Oficina da Net Logo

5 Alternativas grátis ao WinRar para descompactar arquivos

Está em busca de um descompactador de arquivos grátis e alternativos ao WinRAR? Confira aqui 5 ótimas opções.

Por | @oficinadanet Softwares Pular para comentários

Muitas vezes, precisamos compactar ou descompactar arquivos para várias funções, como enviar e-mails, acessar músicas ou apenas armazenar seus dados ocupando pouco espaço. As ferramentas mais populares que o ajudam a fazer essas tarefas são o WinZip e o WinRAR, ambos extremamente poderosos. No entanto, isso não significa que você não possa encontrar alternativas incríveis do WinRAR grátis.

No que diz respeito ao WinZip e ao WinRAR, esses aplicativos são usados ​​por milhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, essas duas ferramentas têm versões premium pagas, e grátis mesmo só as versões de avaliação. Felizmente, a Internet tem alternativas gratuitas para quase todos os softwares. E ferramentas de compactação como o WinRAR não são exceções.

Há várias ferramentas na Internet que ajudarão você a compactar e descompactar arquivos gratuitamente. Se você escolher bem, essas ferramentas também ajudarão você a escolher o formato do arquivo. A maioria deles está equipada com recursos já encontrados no WinRAR. Algumas dessas ferramentas também prometem ser melhores em recursos do que o WinRAR.

Dica: Os 10 aplicativos mais baixados da loja da Microsoft para Windows Leia em destaque: Como calcular porcentagem no Excel.

Não apenas para o Windows!

Se você acha que as melhores alternativas gratuitas do WinRAR estão disponíveis apenas para PCs com Windows, veja algumas novidades. Ferramentas de compressão gratuitas estão disponíveis para PC, Mac e até smartphones. Tudo o que você precisa descobrir é o que funciona bem para você, e que você pode usar com segurança.

Ao escolher o melhor software de descompactação para o seu PC ou celular, você precisará ser cauteloso também. Existem algumas ferramentas com aparência de spam, cuja única finalidade é incomodar você com uma variedade de aplicativos indesejados. 

Melhores Alternativas grátis ao WinRAR

Veja as melhores alternativas gratuitas do WinRAR que você pode obter agora. Enquanto alguns deles são tão bons quanto (ou até melhores) que o WinRAR, outros podem vir com algumas limitações.

7-Zip

7-Zip7-Zip

A primeira grande e gratuita alternativa ao WinRAR tem que ser o 7-Zip. É uma ferramenta de código aberto e gratuita, que foi criada para criar e abrir arquivos compactos. A principal razão pela qual muitas pessoas ao redor do mundo usam esse software é a alta taxa de compactação. Dá-lhe 10% melhor compressão do que o WinRAR e WinZip.

Se você estiver usando o software para compactar a pasta no formato 7z, obterá até 70% de compactação. Agora, o formato 7z é seu formato de software proprietário, que é feito para fácil compactação. Além disso, o formato é amplamente suportado em diversas plataformas e outros softwares.

Você também pode descompactar pastas que são compactadas em vários formatos com o 7-Zip. O software em si é tão leve que consome apenas 1MB do seu espaço em disco. Isso significa que ele utiliza facilmente a maioria dos recursos do sistema sem importar muito material externo. No entanto, 7-Zip não tem a capacidade de reparar arquivos danificados.

Plataformas Windows, Mac, Linux, ReactOS.
Prós Funciona com recursos do sistema; Alta compactação.
Contras Ferramenta de reparo de arquivo ausente.
Download 7-Zip

 

B1 Free Archiver

B1 Free ArchiverB1 Free Archiver

O B1 Free Archiver é uma ótima ferramenta de funcionalidades simples, mas eficazes. Há suporte para vários formatos, que incluem b1, 7z, arj, rar, txz, jar e muito mais. Ele tem suporte para ferramentas online e de desktop. Você pode baixar as ferramentas para descompactar e compactar arquivos offline, ou fazer online com o arquivador online.

O arquivador on-line geralmente é útil, quando você não pode fazer download de software no PC devido a restrições. Enquanto a instalação do software é gratuita, você pode receber algum adware indesejado junto com ele. Você terá que prestar atenção e desmarcar todas as instalações de expansão antes de instalar.

Os usuários têm sentimentos mistos sobre a interface do aplicativo. Alguns acham que é um pouco básico demais, enquanto outros gostam disso. No geral, a interface não é a melhor do mercado, mas é uma ótima alternativa grátis ao WinRAR.

