Muito já se tem ouvido falar do Windows 12, novo sistema operacional da Microsoft que vem para substituir o Windows 11, lançado pela empresa em outubro de 2021. Inclusive, a empresa chegou a exibir o protótipo do design da área de trabalho do Windows 12. Abaixo, vou te mostrar tudo o que já se sabe a respeito da próxima geração do sistema operacional da Microsoft.

Quando o Windows 12 será lançado?

O Windows 12 pode ser lançado em junho de 2024 e será o primeiro sistema operacional da Microsoft pensado para PCs com IA. A informação veio através do jornal taiwanês The Commercial Times, que afirma que a próxima geração do Windows será lançada junto com a onda de novos computadores com IA de empresas como Acer, MSI, GIGABYTE e Quanta. Embora ainda não haja uma confirmação oficial, muita gente começou a criar expectativas.

De acordo com Zac Bowden, do site WindowsCentral, um jornalista que possui um histórico de informações precisas, diz que o lançamento do Windows 12 seria em 2024 de acordo com suas fontes internas da Microsoft. É dito que a desenvolvedora do Windows tem como plano atual lançar uma nova versão do sistema operacional a cada 3 anos.

Caso a Microsoft realmente siga o cronograma mencionado acima, teremos o Windows 13 em 2027 e o Windows 14 em 2030.

O Windows 12 é também conhecido como "Next Valley"?

Os desenvolvedores do Windows chamam o projeto do Windows 12 de "Next Valley" de acordo com as especulações. Isso faz sentido, já que a identificação para o Windows 11 foi "Sun Valley".

Windows 12: O que há de novo?

Embora a Microsoft ainda não tenha anunciado oficialmente o Windows 12, houve o "vazamento" da nova interface da área de trabalho do sistema operacional.

Possível nova interface que o Windows 12 terá. Fonte: Microsoft
Possível nova interface que o Windows 12 terá. Fonte: Microsoft

A imagem da nova área de trabalho apareceu no evento Microsoft Ignite em outubro de 2022. Na ocasião, a empresa mostrou uma imagem do Microsoft Teams em execução na área de trabalho com a aparência do Windows 11. Entretanto, se você olhar atentamente, irá perceber as seguintes mudanças:

  • Uma barra de tarefas flutuante, em vez de uma barra de tarefas de ponta a ponta.
  • Uma caixa de pesquisa flutuante na parte superior da tela, no meio.
  • Ícones do sistema (como a bandeja do sistema e ícones de notificação) exibidos no canto superior direito da tela, sobre o fundo da área de trabalho.
  • O clima exibido no canto superior esquerdo da tela, sobre o plano de fundo da área de trabalho.

As especulações dizem que a imagem pode estar mostrando um protótipo da interface do Windows 12. Como acabou "misteriosamente aparecendo" durante as palestras da Microsoft, há uma grande chance de que seja uma tentativa da empresa de atiçar os entusiastas do Windows.

O site WindowsCentral diz que, de acordo com suas fontes na Microsoft, a imagem seria "uma representação de um design que a Microsoft espera utilizar em uma próxima versão do Windows". Além disso, é dito que a Microsoft estaria desenvolvendo um redesign maior de outros elementos do sistema operacional, incluindo a tela de bloqueio e o centro de notificação. Ao que parece, a empresa está tentando novamente equilibrar as necessidades de uma interface com tela sensível ao toque com uma que utilize mouse e teclado.

Acredita-se que a Microsoft implemente uma caixa de pesquisa flutuante com recursos de inteligência artificial, já que a empresa anunciou que integrou a tecnologia do ChatGPT ao Bing, seu mecanismo de pesquisa. Além disso, especulações dizem que o recurso de pesquisa com IA irá interagir com outros aplicativos instalados nos computadores com Windows.

Terei de pagar para obter o Windows 12?

Caso você já tenha o Windows 10 ou o Windows 11 com uma licença incorporada previamente no computador pelo fabricante ou comprada em alguma loja online, é provável que o download e instalação do Windows 12 será gratuito. Como já existe essa prática há um bom tempo, acredita-se que continue assim nas próximas gerações do Windows.

Requisitos mínimos para rodar o Windows 12

Caso o seu computador não tenha um hardware compatível com o Windows 11, provavelmente ele não terá suporte ao Windows 12 "Next Valley". Entretanto, ainda se acredita que a Microsoft faça com que haja a chance na próxima geração de sistema operacional fique mais abrangente.

Quando o Windows 11 terá seu suporte descontinuado?

O Windows 11 terá suporte a atualizações de segurança pelo menos até o final de 2028. O motivo para se acreditar nesta data é devido ao Windows 10, que foi lançado em 2015 e terá suporte a atualizações de segurança até o dia 14 de outubro de 2025, de acordo com a Microsoft.

Acredita-se que após a versão 23H2 do Windows 11, a Microsoft irá diminuir o ritmo de implementações de novos recursos para o sistema operacional. Isso ocorreu com o Windows 10 quando o Windows 11 estreou.