Você está querendo gravar a sua tela no Windows 10 porém não sabe como fazer? Não tem problema, neste tutorial iremos mostrar para vocês dois diferentes métodos de gravar a tela no seu Windows, ambos são extremamente simples e devem funcionar sem muita dificuldade.

Lembre-se de conferir nossos outros tutoriais, temos várias dicas para ajudá-los em tecnologia geral, tanto no seu PC quanto em seu smartphone.

Como gravar a tela no Windows 10

Como foi falado na introdução do tutorial irei mostrar dois métodos pra vocês: um diretamente no Windows mas que limita somente a gravação de programas e outro que utiliza um programa de terceiros na Microsoft Store e permite que você grave até o Desktop e o Windows Explorer, vamos lá.

Gravar tela pelo Windows (somente programas)

O primeiro método é feito diretamente pelo Windows 10 e está integrado há várias versões já. Para começarmos iremos segurar as teclas Windows + G para abrir a Game Bar, onde é possível começar a gravar.

Ao apertar as teclas Windows + G este L:ayout deve se abrir
Ao apertar as teclas Windows + G este L:ayout deve se abrir

Ao apertar as duas teclas um novo "Layout" irá se abrir e você pode iniciar a gravação de um programa ali mesmo. Para iniciar uma gravação basta apertar no botão redondo branco que fica no canto superior esquerdo da tela. Caso queira selecionar o que é gravado basta clicar no ícona da engrenagem na parte superior da tela e ir no menu Capturando. Os vídeos ficam salvos na pasta Vídeos/Capturas em seu Disco Local C.

Clique na engrenagem para abrir as configurações de captura
Clique na engrenagem para abrir as configurações de captura

Essa ferramenta é da Microsoft e vem integrada diretamente no Windows 10, infelizmente este tipo de gravação não permite gravar o Desktop e nem o Explorador de Arquivos, o que nos leva a segunda parte deste tutorial que utiliza outro programa para gravar qualquer coisa que estiver na tela e que também conta com um pouco mais de flexibilização em relação a qualidade e configuração de parametros de vídeo.

Gravar tela por completo

Como mencionado antes, infelizmente o Windows 10 não conta com um recurso nativo para a gravação de qualquer tela, e assim teremos que procurar outros programas para fazer este serviço. Há uma infinidade de opções para gravar a sua tela, um exemplo fica no OBS Studio que é usado por muitos streamers.

Porém o programa que iremos utilizar é encontrado na Microsoft Store e se chama Screen Recorder Pro. Ele não só é simples como faz exatamente o que queremos: gravar toda a tela (incluindo desktop e explorador de arquivos).

Baixe o Screen Recorder Pro na Microsoft Store
Baixe o Screen Recorder Pro na Microsoft Store

Depois que você baixá-lo na Microsoft Store e instalar é só iniciar o programa que nós iremos fazer uma simples configuração. Ao iniciar o programa pela primeira vez a caixinha Limit estará marcada, limitando o FPS do vídeo. Basta desmarca-lá e digitar o número 30 no campo ao lado.

Desmarque a caixinha e digite 30 ao lado
Desmarque a caixinha e digite "30" ao lado

Agora basta clicar no botão vermelho que o programa começará a gravar sua tela, os vídeos gravados ficam salvos na pasta Documentos/Captura em seu computador.

Ficou com alguma dúvida ainda? Não tem problema! Pode nos perguntar aí embaixo que iremos responder sempre que possível :)