Quais as diferenças entre o Adobe Photoshop CC e o PhotoScape? As especificações de seus recursos, ferramentas, plataformas suportadas, o suporte, entre outras diferenças, são capazes de nortear a sua escolha por um deles. E são várias as distinções entre estes dois editores de imagens populares. Mas, antes de mais nada, vamos conhecer um pouco de cada uma dessas ferramentas.

O que é o Photoshop?

Photoshop
Photoshop

O Photoshop é quase um padrão da indústria de design, e certamente é o mais famoso de todos os editores de imagens. No Photoshop, você pode fazer absolutamente qualquer coisa que quiser com uma imagem, e com o suporte da Adobe e seu amplo uso, você pode encontrar tutoriais para qualquer tarefa que queira experimentar. 

A única desvantagem do Photoshop é que ele não é gratuito. Você pode fazer um teste grátis de 30 dias da Adobe, mas após esse período, é necessário comprar por um pacote da Creative Cloud. Dependendo dos pacotes escolhidos, os custos poderão ser bastante altos.

O Adobe Photoshop CC é um software indicado para edição de fotos, imagens e design criado para designers profissionais, fotógrafos e artistas. O aplicativo permite que os usuários criem websites, aplicativos móveis, cartazes, banners e ícones com o auxílio de seus modelos fáceis de usar, e ferramentas intuitivas. Ele também fornece ferramentas profissionais de fotografia, que ajudam a criar e aprimorar imagens, transformando-as em verdadeiras obras de arte.

Além disso, o Adobe Photoshop CC permite que os usuários criem e aprimorem pinturas, ilustrações e obras de arte em 3D. O aplicativo oferece padrões e efeitos exclusivos, além de pincéis avançados, que permitem criar e personalizar obras-primas digitais. 

O Adobe Photoshop CC também apresenta ferramentas para os usuários protegerem áreas específicas em suas fotos enquanto fazem ajustes, como alteração de temperatura, matiz, exposição, contraste e sombras. Através de seus controles de mascaras e luminescência, é possível selecionar certos valores de luminescência e cor de pixel em suas fotos. Como resultado, quando você faz ajustes locais, as alterações serão aplicadas somente nas áreas específicas,não afetando as áreas adjacentes.

Recursos do Adobe Photoshop CC

  • Suavização 
  • Ferramenta carimpo
  • Melhor organização de pincel
  • Máscara de Cor e Faixa de Luminância
  • Acesso de Fotos do Lightroom
  • Menu de compartilhamento rápido
  • Fontes Variáveis
  • Ferramenta de Caneta de Curvatura
  • Cor e largura do caminho personalizado
  • Painel de Propriedades
  • Colar como texto simples
  • Fluxo de trabalho panorâmico 360
  • Dicas de ferramentas
  • Copiar e colar Camadas
  • Simetria de pintura
  • Importação de Mapa de Profundidade a partir do Arquivo de Imagem de Alta Eficiência (HEIF)

O que é o Photoscape?

Photoscape
Photoscape

O Photoscape, por outro lado, é um editor de imagens gratuito. Seu principal uso é para manipulações e edições simples de imagens. Com uma curva de aprendizado muito menor que o Photoshop, ele é grátis como o Gimp, mas muito simples e fácil. A desvantagem é que ele não é tão poderoso quanto as outras ferramentas citadas. Porém, seu foco é em edições mais simples, e para usuários que não sejam muito exigentes. Ainda assim, ele é de grande utilidade para tarefas rápidas, permitindo aos usuários retocar fotos, gerenciar fotos, visualizar imagens. 

O software possui uma ferramenta de captura de tela integrada, uma série de filtros e efeitos, além de realizar ajustes em lote. Os controles para cada ferramenta são simples, e você não precisa de muito tempo para aprender. Não pode ser nomeado o melhor editor de fotos gratuito, mas pode ser considerados um dos mais fáceis e rápidos.

