O Warsaw, software desenvolvido pela GAS Tecnologia Core, sempre deixa usuários de computadores com dúvidas. E essas dúvidas se dão muito pela dificuldade de desinstalá-lo. Afinal, o Warsaw é um vírus ou malware? Porque ele está no seu PC, e porque você não consegue desintalá-lo? Aqui vamos responder estas dúvidas e explicar como desinstalar ele completamente do Windows

O que é o Warsaw e para que serve?

O Warsaw é um software bancário legítimo, ou seja, não é um vírus. Foi desenvolvido pela GAS Tecnologia core, empresa do grupo Diebold, e serve como medida de segurança e anti-fraude na realização de transações bancárias via Internet.

O sotfware é usado pelos principais bancos do país, como o Santander, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, entre outros. Quando você acessa sua conta corrente pelo navegador do seu computador (Google Chrome, Mozilla Firefox, Internet Explorer, Edge, Opera, etc), o app Warsaw garante que ninguém consiga invadir sua máquina e coletar suas informações de senha e login.

Como desinstalar o Warsaw do PC?

Embora o software seja necessário para fazer transações financeiras de contas bancárias no computador, se você quer desinstalar ele por qualquer motivo, como lentidão no computador, por exemplo, saiba que nem sempre é tão fácil assim. Mas é possível. Confira abaixo as melhores e mais eficientes formas de desinstalar o Warsaw do seu computador.

Lembre-se que, se você remover o Warsaw, você não conseguirá fazer transações bancárias no seu computador. Se você está certo disso, siga os passos abaixos.

Você pode tentar usar o desinstalador do Windows, mas saiba que talvez o software seja reinstalado na sua máquina. Isso acontece porque o Warsaw foi desenvolvido para combater esse tipo de remoção. Essa é uma medida de segurança, pois o programa entende que quem está desinstalando ele é um invasor, a fim de burlar a segurança e acessar seus dados bancários.

Para desinstalar, siga os passos abaixo:

Passo 1. Primeiramente, você precisará remover as extensões de todos os navegadores do computador. Se não sabe como, leia este tutorial.

Passo 2. Vá em Menu Iniciar > Configurações > Aplicativos e encontre o Warsaw na lista de aplicativos instalados;

Passo 3. Clique com o botão esquerdo sobre ele e selecione a opção "desinstalar";

Passo 4. Abra o Agendador de Tarefas do Windows, vá em "Biblioteca do Agendador de Tarefas" (C:ProgramDataMicrosoftWindowsStart MenuProgramsAdministrative Tools) e exclua a tarefa "Return Warsaw", clicando com o botão direito do mouse sobre ela e escolhendo a opção "excluir". Essa tarefa que é responsável por reinstalar o software.

Desative a tarefa agendada Return Warsaw
Desative a tarefa agendada "Return Warsaw"

Passo 5. Reinicie o seu computador;

Passo 6. Consulte novamente a lista de aplicativos instalados na máquina para verificar se o Warsaw foi removido de fato.

O Warsaw voltou?

Existem outras formas de desinstalar o Marsaw:

1. Ligue o Windows em modo de segurança e delete a pasta do programa. Para isso, abra o explorador de arquivos do Windows e vá em Este Computador > Disco Local (C:) > Arquivos e programas e encontre a pasta Diebold, GAS Tecnologia ou Warsaw. Apague esta pasta. Após feito isso, tente desinstalar novamente com o desinstalador do Windows, como mostramos no tutorial acima.

Delete a pasta do programa
Delete a pasta do programa

2. Use um desinstalador de programas como o Revo Uninstaller, Ashampoo Uninstaller ou o CCleaner.

3. Entre em contato com o serviço de atendimento ao cliente do seu banco e solicite a remoção do Warsaw. Seu banco poderá conceder a você um endereço (URL) e um código específico para fazer a remoção definitiva do Warsaw no PC.

Como baixar o Warsaw?

Se você se arrependeu de desinstalar o Warsaw, ou simplesmente quer tê-lo na sua máquina para poder acessar sua conta corrente no PC, basta entrar neste link, escolher seu banco e clicar em continuar.

Escolha seu banco e clique em Continuar;
Escolha seu banco e clique em "Continuar";

Após isso, o site verificará se o Warsaw está instalado no seu PC. Caso não esteja, basta clicar em "Baixar Warsaw" e executar assim que o download acabar. Após isso, seu computador será reiniciado.

Clique em Download.
Clique em "Baixar Warsaw".