A Samsung Display, ao que parece, está pronta para começar a produzir em massa telas QD-OLED de 55 e 65 polegadas, além de painéis de 34 polegadas para monitores de PCs. A informação vem através do HDTVtest, que identificou o relatório do site sul coreano Edaily Korea, onde é dito que a fabricação em escala de telas QD-OLED deverá começar no dia 30 de novembro.

A QD-OLED é um novo tipo de tecnologia OLED (Organic Light-Emitting Diode) que se utiliza de pontos quânticos para gerar cores. Basicamente há um diodo orgânico emissor de luz azul que utiliza pontos quânticos (quantum dots ou QDs) para converter a cor para o vermelho e o verde. Esse mecanismo é diferente do que a LG utiliza em seus painéis OLED, onde há diodos orgânicos emissores de luz na cor azul, amarela e verde, produzindo a cor branca.

Funcionamento de um painel QD-OLED. Fonte: hdtvtest
Funcionamento de um painel QD-OLED. Fonte: hdtvtest

Produção em massa em grande escala de telas QD-OLED

De acordo com o site coreano Edaily Korea, foi localizado um memorando interno do CEO da Samsung Display (divisão da Samsung responsável pela fabricação de telas), Choi Joo-sun, dizendo que a "produção em massa em grande escala" de painéis QD-OLED irá iniciar no dia 30 de novembro. Choi diz:

"A QD Display vai produzir em massa e lançar TVs de 65 e 55 polegadas e monitores de 34 polegadas, e decidir se vai aumentar a produção com base na reação do mercado."

Segundo a Samsung, a tecnologia QD-OLED é capaz de chegar a níveis de contraste que correspondem aos painéis WOLED (White OLED) da LG, além de atingirem um nível de brilho muito maior. É interessante saber desta capacidade, pois a grande crítica atual às TVs OLED é justamente o brilho que não é o ideal para salas muito iluminadas.

Sony e Samsung irão lançar suas primeiras TVs QD-OLED na CES 2022

No início deste mês, foi relatado que a Samsung e a Sony tem planos para anunciar suas primeiras TVs QD-OLED durante a CES 2022 em janeiro. A informação veio através do site HDTVtest, onde é dito que além das fabricantes asiáticas citadas, ainda não se sabe se a Panasonic e a TCL irão anunciar também TVs com a mesma tecnologia, mas há uma chance considerando que no passado as companhias já foram clientes em potencial de telas Samsung.