Um emulador de Android é um aplicativo que permite que seu computador imite os recursos do sistema operacional Android. Ele permite que você instale aplicativos dos smartphones com o sistema operacional do Google em seu iMac ou MacBook, e use-os nativamente. É usado principalmente para fins de depuração, mas muitos também procuram esses softwares para jogos.

Conselhos e recursos para escolher um emulador Android

Antes de conhecer a lista com os 5 melhores emuladores de Android para macOS, vamos a alguns princípios gerais que você deve ter em mente ao escolher o seu emulador.

Emuladores grátis: você não precisa pagar por um emulador Android, e existem opções gratuitas perfeitamente decentes. Mas haverá concessões e você deve verificar se são aceitáveis. Alguns emuladores instalam bloatware e outras coisas desagradáveis em seu sistema. Tenha em mente que isso infelizmente é normal nessa área.

Facilidade de configuração: embora a instalação seja bastante simples em teoria, todos os emuladores Android apresentam um atraso em algum ponto enquanto baixam um monte de arquivos. Não espere poder executar o aplicativo instantaneamente.

Desempenho: quão rápido o emulador é executado? Ele se aproxima do bom desempenho de um telefone Android atualizado ou apresenta atraso? Não espere muita potência, e infelizmente, é normal ter uma experiência ruim em jogos móveis velozes, por exemplo.

Versão: qual versão do Android o emulador oferece? Muito poucos permitirão que você execute a edição mais recente.

Características: o principal fator a se observar é a capacidade de emular gestos da tela de toque. Alguns permitem vincular deslizamentos e inclinações do dispositivo virtual a atalhos de teclado. Fique atento a isso se você pretende jogar gamens móveis em seu Mac.

Os melhores emuladores de Android para Mac

A seguir está uma lista com as melhores opções de emuladores de Android para usar no macOS. A lista contém tanto softwares de código aberto (gratuitos) como softwares comerciais (pagos).

Bluestacks 3

Bluestacks 3
Bluestacks 3

Com o Bluestacks 3, você tem um emulador que existe há tempo suficiente para resolver qualquer problema, mas também com muitos usuários espalhados pelo mundo. Infelizmente, mais usuários significa que pode haver mais lags, especialmente durante os jogos. Entretanto, o Bluestacks 3 é um dos melhores emuladores para jogos com gráficos pesados.

Download Bluestacks 3

Nox Player

Nox Player
Nox Player

O Nox Player tem algumas vantagens incríveis, como o fato deste aplicativo ser totalmente gratuito. Um recurso importante que se destaca no Nox Player é que, se você for capaz de conectar um controle de console ao seu Mac, também poderá usá-lo com o Nox Player, tornando os jogos muito mais fáceis.

É realmente fácil de instalar, portanto, mesmo se você for um novato em emuladores, você deve conseguir colocar o Nox Player em funcionamento sem problemas o seu MacBook ou iMac.

Download Nox Player

KO Player

KO Player
KO Player

Se você deseja um emulador para mais do que apenas jogos, mas também para fazer uso de outros aplicativos, então KO Player é uma ótima opção para você. Ele permitirá que você use basicamente qualquer aplicativo Android no seu Mac.

O KO Player também é totalmente gratuito. Entretanto, este pode não ser o emulador certo para você se você estiver procurando estritamente por um emulador Android para jogos, porque embora você possa usar o KO Player para jogos, ele não é otimizado para esse propósito.

Download KO Player

Android Studio

Android Studio
Android Studio

Este emulador do Google está disponível para todos. Ele não tem tantos recursos quanto os outros emuladores do mercado, mas é definitivamente mais estável. Este é um software mais complicado de usar e mais direcionado aos desenvolvedores, pois tem tudo o que é necessário para criar e projetar seus próprios aplicativos. Mas cuidado: este emulador não é uma boa ideia para os iniciantes, pois tem uma curva de aprendizagem maior.

Baixe o Android Studio

ARChon

ARChon
ARChon

Esta pode ser a ovelha negra desta lista porque, ao contrário de todos os outros emuladores já citados acima, ele não requer nenhum tipo de instalação. O ARChon é na verdade uma extensão do Google Chrome, então você não precisa instalar nenhum software extra no seu Mac.

Por ser uma extensão do Google Chrome e não uma instalação de software real, ele não funciona tão bem quanto os outros emuladores para Mac. Ainda assim, é bastante válido caso você tenha gostado da ideia de um site que emule o sistema Android.

Acessar ARChon