Review Zenfone 4 Selfie Pro - O cara das fotos frontais

Testamos o Zenfone 4 Selfie Pro na cor vermelha. Um excelente aparelho para quem gosta de câmera frontal e transmitir vídeos ao vivo.

Por | @nmuller99 Zenfone 4

O Zenfone Selfie, abandonado na linha 3, voltou na 4. Um smartphone dedicado a selfies, traz a primeira câmera frontal a gravar vídeos em 4K para o Brasil. Um design atraente, chegou na cor vermelha, diferente das tradicionais, preto, dourado ou cinza. É um aparelho fino, leve e com uma boa pegada.

Ele chega quase com o mesmo hardware do Zenfone 3, com Snapdragon 625, 4GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno. São duas as diferenças entre eles, a primeira na tela, o Zenfone 4 Selfie Pro conta com uma tela AMOLED, e obviamente as câmeras. No Selfie Pro são três, duas frontais e uma traseira. Na frente encontramos um sensor de 12MP como principal e um secundário de 5MP com uma lente grande angular de 120º.

Focado em fotos frontais chega o Zenfone 4 Selfie Pro, e será que vale a pena comprar ele? É o que vamos descobrir agora.

 

Design

O aparelho vem com a cara da linha Zenfone 4, e não poderia ser diferente. Um telefone com tela de 5,5 polegadas, FULLHD em proporção 16:9. Corpo de metal, com frente de vidro é a melhor solução entre estilo, sofisticação e durabilidade. O aparelho que chegou para testarmos é na cor vermelha, com já havia mencionado no unboxing, eu particularmente gosto de cores diferentes do tradicional, preto, cinza ou dourado.

Na face frontal do aparelho encontramos o flash, um sensor de proximidade, o alto-falante de chamadas, seguido dos dois sensores e um led de notificações. O primeiro, padrão com 12MP, e o segundo Wide angle com 5MP. Ele vem seguido da tela, e na parte de baixo, temos os botões capacitivos que na linha Zenfone 4 são retro-iluminados, graças. Além do sensor de impressões digitais, que foi trazido para a frente, em relação ao Zenfone 3.

Zenfone 4 Selfie Pro itens frontaisZenfone 4 Selfie Pro itens frontais

Nas laterais temos, na esquerda o slot de cartões SIM, na direita os botões de volume e desligar/travar.

Zenfone 4 Selfie Pro foto lateralZenfone 4 Selfie Pro foto lateral

Já na face traseira encontramos o flash, e a câmera de 16MP. Ela tem uma leve protuberância, revestida com vidro e detalhada pelos círculos concêntricos, característicos da marca, que está estampada logo abaixo da câmera.

Zenfone 4 Selfie ProZenfone 4 Selfie Pro

Já na parte de baixo encontramos a entrada USB tradicional, o conector P2 para fones de ouvido, e o alto-falante.

Zenfone 4 Selfie Pro - face inferiorZenfone 4 Selfie Pro - face inferior

A pegada do telefone é boa, ele é leve, conta com os cantos arredondados, e arestas em corte diamante, dando uma sensação boa de pegar e principalmente tornando ela firme. A tela amoled também conta com cantos arredondados e protegidos por corning Gorilla Glass.

Zenfone 4 Selfie Pro - medidas do aparelhoZenfone 4 Selfie Pro - medidas do aparelho

As medidas do aparelho são: 154 x 74,8 x 6,85mm e ele pesa 147 gramas.

Hardware

O hardware do Zenfone 4 Selfie PRO é de um smartphone intermediário tradicional. Com 4GB de RAM, 64GB de armazenamento interno, expansível até 2TB com cartão microSD, equipado com processador Snapdragon 625, eficiente em termos de performance/economia de energia, podemos dizer que ele dá conta de fazer todas as tarefas do cotidiano por um bom tempo.

Tela

A tela é um dos pontos a ser frisado. A única na linha 4 a vir com AMOLED para o Brasil. Com 5,5”, FULLHD, protegida por corning Gorilla Glass 3, é sem dúvidas a melhor tela dos Zenfones. As cores ficam muito evidentes e com a tecnologia AMOLED foi possível deixar o aparelho mais fino.

Tela amoled do Zenfone 4 Selfie ProTela amoled do Zenfone 4 Selfie Pro

Bateria

A bateria é a mesma do Zenfone 3 com 3000 mAh. Ela, em conjunto com o Snapdragon 625 vão lhe proporcionar facilmente 1 dia de uso. Se você utilizar ele de forma moderada, certamente terá dois dias de bateria. Agora em uso constante, teremos pouco mais de 5 horas de tela, o que está dentro dos padrões para smartphones intermediários.

