Snapdragon X é o novo nome dos processadores da Qualcomm para PCs. A desenvolvedora de chipsets para celulares revelou no início desta semana que não irá mais utilizar a nomenclatura 8cx em futuros lançamentos de processadores para notebooks. Além disso, foi dito que os novos chips Snapdragon X contarão com um logo diferente do que vemos nos Snapdragon 8, 7 e 6, que são utilizados em celulares e tablets.

Qualcomm lança novos processadores Snapdragon X

Nova linha de processadores Snapdragon X, desenvolvidos para PCs, é revelada pela Qualcomm. Fonte: Qualcomm
Nova linha de processadores Snapdragon X, desenvolvidos para PCs, é revelada pela Qualcomm. Fonte: Qualcomm

Segundo a Qualcomm, o nome Snapdragon X irá ajudar o público a entender os chips como sendo específicos para computadores e desvincular a ideia de semelhança com os processadores feitos para smartphones e tablets. A empresa explica sobre seu novo lançamento dizendo:

As plataformas da série Snapdragon X baseiam-se em nossos anos de experiência em engenharia de arquiteturas de computação heterogêneas em unidade de processamento central (CPU), unidade de processamento gráfico (GPU) e NPU. Agora, aproveitando nossa CPU Qualcomm Oryon personalizada de próxima geração, um salto quântico em desempenho e eficiência de energia irá ancorar o Snapdragon X e - quando combinado com nosso NPU - proporcionará experiências de usuário aceleradas no dispositivo para a nova era de IA generativa.

No final do ano passado, a CPU Oryon foi revelada pela primeira e na época foi dito que ela seria "integrada a um amplo portfólio de produtos Snapdragon, começando com PCs e posteriormente incluindo smartphones, cockpits digitais, sistemas avançados de assistência ao motorista, realidade estendida e soluções de rede de infraestrutura".

O novo logo dos chips Snapdragon X terá "a icônica bola de fogo do Snapdragon com um toque diferente - ousado, vibrante, limpo, distinto", segundo a Qualcomm. Confira abaixo um vídeo promocional deste novo lançamento.

Lançamento e disponibilidade

Ainda não foi revelado pela Qualcomm quando os novos chips Snapdragon X estarão presentes em algum dispositivo no mercado. Entretanto, a empresa disse que irá revelar mais detalhes durante seu evento anual, que acontecerá entre os dias 24 e 15 de outubro em Maui, no Havaí.