A CES 2022, maior feira que acontece anualmente e dita as inovações tecnológicas para os meses à frente, contou com a presença da ASUS, marca que trouxe uma coleção de diversos produtos poderosos. Entre os vários anúncios, um dos mais aguardados foi o ROG Flow Z13. Trata-se de um tablet gamer, considerado pela empresa como o "mais poderoso do mundo". Além dele, a empresa anunciou novos monitores gamers, notebooks e até um roteador com banda extra para o 5G.

Muita coisa para ler? Pegue um atalho!

ÍNDICE

ROG Flow Z13, o tablet mais poderoso do mundo

Com um visual retrofuturista, o tablet ROG Flow Z13 conta com duas versões de dispositivo, com diferenças na tela. Ambas possuem tamanho de 13 polegadas, no aspecto 16:10, com suporte ao Dolby Vision, Adaptive Sync, proteção Gorilla Glass, taxa de brilho em e validação Pantone. O que muda é a resolução.

ROG Flow Z13. (Crédito: ASUS/Divulgação)
ROG Flow Z13. (Crédito: ASUS/Divulgação)

Um deles conta com um display de resolução 4K, rodando a uma taxa de atualização de 60 Hz com cobertura DCI-P3 de 85%. Mas para quem não liga para resolução e prefere fluidez, então a empresa trouxe a versão Full HD com taxa de 120 Hz e cobertura 100% sRGB. Em ambos, a ASUS empregou um sistema de resfriamento chamado ROG Intelligent Cooling.

Mas o grande destaque fica por conta do poder de fogo oferecido por esses dispositivos. Surpreendentemente, a fabricante implementou o processador Intel Core i9-12900H com 14 núcleos, GPU dedicada NVIDIA GeForce RTX 3050 Ti e memória RAM LPDDR5 de 5.200 MHz. Por se tratar de um produtor gamer, ainda é possível integrar GPUS externas. No modelo XG Mobile 2021, por exemplo, é possível acrescentar uma NVIDIA GeForce RTX 3080. Já com a mais recente, dá para acrescentar uma AMD Radeon RX 6850M XT.

Zephyrus Duo 16, duas telas e muita performance

Ainda na categoria gamer, a ASUS oficializou a chegada dos seus novos notebooks Zephyrus Duo 16 e G14. Com tela de nível premium, ambos oferecem uma ficha técnica robusta, com destaque para o Duo 16 que, como seu nome sugere, possui duas telas para otimizar a produtividade.

O display secundário é chamado ScreenPad Plus. Ele se inclina à medida que o laptop é aberto, e torna a experiência do usuário muito mais imersiva. Falando em tela, é possível optar pela versão ROG Nebula HDR, com resolução Quad HD, proporção 16:10 e material mini-LED, e ainda taxa de atualização de 165 Hz, com certificado VESA DisplayHDR 1000 e contraste de 100.000:1.

ROG Duo 16. (Crédito: ASUS/Divulgação)
ROG Duo 16. (Crédito: ASUS/Divulgação)

Já a segunda opção é uma tela desenvolvida em conjunto com a BOE,e possui a capacidade de alternar entre 4K a 120 Hz e Full HD a 240 Hz. Essa façanha deve permitir concentrar o poder e fogo dos notebooks onde e quando é mais necessário.

Quanto às demais especificações, a empresa optou por inserir o processador AMD Ryzen 9 6980HX, acompanhado de uma placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3080 Ti. Para manter a baixa temperatura, há um sistema de resfriamento promovido por um condutor de metal líquido que, segundo a fabricante, pode diminuir a temperatura em até 15°C a mais quando comparado com métodos convencionais.

No mais, o Zephyrus Duo 16 conta com um sistema de seis alto-falantes com woofers que possuem cancelamento dual force, suporte a Dolby Atmos e áudio Hi-Res. Já o sistema operacional é o Windows 11 e seu teclado é retroiluminado.

ROG Zephyrus G14 vem com câmara de resfriamento

Também para a categoria gamer, o ROG Zephyrus G14 prioriza o formato ultraportátil, mas mesmo com um visual compacto, oferece o mesmo sistema de resfriamento ROG Intelligent Cooling que integra um tipo de metal líquido com uma câmara de vapor personalizada para manter a temperatura no devido nível.