O carregador que acompanha é de 10W, ele leva 2:30hrs para carregar por completo.

Áudio

Aqui sim podemos ver uma significante melhoria em relação ao Zenfone 3. Agora estéreo, com saídas no alto-falante de chamadas e também no inferior, o som melhorou muito, mas em volume alto ainda ouvimos distorções. O alto-falante de chamadas é usado mais como um complemento do som, ele tem volume inferior ao do falante de baixo, que é compreensível pelo espaço e ao que cada um se propõe. Realmente ele está acima da média de muitos concorrentes. Equipado com Hi-Res, você poderá escutar áudio de excelente qualidade nos fones de ouvido que tem suporte, o que vem na caixa, não é o caso.

Câmeras

O Zenfone 4 Selfie Pro tem como câmera principal a frontal, de 12MP, sensor da Sony, IMX362. Ele é capaz de gravar vídeos em 4K, o primeiro smartphone a chegar no Brasil com esta capacidade. Com abertura F/1.8, distância focal de 2,5cm é possível chegar bem próximo ao rosto para fazer a selfie.

Zenfone 4 Selfie Pro app de câmeraZenfone 4 Selfie Pro app de câmera

Como o nome do celular já diz, ele é feito para fazer selfies, mas não somente, com a lente grande angular, com 120º de abertura, você também pode fazer selfie com os amigos, a chamada welfie. Vai perder um pouco de qualidade, é bem verdade, mas mesmo assim terá uma imagem com bastante nitidez e ângulo de captura incrível. Em selfies ainda é possível utilizar o modo retrato, que faz fotos com o fundo desfocado, veja também na galeria abaixo.

Veja uma galeria de selfies:

Como dito, ela grava vídeos em 4K, ou fullhd em 60fps. A câmera lenta, e timelapse estão presentes apenas na câmera traseira.

A traseira conta com um sensor de 16MP, também grava em 4K e conta com as opções acima, além do modo Pro que tem opção de 32 segundos de exposição e outras configurações manuais para fazer nas fotos.

Veja uma galeria de imagens da câmera traseira:



Sensor de impressões digitais

A ASUS escolheu trazer o sensor de impressões digitais do aparelho para a frente. Uma decisão acertada no meu ver. Quando o smartphone está deitado sobre a mesa, basta colocar o dedo no sensor e pronto, ele está desbloqueado. Atrás é confortável para quando você tira o telefone do bolso, mas nada que o dedão não resolva. Já sobre a mesa, seria necessário virar o telefone, o que não faz sentido e acabaríamos por utilizar o padrão ou senha para desbloquear. Ele é rápido e preciso, desbloqueia a tela em 0,2s, suporta até 5 dedos e pode reconhecer uma digital em todos os sentidos.

Sensor de impressões digitaisSensor de impressões digitais

Redes e conectividade

O Zenfone 4 Selfie Pro conecta a redes 4G (LTE Cat 4) ele consegue fazer downloads de até 150Mbps. Falando em redes sem fio, ele conta com Bluetooth 4.2.

Os sensores presentes no Zenfone 4 Selfie Pro são: Biométrico, aceleração, E-compass, giroscópio, proximidade, luz ambiente e RGB. Diferente do Zenfone 4, ele não conta com NFC.

Benchmark

Nos relatórios o Zenfone 4 Selfie Pro se saiu muito parecido com o Zenfone 3, e não era para menos, afinal com hardware praticamente idêntico, não poderia ser diferente. Ele fez 66 mil pontos no AnTuTu bechmark, comparado com o Moto Z2 Play que fez 67 mil pontos, mas conta com o Snapdragon 626, sucessor do 625, podemos dizer que ele teve um bom desempenho. O Zenfone 3, fez 62500 pontos.

AnTuTu BenchmarkAnTuTu Benchmark

Como mencionei anteriormente, será um smartphone para durar por um bom tempo.

