O Apple Silicon M3 e o Snapdragon X Elite foram comparados recentemente nos resultados publicados do Geekbench 6. Caso não saiba, o Geekbench é um app de benchmarking capaz de lidar com a análise de CPUs x86 (Intel e AMD) e processadores ARM (Apple Silicon e Snapdragon). Note que há ainda a possibilidade de melhorias no desempenho dos chips da Apple e da Qualcomm com atualizações dos drivers e do SO.

Apple M3 Vs Snapdragon X Elite

Resultados no Geekbench mostram que Snapdragon X Elite se sobressai frente ao Apple M3. Fonte: Qualcomm
Resultados no Geekbench mostram que Snapdragon X Elite se sobressai frente ao Apple M3. Fonte: Qualcomm

De acordo com os resultados publicados no Geekbench, o Snapdragon X Elite venceu o Apple M3 no teste de multicore, mas perdeu no de single core. Além disso, O M3 Pro ficou lado a lado com o Snapdragon X Elite.

Ao analisar o modelo de menor frequência do Snapdragon X Elite, nota-se que seu pico com um núcleo é de 4 GHz e no multithread chega a 3,9 GHz. Seu desempenho foi um pouco pior no single core comparado ao Apple M3, que atingiu 4,05 GHz, gerando uma pontuação de 2.780 (Snapdragon X Elite) contra 3.163 (Apple M3) no Geekbench.

No teste de uso de múltiplos núcleos (multicore) de forma simultânea, o Snapdragon X Elite obteve 14 mil pontos no Geekbench enquanto o Apple M3 pontou somente 11.211 pontos. É importante lembrar que o M3 possui 8 núcleos (4 de desempenho, 4 de eficiência) enquanto o X Elite tem 12 núcleos.

Resultados do Apple M3 contra o Snapdragon X Elite no Geekbench 6. Fonte: windowscentral
Resultados do Apple M3 contra o Snapdragon X Elite no Geekbench 6. Fonte: windowscentral

Perceba que o Elite X é a primeira geração de chips com o novo processador Oryon enquanto o M3 representa a terceira geração de processadores ARM da Apple. Entretanto, o concorrente direto da Qualcomm não é a Apple, mas sim a Intel e a AMD, pois há a questão do sistema operacional que os notebooks irão utilizar, que é o Windows.