10 Maneiras de fazer sua webcam voltar a funcionar no Windows

Se ao fazer uma chamada de vídeo no Skype ou simplesmente querer tirar uma foto com a câmera de seu computador, você notar que ela não está funcionando, antes de pensar em trocar a câmera, você pode tentar alguma das nossas 10 soluções.

Por Windows 10 Pular para comentários

Alguns usuários de computadores com o Windows 10 estão enfrentando um problema nada agradável: A câmera integrada do dispositivo simplesmente para de funcionar, sem motivo aparente. Após as atualizações recentes do Windows 10, muitos drivers de hardware antigos não funcionam corretamente. Mas além do problema com drivers, sua webcam pode não funcionar por vários motivos. Aqui vamos abordar várias correções para fazer sua webcam voltar a funcionar.

Erros 0xA00F4244 e 0x200F4244

Ao tentar ligar a câmera, você poderá ver um código de erro, como 0xA00F4244 ou 0x200F4244, junto com a mensagem "Não encontramos sua câmera". Esta informação não ajuda muito, então você pode tentar algumas soluções, as quais descrevemos abaixo.

O Windows geralmente instala os drivers automaticamente quando detecta um novo hardware, mas se você atualizou recentemente para o Windows 10, há uma boa chance de precisar atualizar manualmente os drivers de hardware. 

Alguns aplicativos de loja do Windows 10 suportam apenas modelos de webcam mais recentes, portanto, se seu dispositivo é mais antigo, pode ser completamente incompatível. A maioria dos softwares, no entanto, ainda suporta câmeras antigas. 

Também vale a pena notar que o Windows 10 possui um recurso que desativa a webcam interna. Manter sua webcam desligada quando ela não está em uso é, na verdade, uma ótima ideia para proteger sua privacidade, mas pode causar problemas quando você precisa fazer uso da mesma.

1. Configurações do antivírus

O software antivírus pode, ocasionalmente, interferir nas webcam. Investigue as configurações do software para ver se o seu antivírus está impedindo que sua câmera seja iniciada, ou desative temporariamente o antivírus e tente utilizar sua webcam. Se conseguir com o antivírus desativado, então aí está a chave do problema. Veja como alterar as configurações do antivírus com o desenvolvedor do software.

2. Atalho de ativação da câmera 

Em muitos computadores e notebooks, a webcam pode ser ativada e desativada com uma simples combinação de teclas, e às vezes, o usuário acaba desativando sem querer sua câmera. Normalmente, essa combinação de teclas é pressionar ao mesmo tempo a tecla Fn (Canto inferior esquerdo, ao lado do Ctrl) e uma das teclas que formam uma linha na parte superior do teclado, acima da linha de números.

A combinação pode ser Fn + F6, Fn + F8, Fn + F10, Fn + F11, Fn + F12, etc. Procure no seu teclado qual das teclas F tem o desenho de uma câmera, e tente a combinação desta tecla com a tecla Fn para ver se a câmera volta a funcionar.

Se suas chaves de ativação sejam diferentes ou se você não conseguiu encontrar nenhum atalho deste tipo, procure no manual do seu dispositivo ou no site do fabricante. Você também pode pesquisar no Google qual o atalho de desativação da webcam para o seu modelo específico de notebook. Outra alternativa é entrar em contato com a fabricante do seu PC, como a Dell, HP, Sony, Acer, Positivo, etc, e perguntar ao suporte qual seria o atalho de teclas no seu dispositivo. 

Agora, se você possui uma webcam USB, confira se ela está conectada corretamente na entrada USB. Troque de entrada USB para assegurar-se de que não era aquela entrada USB em questão que está com problema.

Notebook da HP

Nos Notebook HP Pavilion, é comum relatos de que a webcam integrada ao dispositivo pare de funcionar. Para resolver esse problema, você pode ir ao site da HP e clicar em Atendimento ao cliente (na parte inferior da página) para entrar em contato com a HP. Mas se você quiser resolver o problema sozinho, desinstalando e reinstalando o driver da webcam, como explicamos melhor no tutorial abaixo.

3. Conecte a webcam em um computador diferente 

Se estiver usando uma câmera externa (USB), conecte-a a outro dispositivo para verificar se ela funciona. Se ela não funcionar também, então é porque o equipamento está com defeito, e não o seu Windows.

