Gravar a tela do PC era uma tarefa mais complicada há alguns anos atrás. As ferramentas que estavam disponíveis, geralmente, possuíam uma linguagem muito técnica, onde muitas vezes era necessário investir tempo para aprender a manuseá-las da forma correta.

Hoje, com o avanço da tecnologia e a popularização de ferramentas funcionais, gravar a tela do PC já não é mais um bicho de sete cabeças. Para alguns tipos de usuários, é possível utilizar até mesmo o recurso nativo do Windows 10, que apesar das suas limitações em comparação com ferramentas mais sofisticadas, atende boa parte das necessidades.

Se você costuma ou pretende gravar tutoriais que exijam a gravação da sua tela, assim como apresentações, gameplays e outros tipos de conteúdo que necessitam desta habilidade, neste artigo listamos cinco programas que podem lhe fazer alcançar um novo patamar durante as suas gravações. Na lista, há programas pagos e gratuitos, onde explicamos para que tipo de público cada um deles se aplica.

1 - OBS Studio

OBS Studio.
OBS Studio.

O OBS, programa também conhecido como Open Broadcaster Software, é com certeza uma das melhores ferramentas para gravar a tela do PC atualmente. Além de oferecer compatibilidade com vídeos HD, o OBS é totalmente gratuito e livre para qualquer tipo de usuário, sem limite de duração na gravação de vídeos e muito utilizado por youtubers streamers.

Apesar de sua gratuidade, o programa conta com recursos que o tornam extremamente completo, tornando a sua utilização para infinitas possibilidades. Mixer de áudio embutido, área personalizada para gravação, customização de teclas e recursos exclusivos para gravação e transmissão ao vivo, tornam o OBS uma das melhores ferramentas na atualidade.

  • Baixe o OBS Studio
  • Valor: Gratuito
  • Sistema operacional: Linux, Mac e Windows
  • Ideal para: Gravações de tela, lives e streamings profissionais em plataformas como Mixer, YouTube e Twitch

2 - AceThinker

AceThinker.
AceThinker.

O AceThinker é outra ferramenta totalmente gratuita que, diferente do OBS, permite gravar a tela do PC em um ambiente totalmente online. Ele se destaca por sua simplicidade de uso, onde o usuário poderá facilmente se acostumar com a interface geral do programa, assim como os comandos e opções que ele oferece.

Com ele você consegue facilmente fazer simples edições durante a gravação dos seus vídeos e, quando finalizar, poderá optar por exportar o arquivo nos formatos MP4, MOV e API como os mais utilizados, além de outras opções. O diferencial ao utilizar uma ferramenta que funciona com a internet é que é possível transferir os seus vídeos para qualquer plataforma online, como Dropbox, Google Drive ou o YouTube, sem precisar fazer o download para o computador.

  • Baixe o AceThinker
  • Valor: Gratuito
  • Sistema operacional: Mac e Windows
  • Ideal para: Gravações e edições de tela simples e rápidas

3 - ShareX

ShareX.
ShareX.

O ShareX é mais uma ferramenta gratuita que, assim como o OBS, funciona no formato open-source, isto é, um programa de código aberto. Ele é totalmente gratuito, não limita a duração das gravações e nem insere marcas d’água nas suas gravações. Se você gosta de produzir GIFs, saiba que o ShareX é perfeito para isso.

Vídeo incorporado do YouTube

Dentre as suas diversas vantagens, destacamos a integração com diversas plataformas online, além de um editor de imagens que permite customizar as suas capturas de tela e a possibilidade de agendar uma gravação para o momento que você preferir.

  • Baixe o ShareX
  • Valor: Gratuito
  • Sistema operacional: Linux e Windows
  • Ideal para: Gravações de telas simples, tutorial que não exijam muitas edições, criação de imagens GIF e principalmente usuários do Linux

4 - Apowersoft

Apowersoft Recorder.
Apowersoft Recorder.

Falando agora em ferramentas mais sofisticadas que possuem suporte e necessitam de um investimento financeiro, o Apowersoft se apresenta como uma opção completa para diversas situações. Além de ser um programa para gravar a tela do PC, ele conta com diversos recursos de edição e formatação e está disponível para Android, iOS, Mac e Windows.

Isso significa que você pode gravar a tela do seu PC e também do seu smartphone simultaneamente, assim como também os áudios do celular e do computador. Com ele você não precisa nem mesmo se preocupar com um programa de edição, já que é possível inserir até a sua webcam, se preferir.

Os seus recursos podem ser considerados profissionais, com gravações de vídeo em alta resolução, funções para alterar a duração da gravação, adicionar uma marca d’água personalizada, inserir anotações e integração com YouTube, Dropbox e Google Drive dentro do próprio programa. Além do pacote pago, ele possui uma versão limitada totalmente grátis.

  • Baixe o Apowersoft
  • Valor: R$ 99,00 no plano mensal e gratuito na versão de testes
  • Sistema operacional: Windows, Mac, Android e iOS
  • Ideal para: Tutoriais para PC e smartphones

5 - Screencast-O-Matic

Screencast-O-Matic
Screencast-O-Matic

O Screencast-O-Matic também é uma ferramenta paga e tem o funcionamento bem parecido com o AceThinker, onde é possível gravar a tela do PC e as imagens da sua webcam em um ambiente totalmente online.

O destaque para essa ferramenta está na sua simplicidade e principalmente para quem produz conteúdos de pouco tempo de duração. Se você está procurando um programa para gravar a tela do PC e depois postar no seu IGTV, por exemplo, o Screencast-O-Matic é a opção ideal.

Infelizmente ele não tem a opção de vídeos em HD. De acordo com o desenvolvedor, este não é o foco do programa, já que ele foi criado para criadores de conteúdo que querem produzir algo rápido, onde as pessoas estão mais preocupadas com o conteúdo, do que com a qualidade da imagem. Mesmo assim, não é preciso se preocupar, visto que os formatos 800x600 e 640x480 conquistam bons resultados.

As ações que o programa oferece inclui dar zoom, desenhar e inserir overlays diretamente nos arquivos de vídeo. O Screencast-O-Matic conta com uma versão gratuita e uma versão paga, que por sua vez, já possui a integração para YouTube, o que facilita o seu uso para diversos tipos de usuários.

  • Baixe o Screencast-O-Matic
  • Valor: Gratuito ou US$ 1.65 no plano mensal
  • Sistema operacional: Windows, Mac, Chromebook e iOS
  • Ideal para: Tutoriais rápidos e intuitivos que podem ser compartilhados n as redes sociais, com amigos, clientes e comunidades de seguidores