O Oficina da Net é um site comprometido com dicas e tutoriais para a sua segurança digital. Anualmente fazemos listas de melhores anti-vírus e melhores anti-spywares. E para começar 2020 com toda a tranquilidade de que sua máquina está extremamente segura, nós apresentamos os 5 melhores anti-malwares gratuítos para Windows em 2020.

Resolvi colocar aqui 5, e não 10, primeiramente para facilitar sua escolha. Afinal, se você tem tendência a ficar indeciso, como eu fico muitas vezes diante de muitas opções, o ideal é facilitar seu trabalho. Para isso, primeiramente se filtra as melhores opções do mercado. Assim, é bem mais fácil escolher a melhor para você, pois certamente dentre as 5 opções oferecidas aqui, há uma que deve contemplar suas necessidades e ainda assim ser uma das melhores do mercado.

» Veja também: Ranking dos melhores antivírus pagos de 2020.

O que é malware?

O termo malware é abreviação de malicious software (software malicioso em português), e refere-se a absolutamente qualquer programa ou processo cujo objetivo seja criminoso.A primeira forma amplamente conhecida de malware foi o vírus, um programa que infecta outros programas com seu código, e se replica quando o programa infectado é executado.Muitos vírus antigos não tinham carga útil maliciosa;eles apenas serviram para mostrar as habilidades do programador.Como os vírus foram os primeiros, ainda usamos o nome antivírus para software que protege contra todos os tipos de malware.

Um vírus se espalha quando alguém inicia o programa infectado. A praga virtual se espalha sem precisar de ajuda para isso. Eles existem desde antes à internet, com o primeiro registro no ano de 1971. O infame Morris Worm, de 1988, tinha o objetivo de medir a extensão da internet que acabava de nascer. Entretanto, devido a um erro de codificação, ele travou milhares de servidores, e seu criador acabou respondendo criminalmente por ele.

Os codificadores de malware modernos existem pelo dinheiro, sendo os cavalos de Tróia os mais lucrativos.Esse tipo de malware parece ser um programa com alguma utilidade, mas a verdadeira função dele é roubar seus dados, coletando suas informações pessoais e financeiras e enviando ao seu criador. Além disso eles podem instalar programas adicionais para ganhar dinheiro por instalação, ou qualquer coisa que os codificadores possam pensar para ganhar dinheiro através do seu computador.

Os malwares ainda são uma ameaça em 2020?

Infelizmente, sim, meu caro amigo e amiga. Os malwares continuam sendo uma ameaça e uma preocupação para todos nós, mesmo com todos os avanços tecnológicos que vivemos nos dias atuais.

Não estamos falando apenas de vírus aqui, mas também de programas irritantes, como adware, que podem se incorporar ao seu navegador da web e adicionar barras de ferramentas, alterar sua página inicial ou fazer aparecer propagandas no seu navegador. Além de extremamente irritantes, essas porcarias digitais representam um sério risco à sua segurança online.

Por isso é fundamental ter um bom serviço anti-malware instalando na máquina, especialmente quando se trata do Windows. Isso porque o Windows, embora seja um excelente sistema operacional, possuí muitas brechas de segurança.

E mesmo que você tenha um bom antivírus instalado no seu PC, é uma boa ideia instalar software anti-malware para fins de segurança adicional, pois isso vai aumentar sua proteção contra uma gama mais diversificada de ameaças.

Se você quer descobrir qual o melhor anti-malware gratuíto na nossa opinião, te convido a seguir lendo este artigo, e se gostar de algum, disponibilizamos o link para baixá-lo na sua máquina agora mesmo.

Os 5 melhores anti-vírus para remover malwares do Windows em 2020

Lembrando que apresentaremos aqui programas antivírus que são excelêntes na detecção e remoção de malware.

1. Norton Antivírus

Uma das marcas mais reconhecidas no setor de antivírus, o Norton existe desde 1991. No primeiro semestre de 2007, o Norton detinha uma quota de mercado de 61% dos produtos antivírus, tornando-os o nome familiar em proteção de PC.

E até hoje a marca esta sempre no topo das melhores listas de antivírus. Atualmente, o Norton é uma das melhores opções que você tem na prevenção e remoção de malwares.

2. Kaspersky Lab

A Kaspersky Lab existe desde 1997, está presente em mais de 200 países. Atualmente é a terceira maior empresa de segurança digital do mundo, contando mais de 400 milhões de usuários.

A Kaspersky possui uma ampla gama de produtos, de segurança total a software de gerenciamento de senhas, e é sem dúvida o melhor software do mercado em ter. Os de conjunto, com sua incrível interface de usuário e algoritmos completos de detecção de vírus.

Em 2014, a empresa recebeu o "AVTest Best Performance Award" por seu impacto mínimo no desempenho do sistema em todos os testes de soluções para usuários domésticos.

O Kaspersky Security Cloud Free oferece proteção contra malware em grande escala, e até alguns recursos em nível de suíte. Ele sempre tem pontuações excelentes dos laboratórios independentes, e está frequentemente no topo da nossa lista de melhores antivírus.

3. Avira Antivirus Pro

A Avira também é um dos principais softwares na remoção de malware e vírus.O software de remoção de vírus da Avira protege sua privacidade e economiza tempo nas tarefas diárias. A empresa afirma que este software o protege em tempo real contra as quatro milhões de ameaças.

Uma das melhores coisas do programa de remoção de malware Avira é que ele emprega tecnologias em nuvem e inteligência artificial, e isso permite que o seu PC fique totalmente protegido contra todos os tipos de malware, Ransomware, Trojanou spyware, etc.

A verificação em nuvem em tempo real é a versão estendida da inteligência artificial, que fornece um aviso antecipado aos usuários antes de colocar os arquivos na nuvem.

4. Bitdefender Internet Security

O Bitdefender, nos últimos anos, tem sido um dos produtos antivírus mais conceituados, e por boas razões.Uma empresa relativamente nova, em comparação com outros antivírus, a Bitdefender se estabeleceu rapidamente como uma das marcas líderes com mais de meio bilhão de instalações / usuários ativos até o momento.

Existem 17 produtos para escolher.Você pode proteger seu PC, Mac e Android com o BitDefender.Com um desempenho consistente melhor do que a média da indústria, os produtos antivírus da Bitdefender cresceram e se tornaram uma das marcas mais respeitadas do setor.

5. Malwarebytes

O Malwarebytes é conhecidamente um dos programas mais utilizados na remoção de malwares. Seu produto chamado Junkware Removal Tool (JRT) varre e remove todos os vestígios de vírus e malware no seu sistema.

O JRT é um software de remoção de malware que possui uma combinação de verificação e remoção rápida.Normalmente, ele é capaz de desinfetar o computador e limpá-lo das pragas virtuais em poucos minutos.

Além disso, ele possui uma ferramenta de remoção de malware portátil, ou seja, você não precisa instalá-lo no seu computador. Basta executá-lo em um pendrive USB.É fácil e é executado em uma interface de linha de comando (CLI) flexível.