O Lightroom e o Photoshop são dois poderosos programas da Adobe para edição e gerenciamento de imagens. Eles podem ser usadas para executar muitas das mesmas tarefas de edição de fotos, mas isso não significa que sejam intercambiáveis.

Para os iniciantes, pode ser difícil saber qual é o programa certo para um trabalho específico. Mas aqui reunimos uma série de detalhes sobre as diferenças entre o Lightroom e o Photoshop. No final deste guia, você entenderá melhor onde cada programa se destaca... e onde ficam para trás. Isso significa que você saberá qual programa é a melhor escolha para cada situação!

Isso é importante porque o domínio do Photoshop e do Lightroom é uma ótima maneira de fazer com que seu portfólio de design on-line ou seu portfólio de fotografia se destaque dos demais. E a capacidade de usar o software de edição mais popular do setor é uma habilidade importante que os empregadores procuram.

Photoshop vs. Lightroom

Então, para começar, aqui vai um resumo de cada programa.

O que é o Photoshop?

O Photoshop foi originalmente criado como uma ferramenta para edição de imagens simples, que desde 1990 se tornou um pacote de software monstruoso com muitas funções e recursos para as necessidades de designers gráficos, arquitetos, animadores, editores, fotógrafos e até mesmo artistas 3D. 

Pense nele como um Cadillac de edição de imagens com um potencial ilimitado, que pode melhorar não apenas com as atualizações de software, mas também com plugins especiais conhecidos como "filtros" da Adobe e de empresas de software de terceiros. 

Adobe Photoshop
Adobe Photoshop

Quer fazer uma montagem de várias fotografias em um único panorama? Remover manchas na pele? Ou talvez fazer uma pessoa parecer mais alta, mais baixa, mais magra ou mais gorda? Sim, o Photoshop pode fazer tudo isso e muito muito mais. 

Seria inútil tentar listar o que o Photoshop pode fazer, porque provavelmente seria uma lista interminável. O termo "Editada com Photoshop" se tornou um jargão, porque estamos constantemente expostos a imagens alteradas que podem parecer tão realistas quanto a imagem original - esse é o poder do Photoshop.

O que é o Lightroom?

O nome completo do Lightroom é "Adobe Photoshop Lighroom", o que pode parecer confuso, porque contém a palavra "Photoshop". De certa forma, faz sentido, porque o Lightroom pode ser considerado um subconjunto do Photoshop, com funcionalidades específicas que o Photoshop não possui, e provavelmente nunca terá. Foi criado com o objetivo principal de gerenciar um grande número de imagens, mantendo-as organizadas em um só lugar. 

O Photoshop é uma ferramenta de edição de imagens muito avançada, mas quando você edita centenas de imagens, mantê-las organizadas torna-se um problema ao longo do tempo. 

Para quem trabalha com grandes quantidades de imagens, é um grande desafio organizar imagens editadas no disco rígido do PC, classificá-las e catalogá-las. Isso sem falar do desafio de encontrar imagens, porque isso pode fazer você ter que procurar entre milhares de miniaturas e metadados de imagens para encontrar algo que está procurando. É quase como procurar uma agulha no palheiro. À medida que o catálogo de imagens aumenta, qualquer profissional sentirá a necessidade de organizar suas imagens. E é aí que o Lightroom pode salvar seu tempo de trabalho.

Adobe Lightroom
Adobe Lightroom

O Lightroom é um software de gerenciamento de imagens, orientado por banco de dados que lê automaticamente os metadados da imagem (como marca e modelo da câmera, data / hora capturada, abertura, velocidade do obturador, ISO, equilíbrio de branco, etc), conhecido como EXIF, e grava informações sobre cada fotografia, um novo banco de dados conhecido como "catálogo". 

À medida que as imagens são importadas, o Lightroom tem uma funcionalidade incorporada para adicionar informações adicionais a cada imagem, permitindo que você marque imagens com palavras-chave, sinalizadores e classificações com estrelas específicas. Isso torna muito fácil separar centenas de imagens e escolher as melhores, editá-las seletivamente ou em lotes, e exportar as melhores imagens diretamente para sites como o Flickr e o Facebook. Esse tipo de marcação e indexação não está disponível no Photoshop, porque o Photoshop não mantém um banco de dados com imagens catalogadas.

Além dos recursos de gerenciamento de mídia, o Lightroom contém um conjunto de ferramentas que permitem aos fotógrafos manipular imagens. Resumindo, pense no Photoshop como uma ferramenta de edição de imagens, enquanto o Lightroom é uma ferramenta de gerenciamento de imagens com alguns recursos limitados de edição.

Recursos de edição de imagem do Lightroom

O Lightroom tem um conjunto específico de ferramentas que facilitam a edição e manipulação de imagens. A lista de ferramentas é bastante longa - desde cortar e alterar a exposição básica até corrigir problemas específicos da lente. 

Alterações específicas podem ser salvas como predefinições e aplicadas a um grupo de imagens. À medida que a Adobe desenvolve novas versões do Lightroom, novos sub-módulos e outros recursos específicos do sub-módulo são incluídos.

Além dos recursos de edição de imagem destacados acima, o Lightroom também possui módulos internos para criação de apresentações de slides, impressão de imagens e exportação de galerias de imagens para a Web.

Recursos de edição de imagem do Photoshop

Tudo o que você pode fazer no Lightroom pode ser feito no Photoshop, mas no Photoshop você pode fazer muito mais. Alguns fotógrafos usam o Adobe Bridge com o Photoshop, como parte de seu fluxo de trabalho sem o Lightroom. 

Embora o Bridge tenha algumas funcionalidades do Lightroom, ele não é um sistema de banco de dados / catálogo. Pense nisso como um navegador ou gerenciador de arquivos. Procurar por uma imagem requer passar por todos os arquivos, o que pode levar muito tempo, enquanto uma pesquisa semelhante no Lightroom pode ser feita em questão de segundos - novamente, porque o banco de dados do Lightroom é otimizado para pesquisa. Se você estiver usando o Adobe Bridge, experimente o Lightroom.

Conclusão

Como você pode ver, o Lightroom e o Photoshop são igualmente importantes, porém diferentes. Como fotógrafo, você deve usar as duas ferramentas de edição de imagens.

Recomendamos o uso do Lightroom para edições básicas e rápidas. O Photoshop deve ser usado para edição de imagens mais avançada e para criar imagens vetoriais.

Você pode baixar o Lightroom e o Photoshop no site da Adobe.