O aplicativo é otimizado para PCs ou notebooks fracos, e essa é outra diferença fundamental dele para o Photoshop, que exige uma máquina mais poderosa. O programa é absolutamente gratuito e, apesar disso, tem excelente funcionalidade, além de recursos de edição de fotos. 

Ou seja, você não precisará baixar aplicativos de terceiros, você pode fazer isso em um clique. Além disso, o PhotoScape gratuito suporta e trabalha com diferentes tipos de arquivo, como gif e PNG.

O programa é adequado para fotógrafos iniciantes ou como substituto temporário de um software profissional de edição de fotos. Ao salvar arquivos, a qualidade é levemente reduzida. O programa não é capaz de trabalhar com informações EXIF, apenas a navegação é possível. O PhotoScape pode ficar um pouco lento ao processar arquivos pesados, portanto, ele não é o melhor software para você trabalhar imagens grandes. 

Recursos do PhotoScape

  • Visualizador
  • editor
  • Editor de lotes
  • Gifs Animados
  • Divisor
  • Impressão
  • Página
  • Captura de tela
  • Renomear
  • Conversor Raw
  • Pesquisa de rosto

Como escolher entre Photoshop ou Photoscape?

O antigo laboratório, onde os fotógrafos costumavam passar horas revelando suas fotografias, tornou-se um programa de computador. É verdade que o glamour do processo em que foi moldado e interpretado as fotografias foi perdido, mas também deve ser dito que, em termos gerais, o processo é agora mais rápido e mais simples.

Desconsiderando a tendência de retocar e dedicar horas a uma única fotografia, a verdade é que para muitos fotógrafos amadores, o poder ajustar suas fotos com um programa é muito mais acessível do que ter que dispor de um laboratório de fotografia, ou terceirizar o serviço a um laboratório para revelar e moldar suas fotografias.

Com o surgimento das câmeras digitais, os programas de edição de imagem se multiplicaram, e o Photoshop virou uma referência. Tanto é que quando uma fotografia atrai a atenção por causa de sua beleza, as pessoas costumam perguntar se ela foi editada no Photoshop (algumas até mesmo afirmam isso diretamente).

O Photoshop surgiu há muitos anos e se tornou a ferramenta por excelência que os fotógrafos profissionais usam, e até mesmo fotógrafos ocasionais. Com o Photoshop, você não apenas poderá fazer ajustes básicos, mas alterar completamente a aparência, adicionar ou remover elementos ou até mesmo criar uma imagem digital a partir do zero.

A interface quase não mudou ao longo dos anos, no entanto, suas funcionalidades vêm aumentando. O Photoshop tem tanto potencial que muitas pessoas não sabem usá-las 100%. Como tudo nesta vida, o uso que é dado depende de cada um, melhorando uma fotografia ou melhorando consideravelmente. Você poderia dizer que, graças a programas como este, hoje em dia é praticamente impossível saber se uma foto é real ou não.

Apesar de seu potencial, ou precisamente por causa disso, aprender a gerenciar o Photoshop, mesmo para executar as tarefas mais básicas, requer tempo e muita prática. É por isso que outras ferramentas têm aparecido, e buscam capturar os usuários que não querem gastar horas para aprender, ou que simplesmente não precisam de tantas funcionalidades para suas fotografias. Um desses programas é o Photoscape.

O Photoscape encanta por sua facilidade, sua interface amigável e seu resultado rápido. Se você precisa apenas cortar, redimensionar ou colar imagens, ele pode ser o software ideal. Outro ponto a seu favor é que ele roda liso em um PC mais fraco, então, você pode executá-lo através de qualquer máquina, o que nem sempre é possível com o Photoshop.

Como você pode ver, as funções de cada um dos programas demonstram qual o objetivo delas, e cabe a você decidir se seu uso é mais básico, para fazer pequenas alterações em fotos. Se for esse o caso, baixe agora mesmo o Photoscape. Porém, se você precisa  criar efeitos mais profissionais e personalizados, o Photoshop é a ferramenta ideal.