A MediaTek finalmente apresentou seu contra-ataque ao Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm, o Dimensity 9300. O novo chipset traz aprimoramentos consideráveis para IA, gráficos e fotografia, além de uma CPU que apresenta uma nova configuração de núcleos. Em comparação com a geração anterior, oDimensity 9200, o novo lançamento da Mediatek obteve um aumento de desempenho de oito vezes em tarefas especificas de IA generativa.

Dimensity 9300 chega para rivalizar com o Snapdragon 8 Gen 3

Mediatek lança Dimensity 9300 para competir com o Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm.
Mediatek lança Dimensity 9300 para competir com o Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm.

Ao contrário do Tensor G3 do Google e do Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm, o Dimensity 9300 não conta com núcleos da série ARM Cortex-A5XX, que são focados em baixo desempenho e alta eficiência energética. Ao invés disso, o chipset da Mediatek utiliza o A720 em um estado de baixo consumo de energia.

Finbar Moynihan, da MediaTek, diz que utilizar um núcleo mais poderoso pode ser mais eficiente energeticamente, pois ele executa rapidamente a tarefa e depois é desligado. De acordo com os testes da empresa, houve uma redução de 10 a 15 por cento no consumo de energia comparado ao Dimensity 9200.

No Dimensity 9300 temos uma abordagem de CPU em 3 camadas, sendo um núcleo Cortex-X4 com frequência maior (até 3,25 GHz) e três núcleos funcionando em 2,85 GHz. Segundo a fabricante do chipset, não há diferença entre estes núcleos em termos de cache. Já os quatro Cortex-A720 apresentam um clock máximo de 2 GHz. Para efeito de comparação, o Snapdragon 8 Gen 3 possui núcleos A720 com clock de até 3,2 GHz.

O Dimensity 9300 obteve um aumento de 29% no tamanho do cache da CPU, além de oferecer um desempenho 15% maior e um consumo de energia 33% menor comparado ao Dimensity 9200. Outro ponto interessante a se levantar é o pico de desempenho 40% maior na configuração da CPU comparado ao modelo do ano passado.

Melhorias de desempenho e performance comparando os chipsets Dimensity 9300 (azul) e Dimensity 9200 (cinza).
Melhorias de desempenho e performance comparando os chipsets Dimensity 9300 (azul) e Dimensity 9200 (cinza).

Você já deve ter percebido que todos os anúncios dos novos chipsets topo de linha em 2023 focaram em recursos voltados para IA (inteligência artificial). A Mediatek também investiu nesta área e trouxe uma APU 790, que possui o dobro das capacidades uma redução de 45% no consumo de energia. Seu poder de processamento para tarefas de aprendizado de maquinha (machine learning) está consideravelmente maior.

Em comparação do com Dimensity 9200, o novo chipset da Mediatek obteve um aumento de desempenho de oito vezes em tarefas especificas de IA generativa. Em termos de aplicações, o API 790 consegue executar um LLM de 7 bilhões de parâmetros a 20 tokens por segundo. Já a Qualcomm afirma que o Snapdragon 8 Gen 3 consegue rodar um LLM de 10 bilhões de parâmetros a 15 tokens por segundo.

Considerando as melhorias na arquitetura do chipset com a litografia, a Mediatek afirma que o Dimensity 9300 obteve uma melhoria de 23% no desempenho máximo em comparação com o Dimensity 9200, além de uma melhoria de até 46% no ray tracing em jogos.

Com relação ao processamento de imagens para fotografia, a MediaTek mantem o ISP Imagiq 990 acoplado à APU, suportando até 16 camadas de segmentação de objetos, mesmo durante uma gravação de vídeo. Além disso, há o suporte para captura HDR sempre ativo em 4K, um bokeh e um efeito de profundidade gerado via software.

Outras novidades do Dimensity incluiem um novo chip de inicialização segura, um ambiente de computação isolado e a Memory Tagging Extension do Armv9. Em termos de conexão, haverá suporte para o Wi-Fi 7 e 5G sub-6 GHz em downlink de até 7 Gbps.

Lançamento e disponibilidade

Acredita-se que o Dimensity 9300 estará presente nos próximos lançamentos de smartphones chineses que serão anunciados no final desse ano e ao longo de 2024.