ROG G14. (Crédito: ASUS/Divulgação)
ROG G14. (Crédito: ASUS/Divulgação)

A tela consiste na nova Nebula, com resolução QHD, taxa de 120 Hz e 500 nits de brilho máximo, além de 100% de cobertura das cores DCI-P3 e um tempo de resposta de 3 ms. Quanto aos recursos, a empresa garante validação Dolby Vision, Adaptive Sync e Pantone. Para maior imersão, o som suporta Dolby Atmos e ainda é acompanhado de um conjunto de microfones 3D com cancelamento de ruído.

Por último, mas não menos importante, o departamento interno é liderado por um processador AMD Ryzen 9 da série 6000 e gráficos AMD Radeon RX 6000S. A memória RAM tem formato DDR5, enquanto o armazenamento contém um SSD PCIe de 1 TB. A ASUS ainda destaca a presença da conectividade Wi-Fi 6E e o Windows 11 como sistema operacional.

Monitores OLED de até 48 polegadas e resolução 4K

Para os gamers que não ligam tanto para a portabilidade, a ASUS trouxe também dois novos modelos de monitores com resolução 4K e tamanhos de até 48 polegadas. O ROG Swift OLED (PG42UQ) é o modelo mais simples e, como o próprio código sugere, exibe um display de 42 polegadas com resolução 4K (3840 x 2160), tempo de resposta de 0,1 ms e taxa de atualização de 120 Hz.

ASUS PG42UQ. (Crédito: ASUS/Divulgação)
ASUS PG42UQ. (Crédito: ASUS/Divulgação)

Ele conta com a compatibilidade ao HDR10, tecnologia que garante cores mais vivas e uma melhor qualidade de imagem. Oferece ainda duas portas HDMI 2.1, uma DisplayPort 1.4, entradas de áudio e um hub USB. Todos esses recursos estão disponíveis também no modelo PG28UQ, versão que oferece uma tela de 48 polegadas, além de uma película antirreflexo e um revestimento de micro-textura inserido para garantir uma melhor precisão das cores exibidas no aparelho.

Como tudo tem que funcionar da forma mais fluida possível, a fabricante empregou também um sistema de resfriamento implementado que, segundo a fabricante, deve garantir que a temperatura fique abaixo dos 50ºC, tornando-o mais eficaz que qualquer outro monitor da categoria.

Roteador WiFi 6E com quatro bandas para gamers

Se você achou que os produtos gamers da empresa se limitavam apenas aos tablets, monitores e notebooks, se enganou. A empresa aproveitou o palco da CES 2022 para anunciar o roteador gamer Rapture GT-AXE16000,que, segundo a empresa, é o seu modelo mais poderoso até agora.

Rapture GT-AXE16000. (Crédito: ASUS/Divulgação)
Rapture GT-AXE16000. (Crédito: ASUS/Divulgação)

Também reconhecido como um modelo otimizado para jogos, o grande diferencial deste roteador fica por conta da adição de uma banda extra 5G, totalizando quatro, além do suporte a Wi-Fi 6E que já estava integrado aos modelos da marca desde o ano passado.

Este novo modelo roda no chipset da Broadcom, com CPU quad-core de 2.0 GHz e 64-bit. Ele oferece duas portas Ethernet com suporte a conexões cabeadas de até 10 gigabits por segundo (Gbps), além de uma porta WAN (2.5 Gbps) e quatro portas LAN. Quanto aos recursos gamers, a empresa falou frases que os seu público já está acostumado, como "aceleração de jogos em três níveis" e "direcionamento específico de servidores".

A grande novidade fica por conta do "Asus Rangeboost Plus", um modo que promete ampliar a cobertura do sinal de internet sem fio pela casa, reduzindo a latência, especialmente em jogos.

