Qual o melhor software para design gráfico: Corel Draw ou Adobe Illustrator?

Quem pesquisa por um software ideal para o design de vetores, muitas vezes acaba se deparando com dois nomes: Corel Draw e Adobe Illustrator. Aqui vamos ver os prós e contras de cada um deles.

Por Softwares 3 comentários
Qual o melhor software para design gráfico: Corel Draw ou Adobe Illustrator?

Atualmente, o Illustrator e o CorelDraw são dois dos softwares mais sofisticados para uso do design gráfico. Tanto o Illustrator quanto o CorelDraw são softwares de ilustração baseados em vetores, desenvolvidos para oferecer resultados rápidos e para atender às demandas de profissionais de design gráfico, e o conhecimento de ambos os aplicativos é essencial se você trabalha ou pretende trabalhar nesta área. 

Qual o melhor software para design gráfico: Corel Draw ou Adobe Illustrator?

Neste artigo vamos ver as principais diferenças entre os dois softwares de design gráfico, a fim de ajudar você escolher qual o melhor para o seu uso.

Desenvolvedores

O Adobe Illustrator pertence e foi criado pela Adobe Systems no ano de 1986, enquanto o CorelDraw pertence e foi criado pela Corel Corporation no ano de 1987.

Utilidade 

O Adobe Illustrator é usado como um editor de gráficos vetoriais para desenhar vários tipos de coisas, como design de logotipos, mapas de desenho, ilustrações, design de embalagens etc.

Embora o CorelDraw seja um programa de desenho da Corel, ele também é usado para criar diversos tipos de documentos, como cartões de visitas, panfletos, jornais e banners.

Curva de Aprendizagem

O software CorelDraw é fácil de usar e tem menos curvas de aprendizado, ou seja, qualquer pessoa pode aprendê-lo, enquanto o Illustrator é considerado um software amadurecido, que envolve curvas de aprendizagem rígidas. 

O CorelDraw pode ser aprendido até mesmo a partir de tutoriais, mas é necessário um treinamento adequado e um bom instituto de design gráfico para aprender o Illustrator.

Aqui o CorelDraw é vencedor, sendo claramente mais fácil de usar.

CorelDrawCorelDraw

Funcionalidades

Embora ambos os softwares ofereçam recursos e comandos de alto nível para criar design, uma pessoa usa os dois tem  99% de chances de ficar mais satisfeito com o Illustrator do que com o CorelDraw, devido ao seu estilo de trabalho suave e compatibilidade com os aplicativos mais comuns de design, animação e edição de vídeo. 

Aqui o Adobe Illustrator é o vencedor.

Biblioteca de símbolos

Ambos os aplicativos oferecem uma biblioteca bacana para símbolos. É fácil criar, editar e usar qualquer tipo de símbolo. Mas a Adobe oferece uma biblioteca maior de símbolos de terceiros para o Illustrator, diferente do CorelDraw.

Aqui o Illustrator novamente sai em vantagem.

Pré-visualização de impressão 

A visualização da impressão no CorelDraw não é tão boa quanto no Illustrator, o Illustrator usa o formato de arquivo postscript, que apresenta uma visualização de impressão mais precisa.

Mais uma vez o Illustrator é vencedor.

Compatibilidade de dispositivos

Todas as versões do Adobe Illustrator podem ser executadas em Windows e MacOS, e o CorelDraw recentemente ganhou um aplicativo compatível com o sistema da Apple.

Neste quesito houve empate entre o CorelDraw e o Adobe Illustrator.

Compatibilidade de aplicativos

Sabemos que os aplicativos de design mais populares são o Photoshop, o InDesign, o After Effects, o Premiere Pro, o Animate, o Animator de Personagem, etc, e todos esses aplicativos pertencem à Adobe, então o Illustrator é uma ferramenta muito melhor quando se trata de compatibilidade de aplicativos. 

Porque tem a mesma interface e atalhos com grande nível de possibilidade de troca de arquivos, que infelizmente o CorelDraw não dispõe. Portanto, o vencedor óbvio é o Adobe Illustrator novamente.

Adobe IllustratorAdobe Illustrator

Economia

O Illustrator seria uma economia amigável para uma empresa ou indivíduo que já usa outros aplicativos da Adobe, como Photoshop, InDesign, After Effects, Premiere etc.

Mas, em contraste, o CorelDraw pode ser uma opção fácil para usuários que não são da Adobe (que é um caso raro). 

Aqui há um empate.

Adobe Illustrator e CorelDraw - qual é o melhor?

Tendo analisado as diferenças acima, podemos dizer claramente que o Illustrator é melhor, mas isso não significa que o CorelDraw não seja uma opção. 

Ambos os softwares incorporam recursos exclusivos, e seu uso depende inteiramente do gosto e da necessidade.

O Illustrator é bom para

O Illustrator é considerado o melhor para usuários existentes de aplicativos da Adobe, enquanto o CorelDraw é mais apropriado para usuários não-Adobe.

O CorelDraw é bom para

Se você só precisa criar designs relacionados à publicação de DTP, como logotipos, ilustrações, jornais, embalagens, folhetos, entre outros, escolha o CorelDraw. 

Conclusões

De acordo com uma recente pesquisa de mercado do ADMEC Multimedia Institute, cerca de 60% da indústria usa o software CorelDraw por causa da aprendizagem. Além disso, as estatísticas demonstram que encontrar um emprego free lancer é bem mais fácil para quem saber usar o CorelDraw em vez do Illustrator.

O bom conhecimento e o domínio de qualquer um dos softwares, em detrimento ao outro, não fazem muita diferença. O que importa é o pensamento criativo e a boa compreensão. 

No entanto, se um indivíduo tiver bom controle sobre o software Illustrator e CorelDraw, ele definitivamente terá muito mais opções no setor de Design gráfico.

E você, prefere o CorelDraw ou o Adobe Illustrator? Quais as diferenças mais marcantes para você? Divida sua opinião na nossa seção de comentários.

Compartilhe com seus amigos:
Priscilla Kinast
Priscilla Kinast Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica
FACEBOOK // INSTAGRAM: @priscillakinast // TWITTER: @prkinast
Quer conversar com o(a) Priscilla, comente:
Minha foto
  • Minha foto
    Alexandre Izaias    •    2 semanas

    Para quem trabalha na Indústria Gráfica, seja para criação ou impressão usa o Corel pois é a ferramenta ideal e aqui não pode ter questão de gosto. Para os demais designers fica o Ilustrator.

  • Minha foto
    Alexandre Izaias    •    2 semanas

    Resumindo, quem trabalha na área da Indústria Gráfica (criação e impressão) usa o Corel. Para os demais designers fica o Ilustrator.

  • Minha foto
    Ricardo Sérgio    •    6 meses

    Me pareceu tendenciosa esta matéria.
    Uma pergunta:
    O illustrator abre arquivo .cdr? O CorelDraw abre.
    Uso os 2 e acho eles bastantes equivalentes.

  • Minha foto
    Joshua Arneiro    •    3 dias

    Para se editar vetores, com mais facilidade e rapidez, o CoreDraw é imbatível.
    Para design mais "ego inflado" e para quem gosta de Mac, sem dúvida, Illustrator.

Últimas notícias de Softwares