A Samsung anunciou hoje (3) suas novas smart TVs microLED, Neo QLED e Lifestyle. A revelação acontece poucos dias antes da CES 2022, evento de eletrônicos que começará nesta quarta-feira (5). De acordo com a desenvolvedora sul-coreana de celulares, houve avanços na qualidade de imagem e som, além do aumento de tamanho das telas, novos acessórios personalizados e uma interface atualizada.

Embora saibamos que a Samsung já iniciou a produção em massa de telas QD-OLED no final de novembro de 2021, infelizmente as smart TVs com essa tecnologia ainda não foram anunciadas pela empresa. Entretanto, a tecnologia LCD da Samsung tem evoluído constantemente e houve diversas melhorias tanto em termos de qualidade de imagem quanto de design, entregando em alguns modelos de TV bordas extremamente finas.

Novos modelos de smart TVs microLED Samsung

Com a nova geração de smart TVs com tecnologia microLED da Samsung, houve uma melhora na qualidade de imagem, graças a capacidade dos LEDs de produzirem luz e cor de forma individual, criando uma grande profundidade, cores vibrantes e nível de detalhes e contraste elevados. A empresa diz que irá exibir durante a CES 2022 três diferentes modelos: 110", 101" e 89".

Nova smart TVs microLED Samsung 2022. Fonte: Samsung
Nova smart TVs microLED Samsung 2022. Fonte: Samsung

Outra inovação no modelo 2022 das TVs microLED Samsung foi o suporte a uma profundidade de escala de cinza de 20 bits. Segundo a empresa, essa melhoria irá proporcionar um controle melhor das mais de 1 milhão de etapas e níveis de brilho e cor, proporcionando uma experiência de HDR superior. Além disso, é dito que estes modelos de TVs entregaram uma proporção tela-borda de 99,99%, ou seja, praticamente não há bordas.

De acordo com a Samsung, suas novas TVs microLED também trazem:

  • Modo Arte: permite que os consumidores transformem qualquer cômodo em uma galeria de arte, pois podem selecionar e exibir suas obras de arte ou fotografia digital favoritas. O 2022 MICRO LED também vem com duas peças de mídia exclusivas do famoso artista e designer Refik Anadol.
  • Multi View: permite que os usuários vejam o conteúdo de quatro fontes diferentes simultaneamente - de qualquer uma ou todas as quatro portas HDMI - em resolução 4K cristalina de até 120fps.
  • Dolby Atmos: oferece uma experiência de áudio imersiva de primeira linha com alto-falantes de canal superior, lateral e inferior para um som multidimensional de tirar o fôlego.

Novas smart TVs Neo QLED

Segundo a Samsung, graças ao processador Neo Quantum e aos avanços da tecnologia de imagem e som, as novas TVs Neo QLED de 2022 oferecem um novo nível de qualidade. Neste ano a Samsung está trazendo o mapeamento de contraste avançado com BLU (unidade de luz de fundo), o suporte a imagens de 12 a 14 bits, proporcionando um maior controle da luz através dos miniLEDs, entre outras novidades.

Novas smart TVs Samsung Neo QLED 2022. Fonte: Samsung
Nova smart TV Samsung Neo QLED 2022. Fonte: Samsung

Através da nova tecnologia Shape Adaptive Light, o processador Neo Quantum, segundo a Samsung, é capaz de analisar, linhas, formas e superfícies, controlando a maneira como a luz é emitida pelos LEDs. Além disso, a empresa tambem trouxe para estas TVs uma tecnologia chamada Real Depth Enhancer, onde é utilizado um algoritmo de qualidade de imagem, criando uma sensação de realismo ao detectar e processar um objeto na tela, comparando com o fundo da imagem e criando uma sensação de profundidade.

Outro ponto interessante das TVs Samsung Neo QLED 2022 é o modo EyeComfort, onde o brilho da tela é ajustado de forma automática através da utilização um sensor de luz integrado, além de informações sobre o pôr do sol e o nascer do sol. Segundo a Samsung, isso permitirá uma experiência mais confortável durante a noite, pois o display tem a cor azul reduzida, algo que pode afetar a qualidade do sono.

Em termos de som, houve melhorias na tecnologia OTS (Object Tracking Sound), que direciona o som dos alto-falantes da TV em sincronia com o movimento de um objeto da tela. As TVs da linha 2022 contarão com o OTS Pro, que elevam a experiência entregue a um novo patamar. Além disso, as novas TVs Neo QLED também possuirão suporte ao Dolby Atmos, graças a adição de novos alto-falantes.

Novas TVs Lifestyle

As TVs Samsung Lifestyle de 2022 vem para trazer tecnologia e design para oferecer uma experiência única e personalizada ao usuário, segundo a empresa. As novas linhas The Frame, The Sero e The Serif ganharam uma nova tela anti-reflexo e anti-impressão digital.

Novas TVs Samsung Lifestyle 2022. Fonte: Samsung
Novas TVs Samsung Lifestyle 2022. Fonte: Samsung

Confira abaixo a descrição da Samsung para suas novas smart TVs de suas linhas Lifestyle:

  • A linha The Frame agora oferece a experiência de visualização de arte mais realista fora de um museu, graças à tecnologia de painel anti-reflexo e de baixo reflexo com uma tela fosca em relevo. Também evita impressões digitais e manchas, permitindo aos usuários desfrutar de suas obras de arte favoritas em perfeitas condições. A The Frame vem em tamanhos que variam de 32 "a 85".
  • A linha The Serif também vem com um corpo de acabamento fosco para se misturar perfeitamente com a tela fosca, elevando o design icônico para dar a aparência e sensação mais premium. Com a adição de uma opção de tamanho de 65 ", a Serif vem agora em tamanhos que variam de 43" a 65 ".
  • A linha The Sero oferece uma experiência de visualização otimizada com seu novo Matte Display nos modos vertical e horizontal. A nova função vertical Multi View leva a multitarefa para o próximo nível, permitindo que os usuários visualizem simultaneamente diferentes conteúdos na parte superior e inferior da tela, ou busquem informações online enquanto assistem a algo.

Review Samsung THE FRAME 2021: Smart TV QLED 4K que vira obra de arte!