As especificações completas do aparelho: 

Preço R$ 1.091,55
Marca ASUS ASUS
Processador Qualcomm Snapdragon 625 Qualcomm Snapdragon 625
GPU Adreno 506 Adreno 506
Câmera Frontal 5 MP e 12 MP 8 MP
Câmera Traseira 16 MP 16 MP
Vídeo 4K - 30 fps 4K - 30 fps
Memória RAM 4 GB 4 GB
Display - Tamanho 5,5" 5,5"
Display - Tecnologia AMOLED IPS
Display - Proteção Corning Gorilla Glass 3 Corning Gorilla Glass 3
Display - Resolução 1920 x 1080 1920 x 1080
Armazenamento Interno 64 GB 64 GB
Armazenamento Extra 2 TB 2 TB
Sistema operacional Android 7.1.1 Android 7.0
Bateria 3000 mAh 3000 mAh
AnTuTu 66061 62521
Peso 145 g 155 g
3G
4G
Bluetooth
GPS
NFC
Wi-Fi
DLNA
Rádio FM
TV Digital
Acelerômetro
Bússola
Flash
Giroscópio
Sensor de proximidade
Vibração
Viva Voz
Sensor de impressão digital
Detecção facial
Barômetro

 

Software

ZenUI 4.0. Aqui é um ponto delicado. Existem pessoas que gostam de interface modificada pela fabricante, têm pessoas que não. Vou me ater a trazer os pontos fortes e fracos dela para que você determine o que é melhor para o seu gosto.

Ela foi reformulada, a versão 4 está mais limpa e ágil, isso é um fato. Removeram muitos apps que vinham embargados no smartphone. Agora o pensamento da ASUS é deixar o usuário escolher apps que são necessários, o que faz todo o sentido.

ZenUi 4.0ZenUi 4.0

Os apps que vem instalados são: Galeria (que é realmente boa), Temas (personalização geral baseada nestes temas), Selfie Master (um app de selfies), ASUS Zenfit (app de exercícios), Gerenciador de arquivos (app interessante para mover arquivos), Gerenciador do Celular (este app controla tudo, bateria, segurança, uso de dados, etc), MiniMovie (app para editar vídeos). Deles, é possível desabilitar o Selfie Master, e desinstalar o Zenfit e MiniMovie.

Apps auxiliaresApps auxiliares

Além destes apps a ASUS fez alguns que ficam sobre a tela:

  • Game Genie: é um app que permite você transmitir jogos do celular para Youtube ou Twitch. Ainda pode apertar o botão boost e otimizar o smartphone para o jogo. É interessante para quem usa este tipo de tecnologia;
  • Twin Apps: Sabe quando você tem duas contas de Instagram, Facebook, ou tem usado WhatsApp nos dois cartões SIM? Este app permite duplicar os aplicativos e utilizar cada um com conta diferente. É limitado o número de apps que estão aptos no momento.
  • Page Marker: esse salva artigos ou páginas que você queira ler mais tarde. Limpa a tela, sem propagandas. Ele deixa um ícone sobre o navegador que pode ser fechado.
  • Além do Selfie Master que já expliquei acima.

Todos estes apps podem ser fechados, mas eu confesso que acho chato apps por cima de outros. E não encontrei opção de fechar eles em definitivo. Ponto negativo aqui. Para quem está habituado com as telas da ASUS, vai notar pouca diferença. Como eu disse, ela ficou mais rápida e limpa, mas ainda sim se parece muito com as ZenUI antecessoras.

É uma interface intuitiva e clara, cada vez com menos apps e mais opções de personalização. Eu gosto muito de poder definir tamanho de ícones, tamanho da grade de apps, gosto também da opção de wallpapers randômicos na tela de descanso que a ASUS fez. Estes são basicamente os pontos positivos.

A empresa tem trabalhado para melhorar a interface, mas não espere um smartphone com cara de Android limpo. Já usei interfaces da LG, Samsung, Xiaomi, Alcatel, Lenovo, Motorola. Todas elas têm suas particularidades que vão do gosto e costume de cada pessoa.

A evolução da ZenUI é notável, a versão atual foi certamente a melhor já apresentada, e podemos considerar ela uma boa concorrente.

Veredicto

Em suma o Zenfone 4 Selfie Pro tem o hardware do Zenfone 3 melhorado, e conta com duas câmeras frontais, tela AMOLED, é mais fino e leve. O preço de lançamento de R$ 1699 é competitivo.

Para quem curte tirar Selfies é atualmente o melhor custo/benefício, podendo além das imagens frontais fazer vídeos ao vivo utilizando a câmera frontal com 4K. Para lives, poder se assistir ao mesmo tempo e ver o que está sendo transmitido é essencial, ainda com uma qualidade de câmera traseira na frontal, bem aí é a forma ideal de transmitir vídeos.

Mais sobre: reviewsmartphones zenfone4 smartphones
Share Tweet
Comentários
Destaquesver tudo