Recentemente começaram a surgir muitos jogos online com suporte ao cross-play, pois cada vez mais as pessoas querem jogar online independente do lugar onde estão e dispositivo que esteja utilizando. Esse movimento no mundo dos games provavelmente foi impulsionado pela crescente tendência de tudo se comunicar através da nuvem com seus inúmeros servidores, que cada vez mais fazem que se exija menos processamento das máquinas que utilizamos. Somado a isso temos fatores impulsionadores como, por exemplo, o streaming que transmite cada vez mais um conteúdo diverso para os usuários.

Qual a proposta do cross-play?

O cross-play (ou crossplay) consiste em jogar um jogo online seja no console, smartphone ou PC, em conjunto com outros jogadores que estão em uma plataforma diferente da que você está. Uma proposta parecida com esta é a do cross-save, que permite que o usuário salve determinado game em uma plataforma e continuar de onde parou em outra.

Há também a denominação cross-console onde há o mesmo significado do cross-play, porém com a interação limitada somente aos consoles. O motivo para isso é a questão das diferenças na maneira como se controla o jogo, pois ao utilizar um mouse e um teclado, na grande maioria das vezes, o jogador terá vantagens nos comandos por uma boa margem, tornando dessa forma as partidas de cross-play injustas. Por conta disso, embora o jogo Call of Duty Modern Warfare permita o crossplay entre consoles e PCs, há a função de desativar a funcionalidade e também de filtrar somente as pessoas que utilizam controle ou somente as pessoas que utilizam mouse e teclado.

Imagem ilustrativa. Fonte: nintendoenthusiast
Imagem ilustrativa. Fonte: nintendoenthusiast

Recentemente a Sony liberou para os desenvolvedores de jogos a utilização do cross-play no seu console Playstation, fazendo com que aumentasse mais ainda as possibilidades de jogos com suporte à tecnologia. Confira aqui a lista dos jogos que permitem aos jogadores utilizarem a função.

Como funciona o cross-play?

Com o crescimento dos jogos multiplayer online, houve o desenvolvimento de games que permitem que dois ou mais usuários jogassem de forma simultânea em diferentes sistemas para computador (Mac, Linux, Windows). Hoje, a tecnologia evoluiu mais e a maioria dos jogos online já são desenvolvidos pensando na utilização em várias plataformas. Isso é feito utilizando funções padrão do tipo TCP/IP, que permitem a comunicação entre clientes dos jogadores ou entre um cliente e um servidor de jogo, acabando assim com as diferenças de hardware entre as plataformas.

O futuro é o cross-play?

Acredito que cada vez mais o cross-play será implantado nos jogos. Isso se deve pelo aumento da utilização do cross-save e ao streaming de jogos, que em breve aumentará consideravelmente com a estreia do Project xCloud da Microsoft no Xbox, do lançamento do console do Google, o Stadia e do Playstation 5 que será lançado no ano que vem.

Imagem ilustrativa. Fonte: wccftech
Imagem ilustrativa. Fonte: wccftech

A medida em que os usuários acessarem seus jogos via streaming, através dos mais variados dispositivos, é muito provável que queiram jogar entre si, independente da plataforma que o seu amigo esteja, além de ser interessante continuar o progresso de determinado game independente do dispositivo que esteja utilizando.

Um fato interessante é que hoje em dia não é necessário desenvolver um jogo do zero para que ele suporte o cross-play, pois é possível fazer com que ele utilize a funcionalidade através de uma simples atualização via internet.