O Spotify anunciou que uma mudança no modo "shuffle" ("embaralhar") em seu aplicativo para assinantes de seu plano Premium, ou seja, essa alteração será somente para quem pagar pelo uso do aplicativo. A plataforma de streaming oferece hoje seu serviço tanto de forma gratuita, onde há propagandas (anúncios) durante a reprodução das músicas, quanto paga. Entretanto, muitos usuários interpretaram o anúncio da empresa como se a decisão tomada fosse a de retirada do modo "shuffle" ("embaralhar") do app Spotify, o que não é verdade.

O modo "shuffle" (símbolo de duas setas se cruzando) altera a forma como a reprodução das músicas de um álbum ou playlist ocorreu. Ao ser ativado, ao invés de ocorrer a reprodução de faixas na forma como foi ordenada originalmente, as músicas serão reproduzidas de maneira aleatória. A mudança anunciada na página de anúncios do site do Spotify está relacionada ao botão presente na tela onde são listadas as músicas de um álbum ou playlist no aplicativo, onde o mesmo apresenta duas funções, o Play, para que a música seja reproduzida, e o "shuffle" ("embaralhar"), que agora serão separados e irão se tornar botões independentes.

Captura de tela do botão que contém as funções Play (reprodução) e shuffle (embaralhar) no aplicativo Spotify. Fonte: Vitor Valeri
Captura de tela do botão que contém as funções "Play" (reprodução) e "shuffle" ("embaralhar") no aplicativo Spotify. Fonte: Vitor Valeri

Por algum motivo, a plataforma de streaming diz que irá separar os botões Shuffle e Play somente para usuários premium de seu aplicativo. Entretanto, mesmo que os usuários do plano gratuito do Spotify não recebam essa alteração, eles ainda irão ter acesso ao modo "shuffle" ("embaralhar"). A diferença ficará somente na maneira como o Shuffle é ativado e a mudança ocorrerá somente na tela onde são listadas as músicas de um álbum ou playlist.

Lançamento e disponibilidade

De acordo com o Spotify, a criação do botão dedicado ao modo "shuffle" ("embaralhar"), na tela onde são listadas as músicas de um álbum ou playlist, ocorrerá para os usuários do Spotify Premium no app para Android e iOS nas próximas semanas de agosto de 2022.