O Spotify está trabalhando em um novo recurso chamado "Community" ("Comunidade"), que trará para seus aplicativos mobile a capacidade de saber em tempo real quais músicas seus amigos estão ouvindo, além de apresentar uma seção com as playlists que foram atualizadas por eles recentemente. Atualmente há uma funcionalidade no app para desktop parecida chamada "Atividade de amigos", porém essa função não existe nos celulares e tablets.

Em 2019 houve a publicação de uma solicitação para que houvesse um recurso para o app mobile, no Android e iOS, que permitisse o acompanhamento do que amigos, familiares e conhecidos estavam ouvindo. A proposta ganhou 7456 votos no fórum do Spotify (saiba como criar sua própria sugestão para a plataforma de streaming aqui). Essa ideia acabou sendo descartada na ocasião, mas agora a empresa parece estar mudando de ideia.

No momento o recurso "Comunidade" ainda não está disponível publicamente, mas você pode acessar ele no iOS utilizando o navegador Safari ao inserir "spotify:community" na barra de endereços. A novidade foi notada pela primeira vez por Chris Messina, que acabou compartilhando um vídeo no Twitter demonstrando o funcionamento do recurso no início de junho de 2022.

Funcionamento do hub Comunidade no app mobile do Spotify. Fonte: Chris Messina (Twitter)
Funcionamento do hub "Comunidade" no app mobile do Spotify. Fonte: Chris Messina (Twitter)

Ao acessar o hub da Comunidade no app mobile, você verá no topo as playlists atualizadas recentemente. Logo abaixo haverá uma lista de amigos que você segue, onde é informado o que eles estão ouvindo naquele momento ou a última música que foi reproduzida, inclusive dizendo quanto tempo faz que a faixa foi reproduzida no app. Observe que há um pequeno símbolo de atividade de frequências em formato de barras para aqueles usuários que estão utilizando o aplicativo naquele momento.

Lançamento e disponibilidade

De acordo com o site TechCrunch, o recurso ainda não está totalmente funcional. No momento só é possível selecionar as playlists atualizadas pelos amigos, mas não tem como reproduzir as músicas ao tocar na lista de faixas que foram reproduzidas por último. Ainda não há previsão do lançamento da funcionalidade para todos os usuários do aplicativo.