O Windows 11 está perto de virar realidade. Já não é de hoje que os rumores sobre o novo sistema operacional da Microsoft surgem na internet, mas a partir desta terça-feira (15), tivemos uma melhor percepção do que podemos aguardar pela frente. Um vazamento revelou que a plataforma exibirá uma nova interface, com menu iniciar e barra de tarefas repaginados, novos ícones e uma nova loja de aplicativos.

Mas dentre tantas informações surgem também algumas perguntas. Afinal, o Windows 11 será gratuito? Ao que tudo indica, qualquer pessoa que tiver o Windows 10 rodando em sua máquina poderá migrar para o Windows 11 de forma gratuita. Segundo informações, até quem tiver as versões mais antigas, como o Windows 7 e 8.1, poderá fazer a atualização.

Windows 11 será gratuito

Uma das fontes que apostam na gratuidade do Windows 11 é o famoso fórum XDA Developers. De acordo com o que foi publicado, o Windows 11 precisa ser gratuito, já que aparentemente, a Microsoft está apenas desenvolvendo mudanças visuais no sistema, nenhuma mudança muito significativa em termos de funcionalidades quando comparado ao Windows 10.

Veja a nova barra de tarefas, explorador de arquivos e opção de configurar uma janela para um tamanho e local determinado. (Imagem: Reprodução / The Verge)
Veja a nova barra de tarefas, explorador de arquivos e opção de configurar uma janela para um tamanho e local determinado. (Imagem: Reprodução / The Verge)

Quem estiver rodando o Windows 7 e 8.1 poderá fazer a atualização sem maiores problemas. Quem ainda utiliza o Windows 8 terá primeiro que atualizar para o 8.1, para então conseguir realizar o upgrade para a versão mais recente - exatamente como já acontecia com o Windows 10.

Outro motivo que impulsiona a gratuidade do Windows 11 está nas motivações da Microsoft, que cada vez mais tem se orgulhado por alcançar 1,3 bilhão de computadores no mundo integrados com o Windows 10. Esse é um feito histórico, e pode ser ainda maior com a chegada do Windows 11. A empresa sabe que, caso escolha cobrar dos seus consumidores um valor para atualizar para a versão mais recente do sistema, dificilmente esse número será sequer alcançado.

Além disso, ela teria que criar uma nova base de clientes do zero, já que o Windows 10 tem prazo previsto de encerramento de seu suporte em 2025, conforme anunciado. O anúncio do Windows 11 é esperado para o dia 24 de junho.