Já não é de hoje que ouvimos falar sobre as grandes marcas de televisores insistirem na tecnologia Quantum Dots OLED. Durante a CES 2022, maior feira de tecnologia do mundo que acontece anualmente, a Samsung recebeu o prêmio "Best of Innovation" pelo seu modelo com a tecnologia, mas vale lembrar também da Sony, a primeira marca do mercado a estrear esse atributo. Além disso, a japonesa oficializou o PlayStation VR 2, um conjunto de equipamentos para jogos em realidade virtual.

Sony lança a primeira TV QD-OLED 4K do mercado

A Bravia XR A95K conta com o painel QD-OLED fabricado pela Samsung Display e oferece resolução 4K e opções de 55 e 65 polegadas. Cotada como uma grande revelação do mercado por oferecer um novo nível de televisores intermediário entre as telas OLED padrão e os displays Micro LED, a gigante sul-coreana recebeu um prêmio de inovação durante a CES 2022, evento tecnológico que apresenta e dita as novidades para o mercado.

Bravia XR A95K. (Crédito: Sony/Divulgação)
Bravia XR A95K. (Crédito: Sony/Divulgação)

Com essa nova tecnologia, a nova TV da Sony deve entregar níveis de pretos reais e excelente contraste como os painéis OLED, ao mesmo tempo em que as cores mais vivas ganham um nível brilho mais alto e aprimorado, como os modelos LED com pontos quânticos.

Além da tela QD-OLED, a TV Bravia XR A95K vem equipada com a versão atualizada do Cognitive Processor XR, agora com recursos que otimizam o som e a imagem, incluindo melhor contraste e um modo que direciona o áudio para onde o usuário está sentado. Ela também suporta jogos em 4K com taxa de atualização de 120 Hz e, ao conectá-la a um PS5, a TV inicia um sistema de mapeamento automático de HDR que funciona com o modo de baixa latência.

A TV vem integrada com o sistema operacional Google TV, conta ainda com quatro entradas HDMI, sendo que duas delas possuem os recursos do HDMI 2.1 e um tipo de construção minimalista que gerencia os cabos de forma discreta, sendo implementado ainda um pé especial que possibilita apoiar a tela diretamente na parede.

TVs Mini LED Z9K e X95K

A Sony lançou também modelos de TV Mini LED. (Crédito: Sony/Divulgação)
A Sony lançou também modelos de TV Mini LED. (Crédito: Sony/Divulgação)

Ainda no departamento de TVs, a Sony anunciou também novos modelos Mini LED Z9K e X95K. Ambas também são alimentadas pelo chipset Cognitive Processor XR, e ainda ostentam o sistema Backlight Master Drive XR para um melhor controle preciso dos LEDs. Segundo a fabricante, essa combinação é ideal para usuários que gostam de assistir esportes e programas de TV com ambientes claros.

PlayStation VR 2 também é oficial

Uma das grandes surpresas da Sony foi quando a empresa oficializou a chegada do PlayStation VR 2, um conjunto de periféricos que reúne um fone de ouvido VR de próxima geração para o PlayStation 5, aliado de dois controladores funky chamados PSVR 2 Sense.

PlayStation VR 2 finalmente foi oficializado pela Sony. (Crédito: Sony/Divulgação)
PlayStation VR 2 finalmente foi oficializado pela Sony. (Crédito: Sony/Divulgação)

O fone de ouvido deve oferecer a imersão ideal para jogos que oferecem a tecnologia de realidade virtual e, para isso, conta com sistema de vibração, além de sensores que rastreiam o movimento dos olhos a um campo de visão de 110 graus, produzidos imagens com a máxima a resolução, mas utilizando menos pixels.

Controladores que se assemelham ao DualSense. (Crédito: Sony/Divulgação)
Controladores que se assemelham ao DualSense. (Crédito: Sony/Divulgação)

Durante a apresentação, a empresa nos permitiu dar uma olhada no Horizon Call of the Mountain, um jogo que parece ser ambientado no mesmo mundo de jogos que Horizon Zero Dawn e conta com suporte ao PlayStation VR 2.

Fonte: The Verge, CNET