4. Atualize o driver da webcam

Desinstalar o driver da webcam do seu notebook ou computador, e fazer a reinstalação automática ao reiniciar, pode resolver os seus problemas.

1. Abra o "Gerenciador de Dispositivos" (Iniciar > clique com o botão direito em Computador ou Meu Computador > Gerenciar > Gerenciador de Dispositivos);

2. Clique na pequena seta à esquerda em "Câmeras";

3. Clique com o botão direito na sua webcam (HP Webcam se você tiver um PC HP) e selecione "Propriedades";

4. Na guia Driver, clique em Desinstalar;

5. Reinicie o computador quando solicitado;

6. Ao reiniciar o sistema, o driver será reinstalado e a webcam funcionará novamente.

5. Atualize os drivers manualmente

Se a reinstalação de drivers acima não resolveu o seu problema, você poderá atualizar os drivers manualmente. Para isso, você pode acessar o site do fabricante e pesquisar pelos drivers de webcam ou pode usar um software que pesquisa e atualiza todos os drivers do seu computador. Nós demos algumas dicas de softwares no artigo abaixo:

Os 7 melhores softwares para atualizar os drivers no Windows

6. Ativação da câmera no Windows

Outro contratempo que pode ter ocorrido é a desativação da sua webcam pelo próprio Windows. Siga as etapas abaixo para verificar se é esse o problema e como reativar sua webcam.

Ative sua webcam no Windows 10

Com os passos abaixo, você pode ativar/desativar a webcam integrada de notebooks ou mesmo de uma webcam USB conectada a um computador de mesa com o Windows 10. 

1. Abra o "Gerenciador de Dispositivos" (Iniciar > clique com o botão direito em Computador ou Meu Computador > Gerenciar > Gerenciador de Dispositivos);

2. Clique na pequena seta à esquerda em "Câmeras";

3. Clique com o botão direito na sua webcam e selecione "Propriedades";

IMPORTANTE: A categoria "Câmeras" não aparece ou a sua câmera não aparece dentro dela? Nesse caso, baixe o driver apropriado, como descrevemos na solução acima "Atualize os drivers manualmente"

Retorne a este tutorial quando os drivers apropriados já estiverem instalados. 

4. Retorne a esta página quando os drivers apropriados já estiverem instalados. Em seguida, repita os mesmos passos de 1.   

5. Se tudo correr bem, sua câmera estará aparecendo com seu nome comercial ou com um tipo genérico "dispositivo de vídeo USB".

IMPORTANTE: Talvez a mesma webcam seja exibida com nomes ligeiramente diferentes. Se isso acontecer com você, repita as etapas a seguir para cada uma que aparecer.

6. Dê um duplo clique no nome da câmera na lista "Gerenciador de Dispositivos" ou clique com o botão esquerdo sobre ela e selecione "Propriedades". Na janela de propriedades que é aberta, clique na guia Driver. Pressione o botão Habilitar.

  

IMPORTANTE: Caso essa opção não apareça, e sim "Desabilitar" esteja aparecendo, quer dizer que sua webcam já está habilitada no Windows, e essa solução não serve para você.

Ative sua webcam no Windows 8 ou 8.1

As etapas a seguir explicam como habilitar uma webcam ou câmera USB no Windows 8 ou 8.1, independente se for um notebook ou um PC de mesa.

1. Abra o "Gerenciador de Dispositivos" (Iniciar > clique com o botão direito em Computador ou Meu Computador > Gerenciar > Gerenciador de Dispositivos);

2. Clique na pequena seta à esquerda em "Dispositivos de Geração de Imagem";

IMPORTANTE: A categoria "Dispositivos de Geração de Imagem" não aparece ou a sua câmera não aparece dentro dela? Nesse caso, baixe o driver apropriado, como descrevemos na solução acima "Atualize os drivers manualmente".

Retorne a este tutorial quando os drivers apropriados já estiverem instalados. 

3. Clique com o botão direito na sua webcam e selecione "Propriedades", ou dê um duplo clique sobre sua webcam;

IMPORTANTE: Às vezes, há dois ou mais nomes diferentes da mesma webcam. Nesse caso, repita essas etapas para cada uma que aparecer.

Na janela de propriedades que é aberta, clique na guia Driver. Pressione o botão Habilitar.

IMPORTANTE: Caso essa opção não apareça, e sim "Desabilitar" esteja aparecendo, quer dizer que sua webcam já está habilitada no Windows, e essa solução não serve para você.

