Sem dúvidas o ano de 2020 está sendo um boom de lançamentos de fones de ouvido sem fio Bluetooth. Devido a este grande número de lançamentos, fiz primeiramente um guia com os melhores fones True Wireless (TWS) de 2020 e outra dedicada aos melhores fones de ouvido baratos para corrida e academia. Agora, chegou a hora dos headphones Bluetooth com a tecnologia do momento, o cancelamento de ruído ativo (ANC ou active noise cancelling) que está cada vez mais presente nos fones de ouvido sem fio.

O que buscar em um headphone Bluetooth para saber se ele é realmente bom?

Muitos se perguntam o que de fato é importante buscar na hora de escolher um bom headphone Bluetooth. A primeira coisa que geralmente vem a mente é a conectividade, pois como estes fones de ouvido foram projetados pensando em praticidade, será um dos fatores que provavelmente mais influenciaram na escolha. Em um mundo cada vez mais portátil e com a popularização da multiplataforma através do cross-play e streaming de jogos, as pessoas buscam algo que consiga se conectar a tudo (PC, consoles, smartphones, tablets), e é aí que entra o Bluetooth e o sinal de rádio, além da opção de cabo, permitindo assim que o usuário se conecte a mais de um dispositivo ao mesmo tempo utilizando tecnologias sem fio.

Mas de que adianta se ter uma conectividade com várias plataformas recentes (Xbox Series X, PS5, últimos lançamentos de smartphones, PCs com peças de última geração) se não há conforto para se utilizar por horas em qualquer situação e lugar? Sim, você deve considerar muito o conforto de um headphone, pois assim você dará mais um passo para ter uma boa experiência com seu headphone Bluetooth. Entretanto, fique atento para os materiais utilizados, pois o ideal é que sejam duráveis e que permitam que a pele respire como, por exemplo, as pads e almofadas da headband (arco) feitas em veludo ou um tecido perfurado.

Depois de analisar se o headphone Bluetooth possui uma boa conectividade e conforto, é hora de observar se ele oferece bons codecs de áudio Bluetooth e Bluetooth 5.0 ou superior (se for Bluetooth 5.2, melhor ainda). É recomendado que se procure headphones Bluetooth com os codecs aptX, aptx HD, aptX Adaptive, aptX Low Latency e LDAC.

Após cumprir todos estes atributos citados acima, é hora de olhar para a qualidade de som do headphone Bluetooth. Para isso, procure opiniões de sites especializados, tanto em português quanto em inglês, e observe se o headphone possui um som equilibrado, sem excessos. Tente evitar headphones Bluetooth que possuam graves em excesso ou que tenham em seu marketing algo como "graves poderosos", "graves profundos", entre outros adjetivos para esta faixa de frequência.

Artigos recomendados para leitura:

Para você não basta ter todos os atributos acima se o headphone Bluetooth não possuir cancelamento de ruído ativo? Quando queremos focar na música ou em nosso trabalho ou simplesmente queremos paz (silencio), os headphones com ANC são a melhor escolha. Ao contrário dos fones de ouvido True Wireless (TWS) com cancelamento de ruído ativo, os headphones com ANC possuem uma capacidade de isolamento consideravelmente maior. Isso ocorre devido ao maior espaço para implementar vários microfones e um bom processamento de áudio para cancelar o ruído ambiente de maneira efetiva.

Para escolher um bom headphone Bluetooth com ANC, procure aqueles que tem um maior número de microfones, pois eles que ajudaram a analisar melhor o som ambiente e o som produzido dentro do fone para assim poder realizar o cancelamento de ondas e gerar o silêncio. Para entender melhor como funciona o cancelamento de ruído ativo, acesse este artigo.

Lista dos melhores headphones Bluetooth com ANC de 2020

Confira abaixo a lista com os melhores headphones Bluetooth com ANC disponíveis atualmente.

