O Windows 12 teve alguns de seus recursos revelados durante o Snapdragon Summit, evento da Qualcomm. Durante a apresentação, foi revelado o novo Snapdragon X Elite, chipset desenvolvido para PCs que competirá com os Apple Silicon. Para desenvolvê-lo, a Qualcomm diz que contou com a ajuda da Microsoft, que possibilitou a otimização do hardware para rodar a próxima versão do Windows.

Windows 12 terá integração de IA com reconhecimento de contexto

Recursos do Windows 12 revelados durante o Snapdragon Summit da Qualcomm. Fonte: Oficina da Net
Recursos do Windows 12 revelados durante o Snapdragon Summit da Qualcomm. Fonte: Oficina da Net

Embora Satya Nadella, CEO da Microsoft, não tenha mencionado especificamente o "Windows 12", houve diversos momentos em que foram exibidos recursos que estão em desenvolvimento para a próxima geração do sistema operacional. O primeiro deles foi o reconhecimento de contexto através da IA (inteligência artificial). Segundo Satya, a integração da IA generativa ao Windows transformará a experiência que os usuários têm com os computadores.

A geração AI tem potencial para ser tão grande quanto a revolução móvel, a revolução da nuvem, a web e o PC, essa classe. Acho que fundamentalmente se você pensar sobre qual sempre foi o sonho da computação, você pode tornar as interfaces muito mais humanas- amigável, muito mais natural? Você pode aumentar a capacidade humana com a computação? Tudo começa com a linguagem, mas está rapidamente indo além disso. Isso mudará fundamentalmente o que é um sistema operacional, a aparência de uma interface do usuário, como ocorre a interação do aplicativo. Portanto, a mudança da interface do usuário é sempre grande, e esta é uma grande mudança na interface do usuário.

Muitos recursos e aplicativos de IA utilizarão computação híbrida

Durante a apresentação do evento da Qualcomm, Satya disse sobre mudar a forma como raciocinamos para utilizar o computador. Ao utilizar algo como o Copilot, um assistente alimentado por IA, é possível unir recursos, aplicativos e arquivos locais com o processamento na nuvem para criar novos comandos e conteúdo, criado assim uma interface de usuário (UI) mais natural.

A outra é que agora temos um novo mecanismo de raciocínio. Sempre que você usa algo como o Github Copilot, é uma coisa completamente nova: ter um assistente sobre o qual você pode raciocinar e ajudá-lo a criar. Então, com essas duas coisas, um mecanismo de raciocínio e uma nova UI natural, praticamente todas as categorias de software podem ser alteradas.

União de recursos, aplicativos e arquivos locais com o processamento na nuvem no Windows. Fonte: Qualcomm
União de recursos, aplicativos e arquivos locais com o processamento na nuvem no Windows. Fonte: Qualcomm

Muitos recursos e aplicativos de IA utilizarão computação híbrida

Continuando o raciocínio do tópico anterior, pudemos ver durante o evento da Qualcomm que o processamento híbrido é essencial, pois nem todos os PCs podem processar a IA localmente. Inclusive, os computadores e celulares das próximas gerações terão chips NPU (Neural Processing Unit ou Unidade de Processamento Neural) justamente para atender a essa demanda. Desta forma, sistemas como o Microsoft Copilot irão ajudar a universalizar a IA, pois as ferramentas alimentadas por inteligência artificial não precisarão utilizar todos os recursos do hardware para entregar o resultado. Satya Nadella explica sobre isso dizendo:

Há uma nova geração de PCs com IA sendo criada, então o trabalho que estamos fazendo juntos reunirá essas experiências que não podem ser feitas sem uma nova arquitetura de sistema. E a experiência marcante para nós será o Copilot. Quando o Windows foi criado, tínhamos o botão Iniciar. O Copilot é como o botão Iniciar. Então, por exemplo, eu vou lá e expresso minha intenção, e ele me leva até um aplicativo ou traz o aplicativo para o Copilot. Então me ajuda a aprender, consultar, criar e mudar completamente os hábitos do usuário.

Com essa fala, é possível entender que no Windows 12, o botão "Iniciar" deixará de ter grande importância para a realização de tarefas básicas no sistema operacional. Ao invés disso, o usuário irá simplesmente digitar ou falar o que deseja fazer e a IA (inteligência artificial) do Windows traçará o caminho ou entregará o resultado pretendido.

O que a computação hibrida trará na prática para o usuário final e as empresas?

Na apresentação pudemos ouvir também a fala do Vice-presidente do Windows + Dispositivos, Pavan Davuluri, que explicou como a computação hibrida irá beneficiar o usuário final e empresas na prática.

Eu diria que é tudo uma questão de sinergia entre a nuvem e o cliente. Para nós, NPUs poderosas como a que estamos construindo funcionarão bem no ecossistema de IA do Windows 11 que estamos criando para que os desenvolvedores construam e criem o que pensamos. como aplicativos híbridos. Aplicativos híbridos de IA que aproveitam a computação local e a computação do Azure. Para mim, isso tem muitas vantagens: privacidade aprimorada, economia de custos, benefícios de latência, otimizações de desempenho e essa noção de personalização estendida.

Vantagens da computação hibrida trazida pelo Windows. Fonte: Qualcomm
Vantagens da computação hibrida trazida pelo Windows. Fonte: Qualcomm

Pavan também da exemplos de experiências que serão possíveis de se ter na próxima versão do Windows:

À medida que pensamos no futuro desses dispositivos Windows, você poderá personalizar cada interação. A IA será capaz de orquestrar vários aplicativos, serviços e dispositivos, funcionando como um agente em sua vida que pode se conectar e mantenha o contexto em fluxos de trabalho inteiros.

Como a IA como um aplicativo, o Copilot poderá ser utilizado em diferentes dispositivos e integrará um ao outro, oferecendo ainda mais possibilidades para o gerenciamento, consulta e criação de informações.

O Microsoft Copilot poderá ser utilizado em diferentes dispositivos além de PCs Windows, incluindo celulares e tablets. Fonte: Qualcomm
O Microsoft Copilot poderá ser utilizado em diferentes dispositivos além de PCs Windows, incluindo celulares e tablets. Fonte: Qualcomm