Já demos várias dicas aqui no Oficina sobre alguma extensão imprescindível ao seu navegador e que vai fazê-lo ganhar novas funções, ou ser mais eficiente, como  a extensão que gerencia o uso absurdo de memória do Chrome ou tantas outras coisas.

Porém, algumas vezes é preciso desinstalar uma ou outra e daí vem a dúvida: Como fazer isso? É o que vamos ver nos principais navegadores atuais.

Chrome

Se você faz parte da maioria dos usuários de internet e só navega com o Google Chrome, fará os seguintes passos:

1 - Clique nas 3 listas no canto superior direito, logo abaixo do X. Vamos então em "Mais ferramentas" e por fim em "Extensões".

2 - Será aberta uma nova janela com todas as suas extensões instaladas, estejam elas ativas ou não.   Agora é só clicar no ícone da lata de lixo e depois confirmar a exclusão.

Prontinho

Mozila Firefox

1 - Vamos clicar também nas mesmas 3 listas abaixo do X. Depois vamos clicar no botão "Complementos". Pode ser acessado também pelo atalho Ctrl + Shift + A.

2 - Uma nova janela será aberta. Aqui será onde vamos gerenciar tudo referente às extensões. Clique em "Extensões" no menu lateral direito, ache-a na lista e clique em "Excluir". No Firefox não há confirmação perguntando se você realmente quer desinstalar algo, mas há a opção de "desfazer" caso você cometa algum engano.

Internet Explorer

1 - Para você remover complementos do navegador da Microsoft você precisa clicar no símbolo da engrenagem (igual ao do Oficina, yaay o/) e depois em "Gerenciar Complementos".

2 - No menu direito selecione "Barras de Ferramentas e Extensões". Na janela principal selecione a extensão a ser removida e clique em "Desabilitar" bem lá embaixo.

Safari

Agora um caso mais específico: Se você usa o navegador da Apple fará o seguinte:

1 - Clicará na mesma engrenagem no canto superior direito e depois em "Preferências...". Pode ser acessado pelo Ctrl + ,

Confira o print do passo acima:

2 - Na nova janela vá até a guia "Extensões". Na lista à esquerda ache a extensão, clique em "Desinstalar" e confirme a exclusão.

Opera

1 - Aqui muda um pouquinho. Começaremos pelo lado esquerdo da tela, clicando no botão "Opera", depois em "Extensões" e por fim "Gerenciador de extensões". Pode ser acessado através de Ctrl + Shift + E

2 - Na nova janela clique no X para remover o complemento.

Espero que consigam remover aquelas extensões que já não lhe servem mais. Faltou algum navegador menor? Comente logo abaixo e atualizaremos esse post.