7. Revise as permissões de uso da webcam por softwares

Talvez sua webcam não esteja funcionando porque ela não tem permissão para acessar determinado aplicativo. Abaixo você pode verificar quais aplicativos tem ou não tem acesso a sua webcam no Windows 10:

Clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar no canto inferior esquerdo da tela e selecione Configurações > Privacidade > Câmera > Configurações de privacidade. Verifique se o acesso à câmera está ativado.

Após isso, desça a página e verifique se o acesso à câmera para o aplicativo que você deseja usar está ativado.

NOTA: Se você estiver usando uma webcam externa, ela pode estar listada em Controles de som, vídeo e jogos.

8. Atualização do Windows

Instale as atualizações, pois pode ser que a desatualização do seu Windows seja o que impede a webcam de funcionar corretamente.

Atualizar o Windows 8 e 8.1

1. Clique no botão direito, no menu Iniciar no Windows e escolha a opção "Painel de Controle".

2. Dentro do Painel de Controle, clique na categoria "Sistema e segurança".

3. Outra janela será aberta. Clique com o botão direito no "Windows Update" e depois clique em "Verificar Atualizações". Se aparecer uma atualização, basta clicar em "Instalar", aguardar o processo e reiniciar o computador. Após isso, verifique que sua webcam voltou a funcionar.

Atualizar o Windows 10

1. Clique no menu Iniciar do Windows e escolha Configurações > Atualização e segurança > Windows Update > Verificar se há atualizações. 

Se houver atualizações disponíveis, elas irão aparecer após a pesquisa. Basta você instalar para ver se resolve o problema da sua webcam que não funciona.

9. Arquivos danificados do Windows

Faça isso automaticamente usando a ferramenta SFC, do próprio Windows. Esse programa faz uma verificação do sistema e tenta consertar o que for necessário. Você quase não terá que intervir para resolver seus problemas.

10. Restauração do sistema

A ideia é voltar a um ponto de restauração antes da sua webcam começar a falhar. Esta solução é eficaz, especialmente quando a causa da falha é um software, driver ou atualização do Windows. Veja como fazer isso de acordo com o seu Windows:

Restauração do sistema no Windows 10

1. Clique com o botão direito do mouse sobre o menu Iniciar do Windows e selecione Configurações > Atualização e Segurança > Recuperação > Restaurar o PC e clique em "Começar Agora".

2. Se esta é a primeira vez que você faz uma restauração, basta pressionar "Próximo". Se não for a primeira vez, selecione "Escolher outro ponto de restauração" e clique em "Avançar". 

3. Normalmente, você vê uma lista de pontos de restauração disponíveis. Se aparecer, marque a caixa no canto inferior esquerdo "Mostrar mais pontos de restauração" para ver todos. Selecione o que você deseja clicando nele e confirme com "Próximo". 

NOTA: Se você pressionar o botão abaixo Detectar programas afetados, você verá uma lista do que será desinstalado ou alterado após retornar ao ponto escolhido.

4. Se tudo estiver certo, clique em "Concluir". Leia o aviso que aparece e confirme com "Sim". 

NOTA: Para escolher um ponto diferente, se não estiver correto, pressione o botão "Voltar".

5. Não desligue o PC até que o processo esteja concluído. Seu dispositivo pode reiniciar uma ou mais vezes. Uma mensagem irá notificá-lo quando você terminar e sair da área de trabalho do Windows.

Restauração do sistema no Windows 8 e 8.1

1. Na barra lateral, encontre o campo de pesquisa do Windows e digite recuperação.

2. Vários resultados aparecerão. Clique em "recuperação" (apenas isso, sem mais adições). 

Se ainda não funcionar

Se sua webcam ainda não funciona com nenhum aplicativo, ela pode estar com defeito. Se você ainda estiver no período de garantia do seu notebook (se estiver integrado) ou no período de garantia da webcam (se for um dispositivo externo), entre em contato com o fabricante e verifique se ele pode resolver o problema.

Compartilhe com seus amigos:
Priscilla Kinast
Priscilla Kinast Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica
FACEBOOK // INSTAGRAM: @priscillakinast // TWITTER: @prkinast
Quer conversar com o(a) Priscilla, comente:
Minha foto
    O que é mais importante em um smartphone?
    Bateria(26,69%)
    Câmera(14,34%)
    Performance(51,39%)
    Aparência(2,79%)
    Tela(4,78%)