A Samsung revelou uma nova versão de seu controle remoto Eco Remote que é capaz de recarregar a bateria através do sinal Wi-Fi de roteadores. Através de sinais de rádio de 2,4 GHz, o controle remoto consegue manter sua carga e não necessita de uma base para carregamento ou carregador de parede.

Embora o conceito de energia através de rádio frequência não seja novo, a grande presença de sinais Wi-Fi em diversos ambientes fez com que a ideia se tornasse atraente para dispositivos de baixo consumo de energia. O novo controle da Samsung pode ter sido o primeiro a empregar essa tecnologia em eletrônicos de consumo.

Como funciona

O novo controle remoto para TVs da Samsung não utiliza uma base de carregamento, ao invés disso, sua energia é fornecida pelo sol e por ondas de rádio. Segundo a Samsung, o controle não utiliza pilhas nem baterias, ao invés disso, há somente um capacitor que é capaz de armazenar pequenas quantidades de energia.

Novo controle remoto da Samsung. Fonte: Samsung
Novo controle remoto da Samsung. Fonte: Samsung

Capacitores armazenam energia de forma diferente das baterias. Ao invés de armazenar energia quimicamente como as baterias, um capacitor faz isso de forma física através de um processo semelhante à eletricidade estática. Um porta-voz da Samsung disse ao site techradar:

"Quer seja um dia claro e ensolarado ou no meio da noite, a bateria permanece totalmente carregada coletando as ondas de rádio dos roteadores e convertendo-as em energia."

Materiais utilizados na fabricação

De acordo com a Samsung, a nova versão do SolarCell Remote utiliza materiais reciclados e não possui bateria de íons lítio, utilizando somente um capacitor para armazenar energia.

O novo SolarCell Remote será lançado junto com as TVs QLED 4K e 8K de 2022.