Plataformas Windows, Linux, Android, Linux.
Prós Suporte a vários formatos; Compactação e descompressão eficazes.
Contras Vem com instalações de adware indesejadas.
Download B1FreeArchiver

 

ExtractNow

ExtractNowExtractNow

O ExtractNow é uma ferramenta totalmente gratuita e com uma interface simples e intuitiva. Mas tem uma grande desvantagem - só pode descompactar arquivos. No entanto, ainda é uma ótima alternativa se você quiser extrair vários arquivos com facilidade. Você pode simplesmente arrastar e soltar arquivos compactados na interface da ferramenta.

A interface do ExtractNow é limpa, fácil de usar e incrivelmente bem projetada. Você pode usar o recurso de arrastar e soltar para extrair arquivos diretamente para a janela principal do programa. Como alternativa, você pode clicar com o botão direito do mouse no arquivo no Windows Explorer e extrair com ExtractNow.

A boa notícia é que com o ExtractNow, além dos formatos de compactação mais populares, como RAR e ZIP, ele também suporta vários outros. Você pode definir uma pasta automática em que os arquivos serão extraídos todas as vezes. Como alternativa, você pode usar a opção para definir manualmente o caminho para a extração de arquivos.

Plataformas Windows 98 ou posterior.
Prós Arraste e solte a compressão; Interface limpa e eficaz.
Contras Não suporta todos os formatos ZIP.
Download ExtractNow

 

Hamster Zip Archiver

Hamster Zip ArchiverHamster Zip Archiver

O Hamster Zip Archiver é outra alternativa intuitiva ao WinRAR, com muitos recursos. No entanto, existem algumas deficiências que você terá que lidar. Independentemente disso, é muito melhor do que algumas outras alternativas ao WinRAR. A navegação é bastante simples e direta.

A interface simples do software Hamster traz algumas desvantagens importantes. O número de opções durante a criação de novos arquivos é extremamente limitado. Você pode abrir arquivos em vários formatos usando este software. No entanto, você pode criar novos arquivos apenas nos formatos ZIP e 7z.

Pode haver problemas de idioma ao usar o aplicativo Hamster Zip. Os fabricantes fizeram esforços suficientes para garantir que o instalador principal do aplicativo esteja em inglês. Mas alguns usuários encontraram o russo nas telas enquanto tentavam atualizar o software.

Plataformas Windows 7, 8, 10.
Prós Design simples, mas intuitivo.
Contras Suporta somente arquivos 7z e ZIP.
Download HamsterZipArquivo

 

PeaZip

PeaZipPeaZip

Embora o PeaZip seja uma alternativa do WinZip por excelência, é bastante útil ao usar o WinRAR também. Com 10MB, o software causa corrosão mínima na memória do computador. O software suporta uma variedade de formatos de arquivos. A melhor coisa é que este software está focado na segurança sobre a compressão. 

O melhor do PeaZip é que ele não tem uma versão paga, e a versão gratuita é completamente funcional. Você pode usá-lo gratuitamente em quantos dispositivos quiser. O PeaZip é totalmente capaz de usar a autenticação em dois fatores para ler e criar arquivos criptografados. Isso geralmente funciona quando um fator chave selecionado aleatoriamente é combinado com uma senha.

PeaZip vem com um gerenciador de senhas embutido, que ajuda a criptografar sua senha até que você use uma senha mestra para desbloquear a interface geral do software. Além disso, você também recebe vários recursos não relacionados à segurança. Você pode marcar/desmarcar todos esses recursos com apenas alguns cliques na interface.

Plataformas Windows, Linux
Prós Criptografia; Reparo de arquivo; Marca d'água nas imagens.
Contras Opção de compactação em lote ausente.
Download PeaZip

 

É seguro usar alternativas gratuitas ao WinRAR?

Depende totalmente do tipo de software que você está usando. Os que mencionamos nesta lista são bastante seguros para uso geral. No entanto, é possível que em alguns sites de download, os softwares venham junto com um adware, que você pode instalar acidentalmente. 

Se você estiver baixando um aplicativo fora dos mencionados nesta lista, tenha muito cuidado com as instalações do anúncio. Nem todas as alternativas ao WinRAR gratuitas vem com anúncios irritantes. Alguns deles são puramente spam e não merecem sua atenção.

De qualquer forma, se você acha que algum software está trazendo um adware, use um software na sua máquina para prevenir esse tipo de arquivo. Você pode baixar um dos 5 melhores antispywares de 2018 que selecionamos.

Considerações finais

A compactação e a descompactação são funções importantes do computador, e que você deve usar de tempos em tempos. Neste artigo, mencionamos algumas alternativas viáveis ​​ao WinRAR. Esperamos que você possa fazer uso deste artigo para encontrar uma alternativa do WinRAR relevante para você.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Você tem Telegram? Então inscreva-se grátis aqui no canal do Oficina da Net e recebe todas as notícias pelo mensageiro.

Comentários
Carregar comentários