Hoje a Qualcomm anunciou, durante um evento exclusivo em Nova York, a chegada da tecnologia Snapdragon Sound para 30 empresas de tecnologia, incluindo Xiaomi, Edifier, Master & Dynamic e Asus (com o celular para os participantes do programa Snapdragon Insiders). Além disso, a desenvolvedora de chipsets mobile também revelou uma nova tecnologia áudio Bluetooth que promete uma transmissão sem perdas para atender aos consumidores mais exigentes.

O vice-presidente e gerente geral de Voz, Música e Wearables, da Qualcomm Technologies International, James Chapman, diz:

"Com o Snapdragon Sound, adotamos uma nova abordagem em nível de sistema, olhando para a cadeia de áudio completa, desde o celular até os fones de ouvido, e introduzindo novas maneiras de pensar sobre a qualidade do som.

Ao otimizar toda a cadeia de áudio, podemos permitir que nossos clientes ofereçam latência ultrabaixa para jogos, chamadas de voz cristalinas e audição de música de alta qualidade, tudo com conectividade confiável e consistente para garantir experiências de usuário perfeitas. A tecnologia foi projetada para se adaptar dinamicamente ao caso de uso e ao ambiente externo e fornece aos nossos clientes uma nova maneira de fornecer áudio robusto e de alta qualidade, incluindo qualidade de CD (áudio lossless). O que quer que você esteja fazendo em seus dispositivos, o Snapdragon Sound foi projetado para oferecer a melhor experiência de áudio, realmente como o som deve soar."

Sobre o Qualcomm aptX Lossless

Segundo a Qualcomm, o aptX Lossless é uma tecnologia de áudio Bluetooth derivado do codec aptX Adaptive que utiliza recursos da tecnologia Snapdragon Sound, que é a junção de hardware (chipset) e softwares desenvolvidos pela Qualcomm com o objetivo de oferecer a melhor qualidade de sinal e som possíveis.

Para conseguir oferecer uma transmissão de áudio sem perdas equivalente a qualidade de som proporcionada por um CD (16 bits/44,1 kHz), a Qualcomm utilizou tecnologias baseadas no codec aptX Adaptive e fez com que elas trabalhassem em conjunto com o Bluetooth High Speed ​​Link, outra tecnologia desenvolvida pela empresa para possibilitar uma transferência de dados maior. Dessa forma, a Qualcomm conseguiu um bitrate de 1 Mbps, embora essa taxa sofra uma queda significativa em ambientes congestionados de frequências de rádio, caindo para 140 Kbps.

Qualcomm demonstrando a capacidade de sua tecnologia de áudio Lossless. Fonte: Qualcomm
Qualcomm demonstrando a capacidade de sua tecnologia de áudio Lossless. Fonte: Qualcomm

Confira abaixo as principais características do Qualcomm aptX Lossless:

  • Suporta qualidade de áudio lossless de CD (44,1 kHz e 16 bits)
  • Projetado para chegar na qualidade de áudio lossless do CD através do link Bluetooth
  • O usuário pode selecionar entre áudio lossless de CD (44,1 kHz e 16 bits) ou áudio Hi-Res (24 bits/96 kHz) com perdas.
  • Detecção automática para habilitar o áudio lossless (qualidade de CD) quando a fonte está reproduzindo arquivos sem perdas.
  • Bitrate (taxa de transmissão de dados) - Aproximadamente 1 Mbps

Lançamento e disponibilidade

De acordo com a Qualcomm, a tecnologia de áudio aptX Lossless deverá ser disponibilizada nos dispositivos até o final de 2021. Saiba tudo sobre o Snapdragon Sound, o conjunto de tecnologias que traz o áudio sem perdas via Bluetooth, aqui.