O Spotify anunciou o lançamento de podcasts em vídeo para o Brasil. De acordo com o anúncio feito no site da empresa, o novo recurso está chegando neste momento na Alemanha, França, Itália, México e Brasil. A novidade começou a chegar aos países a partir do dia 12 de julho de 2022.

Segundo o Spotify, os mercados que estão recebendo os podcasts em vídeo neste momento são formados por "comunidades de criadores de podcasts que são especialmente fortes" e demonstram um "apetite saudável para novas maneiras de criar e experimentar podcasts".

Spotify: Como irá funcionar os podcasts em vídeo

De acordo com a publicação da plataforma de streaming Spotify, os podcasters brasileiros poderão agora experimentar produzir conteúdo através de vídeos. Ao mesmo tempo, quem já produz podcasts de áudio, poderá experimentar fornecer um conteúdo diferente para o seu público a partir dos vídeos, possibilitando assim trazer uma imersão maior durante a transmissão da informação.

Imagem ilustrativa de uma pessoa fazendo um vídeocast (podcast de vídeo). Fonte: AUGUSTO SCHWEICKARDT
Imagem ilustrativa de uma pessoa fazendo um vídeocast (podcast de vídeo). Fonte: AUGUSTO SCHWEICKARDT

O recurso de podcasts em vídeo foi anunciado originalmente em 2020 e durante esse período passou por testes e foi liberado posteriormente para alguns países. Em abril de 2022, somente cinco regiões contavam com os "videocasts".

O recurso de podcasts em vídeo foi anunciado originalmente em 2020 e durante esse período passou por testes e foi liberado posteriormente para alguns países. Em abril de 2022, somente cinco regiões contavam com os "videocasts". Durante o evento de lançamento no Brasil, o Spotify anunciou seu primeiro podcast com vídeo, o Bocas Ordinárias, que possui como apresentadores: João Luiz Pedrosa, professor e ex-bbb, Pathy dos Reis, youtuber, MC Soffia, uma rapper e compositora, Júlio Beltrão, um publicitário e Beto Estrada, um podcaster.

Lançamento e disponibilidade

O recurso de podcasts em vídeo no Spotify começou a ser disponibilizado no Brasil dia 12 de julho de 2022. De acordo com as estatísticas da plataforma de streaming, o Brasil é o terceiro país que mais consome podcast no mundo e possui mais de 30 milhões de ouvintes.