O streaming é a tecnologia que permite a recepção de dados de vídeo e/ou áudio de forma contínua e é uma forma de distribuição de conteúdo digital na internet. As grandes vantagens dela são a distribuição de conteúdo multimídia sem armazenar o arquivo no dispositivo, seja um computador, celular ou tablet, e o controle facilitado da reprodução de dados protegidos por direitos autorais.

Para ter acesso aos conteúdos oferecidos pelas plataformas de streaming é necessário ter conexão com a internet. Mas não é só isso, pois para que o usuário tenha uma boa experiência, a internet deve ser estável e rápida o suficiente para reproduzir o conteúdo. Não há um requisito mínimo de velocidade de internet necessária no streaming, pois tudo vai depender do que está sendo transmitido (jogo, música, podcast, filme, série) e em que qualidade (resolução de imagem, taxa de atualização, bitrate do áudio, entre outros aspectos).

Como o streaming de mídias ocorre

Através da tecnologia de streaming de mídias, sejam jogos, filmes, séries, podcasts ou músicas, é possível transmitir em alguns segundos o arquivo para o dispositivo cliente (celular, tablet, computador etc.). Ao contrário do download, onde os dados são armazenados permanentemente no aparelho responsável pela reprodução, o streaming funciona através do armazenamento e processamento de arquivos de mídia em servidores na nuvem. Os servidores são compostos por máquinas que estão conectadas à internet e transmitem conteúdo para os clientes de um serviço através da rede (internet).

Como o streaming de mídias ocorre para que as pessoas possam acessá-lo. Fonte: cloudflare
Como o streaming de mídias ocorre para que as pessoas possam acessá-lo. Fonte: cloudflare

Como todo o processamento e armazenamento é feito pela nuvem (servidores), temos duas vantagens: menor necessidade de espaço livre para armazenamento de dados e inexistência de requisitos mínimos para "rodar" jogos, filmes, séries, músicas e podcasts. Não é necessário ter um hardware "potente", pois o celular, computador ou tablet não precisará realizar o processamento gráfico, por exemplo, de um jogo com gráficos ultrarrealistas. Além disso, como no streaming os arquivos não são baixados integralmente e sim divididos em pacotes de dados, que são excluídos posteriormente, não é necessária uma grande capacidade de armazenamento para gravar e reproduzir o conteúdo.

Onde é possível ter acesso ao streaming?

Você pode acessar os serviços de streaming de diversas formas, desde que o dispositivo tenha acesso a internet e suporte aos aplicativos das plataformas dos serviços que oferecem o benefício. Hoje é possível acessar via streaming jogos, filmes, séries, podcasts e músicas através de diversos dispositivos. São eles:

  • Computadores (desktops ou notebooks)
  • Celulares (smartphones)
  • Tablets
  • Consoles (PlayStation, Xbox, Nintendo Switch)
  • Smart TVs (televisores com acesso à internet, aplicativos e sistema operacional)
  • Dongles HDMI (dispositivos que possuem sistema operacional, acesso à internet e aplicativos que são conectados via HDMI à TVs não-smart)
  • TV Box (aparelhos mais robustos que os dongles HDMI que tem a mesma funcionalidade, mas contam com cabo removível HDMI, uma capacidade melhor de transmissão de dados via Wi-Fi e uma unidade de armazenamento maior para instalar aplicativos, seja através de um SSD ou HDD).

Tipos de streaming

Há duas formas de se transmitir conteúdos de mídia via streaming. O primeiro é aquele em que o conteúdo transmitido não muda durante a transmissão, é o caso de músicas, filmes, séries e podcasts. O segundo é o streaming ao vivo, onde ocorre a transmissão de conteúdos em tempo real como, por exemplo, a reprodução de jogos multiplayer online e as live streamings no YouTube, Twitch e outras plataformas que permitem que o usuário grave e transmita instantaneamente o conteúdo. Obviamente, esta última forma de realizar streaming é a que mais demanda banda e consequentemente é necessária uma internet mais robusta tanto em termos de download (recepção) quanto de upload (transmissão).

Latência

Infelizmente, por mais que se tenha um bom plano de internet, é necessário que os servidores, responsáveis pelo armazenamento e processamento dos conteúdos de mídia, estejam mais próximos do local onde o usuário do serviço de streaming está acessando. Pois desta forma o tempo de resposta entre as máquinas da plataforma de streaming e o dispositivo cliente (computador, celular, tablet) será menor. Com isso, a reprodução de um jogo, filmes, séries, podcast ou música será mais fluída.

Para garantir que se tenha a menor latência possível, é indicado que se utilize cabos de rede (ethernet) ao invés do Wi-Fi. Mas se não for possível, dê preferência por roteadores Wi-Fi e Acess Points (APs) que utilizem a frequência de 5Ghz. Para entender melhor, acesse os artigos abaixo:

O que você achou deste artigo? Gostou? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!