O Copilot é uma ferramenta do Microsoft 365 que utiliza uma tecnologia baseada no chatGPT da OpenAI dentro do Word, PowerPoint, Excel, Outlook, Teams e mais. Através de uma simples frase, a inteligência artificial implementada nos programas de produtividade é capaz de analisar e criar textos e apresentações inteiras, onde o usuário só precisará realizar os ajustes necessários em seguida.

De acordo com Colette Stallbaumer, gerente geral do Microsoft 365, o Copilot ajuda os usuários do pacote de programas de produtividade a "se concentrar no trabalho mais importante e menos no trabalho pesado". Ao fazer utilizar a nova ferramenta, Colette afirma que ela irá "ajudar você a liberar a criatividade, desbloquear a produtividade e aprimorar suas habilidades".

Como o Copilot funciona no Microsoft 365?

O que é Copilot da Microsoft e como ele irá influenciar no uso do Microsoft 365 (Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams, etc.). Fonte: Microsoft
O que é Copilot da Microsoft e como ele irá influenciar no uso do Microsoft 365 (Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams, etc.). Fonte: Microsoft
ÍNDICE

Copilot no Word

O Copilot está presente no Word do Microsoft 365 e é capaz de ajudar na escrita, na edição, no resumo e até mesmo na criação de conteúdo. Para isso, basta digitar uma frase dando um comando detalhado sobre o que você quer que seja feito. É possível também citar documentos já criados para que a inteligência artificial tenha uma base melhor para criar o texto.

A Microsoft deu exemplos de alguns comandos que é possível inseri no Copilot dentro do Word para entender melhor do que ele é capaz.

  • Rascunhe uma proposta de projeto de duas páginas com base nos dados de [citação do nome de um documento já criado] e [citação do nome de uma planilha já criada].
  • Torne o terceiro parágrafo mais conciso. Mude o tom do documento para ser mais casual.
  • Crie um rascunho de uma página com base neste esboço.

Excel com o Copilot

No Excel do Microsoft 365 é possível utilizar o Copilot para analisar e explorar diversas possibilidades através dos dados inseridos. Para usar a nova ferramenta baseada no chatGPT, você só precisa fazer perguntas sobre os dados, sem a necessidade de citar apenas fórmulas, falando de forma natural. O Copilot irá mostrar correlações, exibirá cenários hipotéticos e sugerirá novas fórmulas com base nas perguntas feitas.

Com o Copilot, o Excel permitirá que o usuário identifique mais facilmente tendencias, além de permitir a criação de imagens interessantes. A Microsoft deu alguns exemplos do que é possível pedir para a ferramenta que utiliza inteligência artificial.

  • Descreva as vendas por tipo e canal. Insira uma tabela.
  • Projete o impacto de [uma mudança de variável] e gere um gráfico para ajudar a visualizar.
  • Faça um modelo de como uma alteração na taxa de crescimento de [variável] afetaria minha margem bruta.

Vídeo incorporado do YouTube

Copilot no PowerPoint

Ao utilizar o Copilot no PowerPoint, a Microsoft afirma que ficará mais fácil de "transformar suas ideias em apresentações impressionantes". A ferramenta é capaz de transformar textos escritos, que já foram criados, em slides completos com notas e fontes, além de criar uma apresentação inteira a partir de uma simples frase explicando como que deve ser feito o conteúdo. O usuário pode também condensar o conteúdo de diversos slides em um único.

Para mostrar as capacidades do Copilot no Excel, a Microsoft citou alguns exemplos de comandos.

  • Crie uma apresentação de cinco slides com base em um documento do Word e inclua fotos relevantes.
  • Consolide esta apresentação em um resumo de três slides.
  • Reformate esses três marcadores em três colunas, cada uma com uma imagem.

Vídeo incorporado do YouTube

Outlook com Copilot

Ao utilizar o Copilot no Outlook, será filtrar e-mails específicos e ter uma comunicação mais rápida e fácil, de acordo com a Microsoft. A ferramenta é capaz de resumir textos longos de e-mails e tornar mais fácil o entendimento do que foi dito. Além disso, o novo recurso é capaz de gerar respostas a um e-mail recebido utilizando o conteúdo de outros e-mails relacionados.

Caso o usuário queira, é possível ajustar o tom da conversa com o Copilot no Outlook. A Microsoft dá exemplos do que é possível pedir ao Copilot. São eles:

  • Resuma os e-mails que perdi enquanto estive fora na semana passada. Sinalize todos os itens importantes.
  • Esboce uma resposta agradecendo e pedindo mais detalhes sobre o segundo e terceiros pontos; encurte este rascunho e torne o tom profissional.
  • Convide todos para um "almoço e aprenda" sobre lançamentos de novos produtos na próxima quinta-feira ao meio-dia. Mencione que o almoço é fornecido.

Vídeo incorporado do YouTube

Copilot no Teams

Se acordo com a Microsoft, o Copilot irá eliminar o trabalho de trabalhar em conjunto no Teams. O motivo disso, é que a ferramenta irá ajudar as pessoas a se atualizarem sobre uma conversa, elencar os principais pontos que foram ditos, a fazer um resumo das princpais ações que devem ser feitas, entre outras coisas.

No bate-papo do Teams, o Copilot é capaz de dar respostas para perguntas especificas ou pede para que seja resumido o que foi falado, para se inteirar sobre algum assunto sem a necessidade de interromper tudo. A Microsoft deu alguns exemplos de possíveis comandos que podem ser dados ao Copilot no Teams.

  • Resuma o que eu perdi na reunião. Que pontos foram feitos até agora? Onde discordamos neste tópico?
  • Crie uma tabela de prós e contras para [tópico em discussão]. O que mais devemos considerar antes de tomar uma decisão?
  • Quais decisões foram tomadas e quais são as próximas etapas sugeridas?

Vídeo incorporado do YouTube