Atualização de 07/01/2022 ás 12h13

Chromebook Flip CX5(5601) tem chips Intel de 12ª geração

Na quinta-feira, 5 de janeiro, a ASUS aproveitou o palco da CES 2022 para anunciar o seu novo Chromebook Flip CX5(5601). Dentre os principais destaques, esse modelo vem com as novas CPUs de 12ª Geração Alder Lake da Intel com o novo modelo dos processadores Core i7, além de 16GB de RAM. Toda a performance do Flip CX5 fica bem acompanhada com a comodidade e segurança que ela também pode oferecer.

Chromebook Flip CX5(5601) tem chips Intel de 12ª geração. (Crédito: ASUS/Reprodução)
Chromebook Flip CX5(5601) tem chips Intel de 12ª geração. (Crédito: ASUS/Reprodução)

Embora ele não tenha um sensor de impressões digitais, caneta de carregamento sem fio, ou suporte LTE como os modelos de outras fabricantes que também se apresentaram na CES deste ano, um dos recursos mais bem recebidos é a sua tela de 16 polegadas. Esse display oferece uma proporção de 16:10 que dá aos usuários um aumento no espaço vertical da área de trabalho e o painel nano-edge de três lados oferece um aproveitamento de 87% de toda a área frontal.

O CX5 também oferece bons recursos sonoros graças ao sistema de áudio sintonizado pela empresa Harman Kardon. Quanto à conectividade, ele possui suporte para o mais recente Wi-Fi 6E, tecnologia que possui velocidades até três vezes mais rápidas que o Wi-Fi 5, além de duas portas Thunderbolt USB-C, uma porta HDMI e um cartão MicroSD para armazenamento extra e fácil transferência de arquivos.

Linha TUF Gaming recebe três novos modelos

A linha TUF Gaming também recebeu uma atenção especial da fabricante taiwanesa que apresentou três novos modelos: o F15, F17 e o Dash F15. Com o propósito de atender o público gamer, todos eles já contam com a nova leva de processadores Intel Core de 12ª geração e placas de vídeo NVIDIA da série GeForce RTX.

Os modelos F15 e F17 possuem o chip Intel Core i7-12700H e uma GPU NVIDIA GeForce RTX 3070. No geral, o design de ambos foi construído para fornecer um produto mais silencioso e 13% a mais de fluxo de ar do que a última geração. Ambos contam com telas de altas taxas de atualização, com painéis de resolução Full HD a 300 Hz ou QHD a 165 Hz.

TU Gaming Dash F15. (Crédito: ASUS/Divulgação)
TU Gaming Dash F15. (Crédito: ASUS/Divulgação)

Dentre os três lançamentos, o destaque principal fica por conta do Dash F15, modelo projetado com um conceito premium, tornando-o o mais fino e leve possível, mas sem deixar de lado o visual conhecido da categoria gamer. Quanto às especificações, temos a mesma placa NVIDIA GeForce RTX 3070 para gráficos, mas o processador aqui é o modelo Intel Core i7-12650H.

Ele ainda conta com memória DDR5 rodando a 4800 MHz e slots de SSD com capacidade PCIe 4.0 dual, os padrões mais rápidos e eficientes da atualidade. Sua tela é uma QHD com 165 Hz de taxa de atualização e, no mais, ele oferece suporte para Thunderbolt 4, e USB Type-C Power Delivery de até 100 W.

Zenbook 17 Fold OLED

Zenbook 17 Fold OLED. (Crédito: ASUS/Divulgação)
Zenbook 17 Fold OLED. (Crédito: ASUS/Divulgação)

O Zenbook Fold OLED (UX9702) é simplesmente o principal lançamento da ASUS nesta edição da feira. Trata-se de um notebook com tela dobrável que pode ser usado como um painel de 17,3 polegadas e formato 3:2, ou ainda 12,5 polegadas no formato 4:3 com teclado virtual na parte inferior.

Esse formato inteligente pode ser útil também em outras situações interessantes, como ler um livro. É possível deixar uma página de cada lado, oferecendo a mesma experiência de uma obra impressa. Sobre o tecnologia, temos um display Foldable OLED com 100% da gama de cores DCI-P3, além de ter suporte a Dolby Vision e validação Pantone. A dobradiça foi testada para aguentar até 30 mil ciclos de abertura.

