O Spotify oferece dois planos atualmente, o Gratuito e o Premium. Entretanto, nem todos sabem da existência deles ou quais são suas diferenças. Confira aqui quais deles vale mais a pena para você de acordo com o seu uso.

Neste artigo explicaremos quais são os benefícios do plano Premium e o que há no plano gratuito para que, desta forma, você decida qual compensa mais levando em conta suas necessidades e exigências. Veja abaixo nossa visão sobre estas duas opções de assinatura do Spotify!

O que tem no Spotify Grátis?

Ao se inscrever no site ou aplicativo do Spotify e optar pelo plano grátis da plataforma de streaming, você verá que durante a reprodução das músicas haverá anúncios (propagandas). Porém, não é somente esta a característica da modalidade gratuita do Spotify e ele só é gratuito por conta da receita gerada por propagandas dentro do app. Entretanto, não é tão interessante para a empresa que os usuários fiquem neste plano, pois nele há um ganho menor por reprodução comparado ao plano Premium.

Dependendo da plataforma em que o app do Spotify estiver sendo utilizado, a conta grátis da plataforma irá funcionar de uma forma específica. Quando o usuário utiliza o aplicativo para desktop ou web (em navegadores como Chrome, Edge, Firefox, Opera etc.), é possível ouvir qualquer música, álbum ou playlist a qualquer momento e na ordem que quiser. Entretanto, a cada duas faixas, será reproduzido um anúncio (propaganda) em forma de áudio. É no app mobile do Spotify para Android e iOS onde as limitações são mais severas comparado ao que se tem no plano Premium.

Aplicativo mobile do Spotify para Android. Fonte: Oficina da Net
Aplicativo mobile do Spotify para Android. Fonte: Oficina da Net

No app mobile (Android e iOS) o Spotify Grátis permite que o usuário reproduza músicas na ordem que quiser e avance a faixa quantas vezes desejar. Entretanto, isso só pode ser feito especificamente nas playlists geradas por algoritmos da plataforma. Exemplos de playlists geradas pelo Spotify que dão mais liberdade ao usuário para reproduzi-las com mais liberdade:

  • Descobertas da Semana: uma seleção semanal de faixas que o Spotify acha que você vai gostar.
  • Daily Mix: uma mistura de suas faixas favoritas e aquelas que você não ouviu e que o Spotify acha que você vai gostar.
  • Caminho Diário: uma mistura de músicas com podcasts que o Spotify acha que você vai gostar.
  • O melhor de cada artista: músicas selecionadas pelo Spotify com as músicas de seus artistas favoritos que a plataforma acha que você vai gostar.

Fora da categoria de playlists "feitas para você" (made for you), o usuário do Spotify Grátis só pode reproduzir álbuns e playlists em ordem aleatória. Infelizmente não é possível, neste caso, selecionar uma faixa específica para reproduzir, além de você ser limitado a avançar para a próxima música 6 vezes a cada 1 hora.

Além do que foi dito acima, é importante dizer que o plano gratuito permite a reprodução de todos os podcasts disponíveis na plataforma. Além disso, é possível também baixar os programas de podcasts sem precisar pagar por isso.

Vale a pena pagar pelo Spotify Premium? O que eu ganho ao assinar o plano?

O principal benefício do Spotify Premium é não ter a reprodução de anúncios durante a reprodução das músicas. É possível ouvir quantas faixas quiser sem interrupções de propagandas. Além disso, você pode escolher, sem limite algum, qualquer música e reproduzi-la na hora que quiser, além de poder avançar a faixa quantas vezes desejar em um álbum ou playlist, sem distinção de quem o criou, se um usuário comum ou o Spotify, por exemplo.

Imagem ilustrativa do aplicativo Spotify para Android. Fonte: Oficina da Net
Imagem ilustrativa do aplicativo Spotify para Android. Fonte: Oficina da Net

Todos os benefícios acima são iguais nos aplicativos mobile (Android e iOS) e para desktop (aplicativo para computador) e web (navegadores como Chrome, Edge e Firefox). Além disso, há também o benefício de baixar qualquer música, álbum ou playlist para ouvir offline em qualquer plataforma, seja um celular, tablet ou notebook.

Outro ponto a favor do plano Premium do Spotify é a qualidade de áudio superior. No plano do Spotify Grátis, o usuário está limitado a transmissão de músicas a 96 kbps no celular e 160 kbps no computador. Já no Spotify Premium, é possível ouvir faixas com bitrate de até 320 kbps dependendo da forma como configurar o aplicativo (saiba em nosso artigo como ouvir com qualidade máxima o Spotify).

Vale a pena pagar pelo Spotify Premium?

Considerando as limitações do Spotify Grátis, se você não for uma pessoa que ouve música por horas seguidas e não é exigente com as músicas que são reproduzidas pelo aplicativo, o plano gratuito da plataforma de streaming não é ruim. Mesmo com anúncios de vez em quando, se você ouve de forma casual e utiliza o serviço sempre em locais onde há acesso à internet, o Spotify Grátis vale a pena. Mas caso seja o contrário do que foi dito, o Spotify Premium pode ser a melhor escolha.

Acesse nosso artigo sobre qual é o valor cobrado atualmente pelos serviços de streaming caso você queira saber a diferença de preços entre os serviços de streaming comparado ao Spotify.