O SuperFetch é um recurso criado inicialmente para o Windows Vista, com o objetivo ajudar no carregamento dos programas e deixá-los mais rápidos do que em computadores com Windows XP. A palavra "Fetch" pode ser traduzida como "busca" e como "esforço", e é exatamente isso que ele faz. Na descrição do serviço oficial está escrito que ele "mantém e melhora o desempenho do sistema ao longo do tempo".

Como funciona?

O funcionamento dele consiste em atuar em segundo plano enquanto vai analisando constantemente os padrões de uso da RAM, de forma silenciosa. Enquanto isso, ele aprende quais os tipos de aplicativos e quando que eles são executados com mais frequência. Depois de um tempo, estes aplicativos são marcados como "usados com frequência" e começam a ser pré-carregados na RAM antes de serem abertos.

Ou seja: o serviço deixa os programas e aplicativos pré-carregados na memória para que eles possam abrir mais rápido quando você quiser. E ele faz isso tudo enquanto o computador não está sendo usado.

A memória e o CPU são constantemente utilizados pelo recurso.

Para deixar os programas já carregados, ele trabalha utilizando todo o espaço que resta da memória RAM para deixá-los ali. Geralmente, é um recurso bastante proveitoso em computadores com um grande espaço de memória, e que tenha muitos programas e aplicativos que são usados com frequência.

Mas caso o seu computador não possuir um espaço significativo de memória, não há motivos para se preocupar, pois ele guarda somente na memória que não é utilizada, e deixa em cache. E em casos de você precisar abrir um programa que não estava pré-carregado, ele irá liberar o espaço de memória que você precisar.

O processo fica agindo permanentemente enquanto aprende sobre suas ações. Quando o padrão de comportamento mudar, ele irá mudar a lista de programas também, em constante funcionamento, deixando o desempenho do computador muito mais veloz.

Vale a pena?

Como dito acima, o SuperFetch existe há um tempo, desde o Vista. Ele foi muito útil para variados tipos de máquinas, e também foi sendo atualizado com o tempo. Atualmente, alguns PC’s estão tão modernos e com especificações tão avançadas que provavelmente nem se nota a existência dele.

No entanto, mesmo sendo ainda bastante útil, ele também pode chegar a ser um problema em alguns casos, principalmente por estar sempre utilizando do CPU e do RAM por rodar em segundo plano. Outra questão é que ele não elimina a necessidade de carregamento dos apps e programas na RAM, e sim deixa o carregamento acontecer mais cedo, e isso pode deixar o PC lento.

Como por exemplo, quando o sistema está iniciando de forma lenta, é porque o SuperFetch está em pleno pré-carregamento dos dados, levando-os do HDD para o cache de memória RAM. Isto não acontece sempre, mas pode ser o caso. E por isso, se o usuário quiser, ele pode desativar o SuperFetch.

Como desativar o SuperFetch

Não existem efeitos negativos em desativar o recurso, e para melhorar esta decisão, recomenda-se deixar ligado se o computador estiver em bom funcionamento. Agora, se você perceber que problemas começam a surgir, como o alto uso de HDD, de RAM e desempenho decaindo, é aconselhável desativar o recurso para ver se há melhoria.

Então, caso queira desativá-lo, siga este passo-a-passo:

1°- Aperte as teclas "Windows" e "R" ao mesmo tempo ou digite "Executar’ na barra de pesquisa;

1º

2º- Digite "services.msc" (sem as aspas) e clique em OK;

3º- Procure na lista por "SuperFetch" e clique no botão direito do mouse;

2

4º- Clique em "Propriedades";

3

5º- Procure por "Tipo de Iniciação" e mude de "Automático" para "Desativado";

4

6º- Clique em "Aplicar" e depois em "OK";

7º- Feche todas as janelas abertas e logo em seguida reinicie o computador.

Depois destas etapas, preste atenção para ver se o sistema reinicia mais rápido, e se der certo, pode deixá-lo desativado pois não irá prejudicar o computador. Se este artigo foi útil para você, pode deixar comentários ou pedidos aqui neste post!