Audeze Penrose

O Audeze Penrose é um headphone voltado para jogos e foi feito pensando nos jogadores que querem uma boa qualidade de som e liberdade para jogar onde quiserem. Com um driver de tecnologia planar magnética, a empresa promete que irá entregar uma excelente qualidade de som com uma grande imersão nos jogos (da mesma forma que o antecessor Audeze Mobius e o irmão de mesma tecnologia, HyperX Orbit). O Penrose permite que se utilize tanto a tecnologia Bluetooth quanto o rádio, sendo possível conectar por exemplo ao smartphone e console (Xbox Series X, PS5, PS4, Xbox One) ou PC simultaneamente.

Headphone Bluetooth Audeze Penrose. Fonte: Audeze
Headphone Bluetooth Audeze Penrose. Fonte: Audeze

Embora o headphone Bluetooth planar magnético não possua cancelamento de ruído ativo (ANC), há um bom nível de isolamento passivo devido ao seu design fechado (closed). Além disso, o Penrose é capaz de processar áudios em Dolby Atmos, DTS-X, Windows Sonic, Tempest 3D, entre outras tecnologias de renderização de áudio 3D. Isso ocorre pois o dispositivo que está enviando o áudio identifica o headphone como um fone USV de 2 canais e todo o processamento que ocorra antes de ser enviado para o Audeze, será processado.

Bose QuietComfort 35 II

O Bose QuietComfort 35 II possui um excelente conforto devido ao seu formato, o material de suas pads e sua leveza. Além disso, este headphone possui um som mais equilibrado (graves, médios e agudos) comparado aos seus concorrentes.

Headphone Bluetooth Bose QuietComfort 35 II. Fonte: Vitor Valeri
Headphone Bluetooth Bose QuietComfort 35 II. Fonte: Vitor Valeri

Porém, as vantagens citadas acima não são as que fazem do QC35 II famoso, o que atrai compradores para este modelo é o famoso sistema de cancelamento de ruído ativo (ANC) desenvolvido pela Bose há muitos anos.

Sennheiser PXC 550 II

A Sennheiser quis entrar no mundo dos headphones Bluetooth, apesar de seu foco ser mais nos headphones com fio como o Sennheiser HD600, HD800, HD560S, entre outros. Entretanto, como a fabricante alemã de equipamentos de áudio de alta fidelidade possui know how em se tratando de desenvolvimento de drivers capazes de gerar um bom som, não poderíamos esperar menos do PXC550 II.

Headphone Bluetooth Sennheiser PXC 550 II. Fonte: Sennheiser
Headphone Bluetooth Sennheiser PXC 550 II. Fonte: Sennheiser

Mas o PXC550 II não possui somente um som de qualidade, mas também é compacto e se encaixa de forma bem justa nas orelhas, oferecendo um design compacto e discreto. Além disto, ainda temos a tecnologia de cancelamento de ruído ativo (ANC) para aqueles que querem um momento de silêncio para se concentrar em algo.

Shure AONIC 50

Aqui temos um headphone Bluetooth com uma construção exemplar, porém não é somente isso que o Shure AONIC 50 tem a mostrar. Este headphone da norte americana Shure possui uma excelente qualidade de som, conforto e materiais de qualidade.

Headphone Bluetooth Shure AONIC 50. Fonte: Shure
Headphone Bluetooth Shure AONIC 50. Fonte: Shure

Como se não bastasse, a Shure ainda conseguiu fazer com que o AONIC 50 conseguisse um bom desempenho em termos de cancelamento de ruído, não devendo muito a concorrência (Sony e Bose).

Sony WH-1000XM4

O Sony WH-1000XM4 continuou a mostrar o que as suas gerações anteriores mostraram, o melhor sistema de cancelamento de ruído (ANC) do mercado. Em sua quarta versão, a Sony realizou pequenas modificações em seu formato, tornando-o ainda mais confortável, porém ao olhá-lo de perto, vemos que esta edição já não passa mais a sensação de luxo que as primeiras passaram, porém isso talvez seja o motivo de sua leveza maior.

Headphone Bluetooth Sony WH-1000XM4. Fonte: DigitalTrends
Headphone Bluetooth Sony WH-1000XM4. Fonte: DigitalTrends

Em termos de som, o 1000XM4 possui um leve incremento nos graves, proporcionando uma sensação de som cheio, mas encobrindo um pouco os médios e agudos, tirando um pouco de definição comparado ao Bose QC35 II.