Emuladores são uma classe de software de computador que permite a um sistema operacional simular um sistema operacional diferente, a fim de executar um aplicativo destinado a este outro sistema.

Neste artigo, veremos para que servem os emuladores e como eles funcionam, além de indicar os principais emuladores para você instalar.

O que é um emulador?

O conceito de emulação de computador foi concebido pela IBM como uma forma de executar programas projetados para seus dispositivos mais antigos em modelos mais recentes. O método utilizado pela empresa dependia de uma combinação de software e hardware dedicado à emulação. Em vez de projetar novos aplicativos para seus novos computadores, a compatibilidade com versões anteriores deu aos desenvolvedores maior flexibilidade.

Hoje, o termo emulador é comumente usado no contexto de videogames. Os emuladores de videogame se tornaram populares durante a década de 1990, porque permitiam que as pessoas pudessem jogar títulos de consoles mais antigos em desktops modernos. Com a proliferação de smartphones e tablets, os emuladores capazes de rodar iOS ou Android em PCs também ganharam muitos adeptos.

Como funcionam os emuladores

Diferentes tipos de emuladores empregam várias técnicas de emulação, mas o objetivo final é sempre o mesmo: replicar a experiência de uso do hardware ou software original. Alguns emuladores até excedem o desempenho do produto original, e incluem recursos adicionais.

A emulação requer muitos recursos computacionais. Como geralmente são criados por programadores voluntários, que trabalham gratuitamente, os emuladores podem levar muito tempo para serem desenvolvidos.

A emulação está intimamente relacionada ao conceito de virtualização. As máquinas virtuais são um tipo de emulador que pode ser executado no hardware subjacente do sistema host. Portanto, não há taxa de emulação, mas as máquinas virtuais são limitadas no que podem fazer em comparação com a máquina original.

Por que usar emuladores?

Se você é usuário de Mac e deseja usar um aplicativo disponível apenas para Windows, sua única opção (além de comprar um outro computador Windows) é usar um emulador. Os emuladores também desempenham um papel importante na preservação digital.

Programas armazenados em formatos obsoletos, como jogos antigos, podem ser baixados como arquivos ROM (memória somente leitura) usando um dispositivo especial. As ROMs podem então ser reproduzidas usando um emulador para o sistema de jogo original, para o qual foram projetadas.

O que causa a lentidão do emulador?

Muitas vezes você pode ter problemas ao usar um emulador, por ele ser muito lento e até mesmo travar a sua máquina. E isso acontece por causa da diferença entre os conjuntos de instruções. Os emuladores às vezes apresentam desempenho inferior, pois cada instrução da CPU que o emulador recebe deve ser traduzida de um conjunto de instruções para outro. Além disso, esta tradução do conjunto de instruções ocorre em tempo real.

A tradução dos conjuntos de instruções forma a base de como os emuladores simulam um dispositivo inteiro dentro do seu computador. É como se fosse um tradutor humano, transmitindo rapidamente uma conversa entre duas pessoas que falam idiomas diferentes. Mesmo que a tradução seja muito rápida, você sempre encontrará um pouco de "delay". Quanto mais complexos os idiomas, mais lentas são as traduções.

3 Maneiras De Usar A Emulação

Existem algumas maneiras de aproveitar as vantagens da emulação. Você pode até estar usando agora mesmo sem saber! Aqui estão alguns exemplos notáveis.

1. Execute Programas De 32 Bits No Windows De 64 Bits

O Windows de 64 bits é diferente do Windows de 32 bits. A versão de 64 bits do Windows pode usar uma camada de compatibilidade especial para executar programas de 32 bits. Não há necessidade de emular um sistema inteiro para fazer as coisas funcionarem porque os programas de 32 bits já são semelhantes em design. Por causa disso, o processo é extremamente rápido.

2. Emular Cada Console

Os consoles mais recentes são muito difíceis de emular. E não só os mais recentes. Por exemplo, embora o PlayStation 3 tenha chegado ao mercado lá em 2006, ainda é difícil emular uma grande proporção de jogos para o console, bem como o Xbox 360. O PS4 e o Xbox One ficam ainda mais para trás.

Ainda assim, existem emuladores para muitos consoles de videogame mais antigos, incluindo os consoles dos anos 90. Há um bônus em rodar os antigos emuladores de videogame em hardware moderno. Os jogos antigos recebem um aumento de desempenho.

Dependendo do emulador, você pode usar gráficos HD ou até mesmo 4K, aproveitando o poder de computação extra para jogar em resoluções muito mais altas do que sua resolução nativa.

3. Teste diferentes sistemas operacionais

Normalmente, se você quiser experimentar um novo sistema operacional, precisará instalá-lo no disco rígido. A emulação permite que você execute um sistema operacional separado diretamente no seu sistema operacional atual, usando uma máquina virtual.

Existem vários motivos pelos quais você pode fazer isso. Você não terá que se preocupar se sua instalação se comportar mal, já que está restrita a um ambiente virtual. Também pode ser sua única opção se você quiser experimentar um sistema operacional incompatível com o hardware do seu computador.