Sony Vegas ou Adobe Premiere, qual é o melhor?

O que é melhor no VEGAS Pro ou no Adobe Premiere Pro? Um software de edição de vídeo deve atender às suas necessidades exclusivas. É possível determinar qual alternativa funciona melhor para pessoa.

Por | @oficinadanet Softwares Pular para comentários

Sony Vegas ou Premiere? Essa é uma comparação que muitos fizeram ao longo dos últimos anos no mercado, e como sempre acontece ao fazer uma comparação, muitas coisas são distorcidas pelo ponto de vista dos editores, por isso é difícil estabelecer qualquer definição.

Aqui, pretendemos apresentar as especificações de cada produto, e discutir seus efeitos no fluxo de trabalho, na produção e na usabilidade, para formar uma opinião além do argumento "este é o que eu gosto". No entanto, estamos cientes de que fazer uma comparação completamente justa é impossível.

Sony Vegas VS Adobe Premiere

1. Interface e recursos

Funcionalidades de Edição Adobe Premiere Sony Vegas
Ferramentas de Animação
x
 
Transições de Áudio
x
x
Correção de cor
x
x
Captura Direta da Filmadora
x
x
Arraste e solte
x
x
Gravação de DVD
x
x
Tela Verde (Chroma Keying)
x
x
Suporte HD
x
x
Mudança de velocidade
x
x
Legendas
x
x
Transições de Vídeo
x
 
Suporte Multi-Cam
x
x
Edição 3D
x
 
Efeitos visuais
 
x

Mais uma vez, a folha de especificações do Premiere sugere que ele é superior, e para ser brutalmente honesto, isso é muito verdade. Que o Premiere tem mais capacidade dentro do departamento de edição, não há dúvidas. Há muito poucas coisas que o Vegas faz melhor (sendo a manipulação 3D uma delas), mas nem todas as diferenças não são tão óbvias. 

É inevitável que as habilidades mais complexas do Premiere o levem a uma estrutura de interface mais complexa, e uma curva de aprendizado mais acentuada. Devido a isso o Vegas é mais fácil de manipular, especialmente para os mais inexperientes.

Sony Vegas ou Adobe Premiere, qual é o melhor?

Apesar das especificações do Vegas, o Premiere tem muito a oferecer, o Mecanismo de Reprodução Mercury, que aciona o conjunto de edição, permite a reprodução em tempo real sem renderização, o que economiza tempo e contribui para um fluxo de trabalho muito mais suave para qualquer projeto, e não se aplica a todos, as múltiplas habilidades da câmera são inigualáveis ​​e, para aqueles que as utilizam, uma ferramenta valiosa e significativa para produzir resultados de nível profissional.

Sony Vegas ou Adobe Premiere, qual é o melhor?

O Premiere tem mais capacidade para produzir vídeos de alta qualidade, mas tem uma curva de aprendizado grande para novos usuários. Esta deve ser uma consideração para quem está escolhendo entre os dois, no entanto, a complexidade do Premiere não é um problema intransponível. Existem inúmeros tutoriais gratuitos e cursos, disponíveis para obter qualquer nível de usuário que procura aprender os primeiros passos no entendimento dos processos do Premiere.

É claro que o mesmo acontece com o Vegas, mas provavelmente eles não serão tão necessários. Já no Premiere eles são mais necessários, mas a própria Adobe oferece muito conteúdo nesse sentido.

2. Especificações 

Como podemos ver, à primeira vista os dois se parecem muito, em relação às ferramentas e utilidades básicas. A única diferença gritante não mencionada nas especificações básicas descritas acima é que o Sony Vegas é um produto somente para Windows. 

O Premiere tem versões para Mac e Windows, e embora o domínio da Apple nas indústrias criativas não seja nem de longe o que era, um número considerável de pessoas ainda usa a plataforma Mac. E para elas, o Vegas nem sequer é uma opção, pois requer uma operação intensiva do processador para a edição de vídeo.

Também é importante considerar que a própria folha de especificações não conta toda a história, como os módulos de áudio e efeito mais avançados no Premiere. No entanto, o Vegas tem a vantagem de ser um programa muito mais fácil de se entender para qualquer novo usuário.

Para o mundo da edição de vídeo, e embora suas habilidades talvez não sejam tão sofisticadas quanto o Premiere, os novos usuários geralmente descobrem que obtêm melhores resultados com o Vegas, devido à acessibilidade de suas ferramentas. 

Para os mais experientes, isso provavelmente não é um fator, mas vale a pena considerar para os recém-chegados.

3. Fluxo de trabalho

Uma vez superada essa barreira inicial, nos quesitos funcionalidade adicional, eficiência de fluxo de trabalho e compatibilidade, o Premiere pode lidar com aproximadamente o dobro do número de formatos de mídia do produto da Adobe, o que o torna um produto superior para uso a longo prazo.

A chave aqui é a longo prazo, ninguém quer reaprender tudo a cada dois anos, mudando de plataforma e procurando o produto definitivo, então ao fazer uma escolha para edição de vídeo, os futuros usuários devem considerar não apenas o que querem agora, mas o que podem querer no futuro. 

Que o Vegas tem uma curva de aprendizado mais fácil, não há absolutamente nenhuma dúvida. No entanto, e se você quiser mais tarde os recursos de edição mais sofisticados? 

Se você mudar de ideia, então você acabara tendo que aprender a trabalhar no Premiere, depois de já ter aprendido a trabalhar com o Vegas. Qual deles atenderá às suas necessidades futuras deve ser levado em consideração neste momento.

4. Compatibilidade

Há também a questão de outros requisitos de produção. Se você está apontando para efeitos de movimento, animação e outros efeitos compostos dentro de seu trabalho, então considere a plataforma que será executada também. 

Aqui é onde brilha a força da Adobe. Os vários produtos lançados trabalham juntos extremamente bem e, no caso de efeitos de vídeo, o Premiere e o After Effects juntos oferecem um fluxo de trabalho e uma qualidade de saída muito boas. 

Conclusão

Em conclusão, o Premiere é um programa mais capaz, tanto em termos de fluxo de trabalho, quanto a sua capacidade de integrar-se com outros aplicativos para produzir um trabalho muito mais avançado.

Para quem procura mais do que apenas um editor, é a escolha certa a se fazer. Encontre o material didático, aprenda e se divirta.

Esta é uma comparação básica sobre os softwares de edição de vídeos Adobe Premiere e o Sony Vegas. Ambos são softwares de edição de vídeo profissionais.
 

Mais sobre: softwares, adobe_premiere, Sony_vegas

Siga nossas redes sociais