Especificações do Zenbook 17 Fold OLED. (Crédito: ASUS/Divulgação)
Especificações do Zenbook 17 Fold OLED. (Crédito: ASUS/Divulgação)

Vale lembrar também que ele conta com um sistema sonoro de quatro speakers, certificados pela Harman Kardon e compatíveis com Dolby Atmos. Debaixo do capô, o Zenbook Fold OLED vem equipado com um processador Intel Core i7 de 12ª geração e GPU integrada Intel Iris Xe. Detalhes sobre armazenamento e memória RAM não foram divulgados.

Por fim, a bateria entrega 75 Wh e ele ainda oferece suporte ao Wi-Fi 6E, além de portas Thunderbolt 4 de até 40 Gbps para conectividade.

Zenbook 14X OLED Space Edition

Zenbook 14X OLED Space Edition. (Crédito: ASUS/Divulgação)
Zenbook 14X OLED Space Edition. (Crédito: ASUS/Divulgação)

Com um design baseado na temática espacial, o Zenbook 14X OLED Space Edition (UX5401) foi inspirado na missão espacial realizada em 1998. Seu diferencial, por exemplo, pode ser observado em seu corpo, onde ele carrega um visual com códigos morse e outros padrões espaciais. A fabricante inseriu também um pequeno visor OLED de 3,5 polegadas chamado ZenVision, onde é possível inserir animações espaciais, textos temáticos ou visualizar informações de hora e bateria.

A cor escolhida é chamada Zero-G Titanium - em referência à gravidade zero. Ele ainda conta com certificação SMC S-016A de durabilidade, com suporte a vibrações em diferentes frequências, além de baixas e altas temperaturas. Seu teclado possui tecnologia ErgoSense, com leitor biométrico integrado, enquanto o touchpad conta com o NumberPad para as teclas numéricas.

Especificações do Zenbook 14X OLEd Space Edition. (Crédito: ASUS/Divulgação)
Especificações do Zenbook 14X OLEd Space Edition. (Crédito: ASUS/Divulgação)

A tela consiste em um painel OLED de 14 polegadas e com proporção 16:10, que suporta 100% das gamas de cores DCI-P3, além de validação Pantone. Seu sistema sonoro é composto por dois woofers, com suporte a Dolby Atmos e, para resfriamento, oferece dois coolers, com a tecnologia ASUS IceCool.

Por último, mas não menos importante, o Zenbook 14X OLED Space Edition vem integrado do processador Intel Core i9-12900H, com placa de vídeo Iris Xe integrada e bateria com capacidade de 63 Wh. As informações de memória RAM e armazenamento não foram divulgadas.

Zenbook 14 OLED

Zenbook 14 OLED. (Crédito: ASUS/Divulgação)
Zenbook 14 OLED. (Crédito: ASUS/Divulgação)

O último modelo desta lista é o Zenbook 14 OLED (UX3402). Seu visual consiste em um design minimalista e moderno, com foco na leveza e praticidade. Por exemplo, ele possui apenas 16,9 mm de espessura e 1,39 kg de peso. A tela também se trata de painel OLED de 14 polegadas, com resolução 2,8K, em proporção 16:10. Ele oferece taxa de atualização de 90 Hz, além de 100% de cores DCI-P3 e validação Pantone. O som também tem Dolby Atmos e é certificado pela Harman Kardon.

Com leitor biométrico integrado, seu teclado conta com 1,4 mm de distância de viagem, além de oferecer um touchpad integrado com o NumberPad, para facilitar a digitação de números. O processador escolhido aqui é Intel Core i7 de 12ª geração, memória RAM de até 16 GB e armazenamento de 1 TB por meio de um SSD PCIe 4.0 x4.

Especificações do Zenbook 14 OLED. (Crédito: ASUS/Divulgação)
Especificações do Zenbook 14 OLED. (Crédito: ASUS/Divulgação)

Por fim, o Zenbook 14 OLED suporta Wi-Fi 6E, oferece duas portas USB-C com Thunderbolt 4, uma USB-A 3.2 Gen 2, uma saída HDMI 2.0, um leitor de cartão micro SD e um jack de áudio para fones e microfone.