O Spyware é uma forma de malware elaborada por cibercriminosos para roubar suas informações digitais sem que você saiba. Ele pode vir disfarçado de um programa legítimo ou pode ser oculto. É preciso ter muito cuidado, pois esses softwares maliciosos são capazes de rastrear dados de navegação na Web ou monitorar seu teclado a fim de coletar senhas.

Porque preciso de um antispyware no Windows?

Um dos indícios que seu computador pode estar infectado por um spyware é quando seu desempenho fica mais lento do que o normal e quando há janelas de propagandas (pop-ups) estranhos aparecendo nas páginas do navegador, bem como quando os sites estão redirecionando para outras páginas que você não clicou.

Além disso, alguns spywares enviam e-mail para seus contatos com mensagens de spam estranhas, que parecem ser de você, o que na verdade configura um roubo de identidade.

Abaixo selecionamos algumas das melhores opções de ferramentas anti-spyware gratuitas para seu computador Windows. Com elas você pode digitalizar seu HD ou SSD, pen drive, cartão de memória, HD externo, entre outros, para remover o spyware.

Alguns dos antispywares só funcionam quando você inicia manualmente a varredura, enquanto outros monitoram seu computador em tempo real, para garantir que o spyware não possa modificar seu computador ou monitorar suas informações.

Melhores antispywares para Windows em 2023

É vital ter proteção para o seu computador e em seus dispositivos móveis, porque você nunca sabe quando surgirão ameaças cibernéticas. Ter um software antivírus é bom, mas não é o suficiente, pois você também precisa de uma ferramenta anti-spyware.

SUPERAntiSpyware

Imagem: SUPERAntiSpyware
Imagem: SUPERAntiSpyware

Embora seja anunciado como uma ferramenta antispyware, o SUPERAntiSpyware também oferece boas proteções contra outros tipos de malware, incluindo adware, trojans, rootkits e ransomware. Esta ferramenta é capaz de detectar a maioria dos spywares tanto no navegador quanto no desktop.

Ele é uma ótima opção se você já tem um bom antivírus, mas também deseja adicionar uma camada extra de proteção contra spyware. O SUPERAntiSpyware oferece uma versão gratuita e uma paga. A versão gratuita executa apenas verificação sob demanda. Já o SUPERAntiSpyware Pro monitora continuamente seu dispositivo em busca de infecções causadas por spyware e também inclui atualizações automáticas.

SpywareBlaster

Imagem: SpywareBlaster
Imagem: SpywareBlaster

O SpywareBlaster é um bom aplicativo antispyware para navegadores especializados em bloquear malware ActiveX. O ActiveX é uma ferramenta que fornece conteúdo interativo para sites. Os controles ActiveX podem ser úteis por permitirem que você reproduza mídia e preencher formulários em sites.

Mas os hackers também podem usar os controles ActiveX para obter acesso ao seu sistema. Uma vez dentro do sistema, os hackers podem instalar software de keylogging, roubar seus arquivos privados e acessar sua webcam.

O SpywareBlaster oferece uma versão gratuíta e uma pagas. Na versão paga, o SpywareBlaster Autoupdate oferece atualização automática, cobertura multiusuário e suporte técnico.

Entretanto, o SpywareBlaster não verifica seu computador da mesma forma que um software antivírus. Ele apenas bloqueia as ameaças recebidas. Por isso, ele é uma opção acessível para usuários que desejam aumentar a segurança do navegador, mas deve ser usado em conjunto com um bom programa antivírus.

Spybot

Imagem: Spybot
Imagem: Spybot

Lançado no ano 2000, o Spybot é uma das ferramentas de spyware online mais populares, capaz de proteger os usuários contra spyware e muitas outras ameaças online. Torna seus dispositivos à prova de intrusos, retirando quaisquer arquivos potencialmente perigosos e destruindo-os no local.

Uma ferramenta simples mas com a capacidade de reunir o anti-malware e o antivírus em uma única só estação de batalha de ameaças na Internet. O Spybot Search and Destroy faz uma varredura profunda de todos os seus arquivos e pastas para garantir sempre um sistema de funcionamento seguro.

O processo de limpeza de PC varre os processos responsáveis pelo registro de dados, como documentos abertos, aplicativos que você abriu ou sites em que você navegou. Com uma interface fácil de usar, este programa é fácil de usar para qualquer pessoa, incluindo vários tipos de navegadores, como Chrome, Opera, Explorer e Firefox.

Malwarebytes

Imagem: Malwarebytes
Imagem: Malwarebytes

O Malwarebytes é outro grande software quando se trata de limpar spywares do seu PC. É fácil de usar, e tende a encontrar muito mais itens maliciosos do que programas concorrentes. Ele verifica os valores e chaves do registro, arquivos e processos em execução, além de incluir um analisador heurístico para encontrar programas potencialmente indesejados (PuPs).

Quando a verificação é concluída, é fácil saber onde o spyware estava e selecionar os que devem ser colocados em quarentena com poucos cliques. O Malwarebytes também pode verificar arquivos e pastas individuais, bem como discos rígidos inteiros. Há uma opção para verificar dentro de arquivos, ignorar certos arquivos e pastas e procurar rootkits.

Atualizações automáticas, uma programação de varredura mais detalhada e quarentena automática estão disponíveis apenas na versão premium, que custa R$ 39 por um ano ou R$ 68 por dois anos. Esta versão premium dá direito a uma avaliação gratuita para você analisar se vale a pena ou não.

Emsisoft Anti-Malware

Imagem: Emsisoft Anti-Malware
Imagem: Emsisoft Anti-Malware

Com uma interface amigável e detecção de malware de primeira linha, não há dúvida de que o Emsisoft Anti-Malware é um produto digno no mundo do anti-spyware. O recurso de gerenciamento remoto do software permite que você visualize análises, gerencie arquivos de quarentena, ajuste configurações e realize varreduras.

Este software se destaca da concorrência com dois recursos de segurança exclusivos - um bloqueador de comportamento que peneira através de arquivos de aparência estranha e um Kit de Emergência que pode potencialmente salvar um dispositivo comprometido.

Embora muitos dos maiores focos anti-spyware se concentrem apenas em vírus, este software dá um passo adiante caçando PUPs (Programas Potencialmente Indesejados), trojans bancários, ransomware e bots.