A IA (inteligência artificial) está chegando com força aos fones de ouvido sem fio graças a Qualcomm e sua nova plataforma de áudio S7 Gen1. Na 4ª geração da tecnologia de cancelamento de ruído ativo (ANC) desenvolvida pela empresa, foi utilizado uma IA avançada auxiliada por uma nova arquitetura com núcleos dedicados para áudio, trazendo diversos recursos.

ANC da Qualcomm ganha diversos recursos interessantes

Qualcomm S7 Gen1 com a 4ª geração da tecnologia de ANC da Qualcomm permitirá o uso do cancelamento de ruído ativo e do modo transparência ao mesmo tempo graças a IA (inteligência artificial). Fonte: Qualcomm
Qualcomm S7 Gen1 com a 4ª geração da tecnologia de ANC da Qualcomm permitirá o uso do cancelamento de ruído ativo e do modo transparência ao mesmo tempo graças a IA (inteligência artificial). Fonte: Qualcomm

A Qualcomm realizou em 2023 uma pesquisa para descobrir o que as pessoas buscam ao comprar um equipamento de áudio, onde foi feito uma entrevista com 7 mil usuários de celulares. Dentre os resultados obtidos, a empresa diz que mais de 2/3 do público entrevistado trabalha em espaços públicos como, por exemplo, cafeterias, áreas comuns à outras atividades na casa ou espaços de trabalho compartilhado (coworking). Além disso, 68% das pessoas falaram que tem o intuito de utilizar seus fones de ouvido sem fio para tudo, incluindo jogar, fazer chamadas e ouvir música.

O comportamento descrito acima já vinha sendo observado pela Qualcomm e é por isso que a companhia trabalhou para trazer melhorias para suas tecnologias que envolvem o cancelamento de ruído ativo. Na quarta geração do ANC da Qualcomm, foi implementado uma nova arquitetura nos chips S7 Gen1, que contam com núcleos dedicados para a realização de tarefas como, por exemplo, a compensação de perda auditiva, o funcionamento geral do ANC, a utilização do modo "transparência" e o gerenciamento do cancelamento de ruído ativo.

Inteligência artificial e DSP no cancelamento de ruído ativo (ANC)

Através de uma IA de um chip NPU (neural processing unit ou unidade de processamento neural), especializado na aceleração de algoritmos de aprendizado de máquina (machine learning), a Qualcomm diz ter obtido um DSP (Digital Signal Processing) de baixa latência totalmente programável, permitindo um cancelamento de ruído ativo poderoso, além de trazer um sistema de compensação de perda auditiva e um modo transparência mais inteligente. A empresa diz:

Ao usar a aprendizagem de máquina (machine learning) de IA (inteligência artificial) no dispositivo, o ANC (cancelamento de ruído ativo) pode fazer uma transição praticamente perfeita e inteligente entre os modos ‘ANC’ e ‘transparência’ com base no ambiente de forma imediata.

A Qualcomm diz que sua nova geração da tecnologia de ANC permite que haja uma latência e um consumo de energia mais baixos. Isso significa uma maior durabilidade da bateria dos fones de ouvido sem fio, além de uma responsividade melhor ao bloqueio dos sons do ambiente onde a pessoa está. Ao mesmo tempo, o modo transparência também se beneficiará, pois o chip NPU irá utilizar seus núcleos dedicados ao DSP e um hub para o gerenciamento dos sensores e microfones.

A companhia ainda complementa dizendo que o Qualcomm S7 Gen1 ainda proporciona um cancelamento de ruído ativo "que se adapta de forma automática e dinâmica para fornecer um desempenho forte do ANC com base em diferentes variáveis, incluindo variações no ajuste, se o fone de ouvido fica solto no ouvido conforme você se move ou se o ruído muda repentinamente no ambiente. O modo de transparência é compatível com situações em que você precisa permitir a entrada de sons do mundo externo, e o ANC fará a transição automática e contínua entre os modos."

Confira abaixo o vídeo promocional da nova plataforma de áudio Qualcomm S7 Gen1