Apesar de serem os mais famosos dentre as pragas virtuais, os vírus são apenas um dos tipos de ameaças que o seu dispositivo pode ser infectado. Os melhores antivírus são capazes de defender a máquina contra todos os tipos de softwares maliciosos. Mas afinal, entre vírus e malware, qual é a praga virtual mais perigosa?

Apesar dos termos "vírus" e "malware" serem frequentemente usados como sinônimos, eles são tecnicamente diferentes. Por isso, primeiramente, nos cabe esclarecer o que é um Malware e o que é um Vírus.

O que é um Malware?

Um Malware é uma espécie de software malicioso que tem vários tipos diferentes, como o spyware, worm, ramsoware, entre outros. O malware foi projetado para causar danos a um computador autônomo ou em rede. Então, ao falarmos sobre malware, estamos falando sobre um programa que foi projetado para danificar seu computador. Confira abaixo os tipos de Malwares:

Spyware

Um Spyware é um tipo de malware que foi projetado para passar despercebido pelo usuário. Ele pode capturar dados confidenciais de um usuário e os transmitir para o hacker. O objetivo com o spyware é se manter coletando informações confidenciais, como senhas e credenciais de login por anos, sem ser detectado.

Adware

Um Adware é um software que exibe banners de publicidade em programas legítimos do seu PC. O adware pode ser baixado automaticamente para o seu sistema enquanto você navega em qualquer site, e pode ser visualizado através de janelas pop-up ou através de uma barra que aparece automaticamente na tela do computador. O objetivo dos adwares são de ganhos através de marketing.

Ransomware

O ransomware é um tipo de arquivo malicioso que sequestra os seus arquivos, e apenas devolve seus dados com o pagamento de um resgate em dinheiro (geralmente em Bitcoin). O ransomware criptografa seus documentos, imagens, vídeos e demais arquivos, e só libera a senha com o pagamento do resgate, que não rastreável.

Rootkits

Uma das pragas virtuais mais difíceis de remover, os rootkits são capazes de modificar em níveis muito profundos o sistema operacional do seu computador. Eles fornecem ao hacker privilégios de administrador do computador.

Por isso, muitas vezes são usados junto com outros malwares, como trojans. E assim como o spyware, o rootkit foi projetado para passar despercebido e ficar escondido na máquina por tempos.

Cavalo de Troia

Apesar de muitos acharem que sim, o Cavalo de Troia (Trojan) não é um vírus, e sim um programa destrutivo que parece um app genuíno. E diferentemente dos vírus, os Trojans não se replicam, mas podem ser tão destrutivos quanto. Os Trojans também dão acesso ao seu sistema para outros aplicativos maliciosos, permitindo o roubo de informações confidenciais.

Worms

Os Worms são programas maliciosos que fazem cópias de si mesmos várias vezes na unidade do seu computador ou na sua rede, e seu único propósito é se reproduzir repetidamente. Isso quer dizer que ele não rouba dados e não precisa se conectar a um programa existente na máquina.

Entretanto, eles se espalham para explorar vulnerabilidades no sistema operacional. E por se reproduzir tanto, ele precisa de muito espaço no disco rígido. Com isso ele acaba por consumir muito da sua CPU, tornando o PC e a internet lentos.

Keylogger

O Keylogger é um tipo de malware projetado especificamente para gravar as teclas que você digita no seu computador. Assim como o spyware, o keylogger transmite dados de volta para o hacker. Com o registro das suas teclas, os criminosos podem roubar nomes de usuário e senhas, bem como detalhes do seu cartão de crédito.

O que é um vírus?

O virus é um programa desenvolvido para entrar no seu computador e danificar ou alterar seus arquivos e dados. Sendo assim o vírus pode corromper ou excluir dados no seu computador.

Alguns vírus podem se replicar e se espalhar por uma rede local. Mesmo um vírus simples pode retardar significativamente o sistema usando a memória do computador e causar falhas frequentes.

O vírus é mais perigoso que alguns tipos de malwares, como o worm, pois ele é capaz de alterar ou excluir seus arquivos, enquanto worms apenas se replicam com alterações em seus arquivos e dados.

Por fim, o vírus podem infectar seu computador como um anexo (imagens, vídeos ou documentos) ou pelo download de um software gratuíto ou versão de teste.

Vírus ou Malware: Qual praga virtual é mais perigosa?

Como você pode ver, ambos podem ser bastante perigosos. Enquanto o vírus é capaz de corromper seu computador e interferir até mesmo no hardware (parte física), os malwares podem se apresentar em tipos bastante complicados de resolver, como o ransomware, que exige um resgate em dinheiro.

Então, qual o mais perigoso? Qual traz mais prejuízo para você? O vírus pode prejudicar você ao inutilizar arquivos importantes, enquanto o malware pode trazer prejuízo financeiro, através dos resgates ou do roubo de dados sigilosos de cartão de crédito e outras contas.

Sendo assim, embora sejam ambos bastante perigosos, os tipos mais agressivos de malwares conseguem serem piores que os vírus, além de mais difíceis para os softwares antivírus.