R$ 49,90]